Públicado em: 9 de setembro de 2021
Última Atualização em: 21 de setembro de 2021
As doenças psiquiátricas causadas pela maconha podem impactar expressivamente a qualidade de vida do usuário. Isso porque os efeitos podem perdurar por longos períodos, fazendo com que o indivíduo sinta, inclusive, um aumento no desejo pela droga.
Por isso, neste conteúdo nós vamos apontar as 6 doenças psiquiátricas causadas pela maconha, além de responder a outros questionamentos sobre o assunto.
Acompanhe para ficar por dentro e lembre-se de compartilhar o conteúdo para que possamos conscientizar o maior número de pessoas possível!
Dito isso, vamos ao conteúdo:
Quais são as doenças causadas pela maconha?
Os efeitos da maconha podem variar de acordo com a quantidade e frequência do seu consumo. Entretanto, muitos casos podem desencadear doenças psiquiátricas que impactam diretamente no dia a dia do sujeito.
Assim sendo, conheça 6 dessas doenças psiquiátricas causadas pela maconha:
- Esquizofrenia
- Ansiedade
- Depressão
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Dependência química
- Bipolaridade
1- Esquizofrenia
A maconha provoca ação de substâncias químicas em nosso cérebro. Essas substâncias são, portanto, o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).
Um dos efeitos do THC é as alterações nos neurotransmissores, como a dopamina, causando efeitos psicóticos, como o delírio, alucinações e paranoia. Ou seja, pode desencadear um quadro chamado de “esquizofrenia de maconha”.
Estima-se que a adolescência é a fase de maior risco para o desenvolvimento da esquizofrenia por maconha, tendo em vista que nessa idade o nosso cérebro ainda está crescendo e se desenvolvendo e, por isso, pode desenvolver problemas mentais em decorrência do uso indiscriminado de maconha.
Conteúdo relacionado:
Clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia
2- Ansiedade
A ansiedade também é uma das doenças psiquiátricas causadas pela maconha e, inclusive, costuma ser bem recorrente.
Embora no momento do consumo a droga possa provocar um relaxamento e uma maior tranquilidade, passado o seu efeito, o indivíduo tende a sentir uma irritação, somada a uma ansiedade e sensação de perda de controle.
Essa ansiedade pode aumentar, à medida que o tempo passa, impactando na qualidade de vida de um modo expressivo.
3- Depressão
Da mesma forma como acontece o quadro de ansiedade, o de depressão também costuma caminhar lado a lado ao consumo da maconha.
Pessoas que costumam consumir a droga de maneira recorrente, sentem-se mais deprimidas e sem expectativas de vida passado o efeito da maconha. Essas sensações podem ficar cada vez mais fortes, com o passar do tempo, agravando o quadro e desencadeando a depressão propriamente dita.
4- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
As capacidades de concentração, foco e bom desempenho motor podem sofrer alterações devido ao consumo da maconha. Isso, no agregado, pode desencadear um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, onde o sujeito se sente desatento, desfocado e até mesmo ansioso, diante de algumas circunstâncias.
A hiperatividade torna a concentração escassa, e até mesmo a busca constante pela droga pode desfocar o indivíduo e fazer com que este deixe de lado ações importantes de sua vida, atentando-se apenas ao desejo de consumo da droga.
5- Dependência química
A própria dependência química pode ser considerada como uma doença, afinal, realmente é.
Sendo assim, quando o sujeito se torna dependente do consumo da droga, automaticamente a sua vida sofre muitos impactos negativos por isso e, portanto, o tratamento de desintoxicação se faz necessário.
As pessoas também perguntam:
Dependência química e relacionamento amoroso
6- Bipolaridade
Alguns estudos também têm associado o consumo de maconha com o desenvolvimento de quadros de bipolaridade.
A bipolaridade é um transtorno de humor marcado pela fase da mania e da depressão, na qual, no primeiro caso, o indivíduo fica eufórico e pode até se comprometer em “negócios arriscados”; no segundo caso, tende a se isolar, ficar só em casa e viver uma verdadeira depressão.
Quais são as paranoias mais comuns da maconha?
- Medo: O indivíduo que consome maconha pode sentir um medo exacerbado e fora da realidade, que é capaz de deixá-lo paralizado diante de algumas situações.
- Pânico e sensação de perda de controle: O pânico, a ansiedade e a sensação de perda de controle podem fazer com que o sujeito entre em desespero. Isso faz com que a paranoia se torne mais forte, onde tudo parece “estar conspirando contra”.
- Efeitos psicóticos: Alucinações e delírios também podem aparecer, desencadeando um quadro de esquizofrenia, como citamos anteriormente.
As pessoas também perguntam:
Os perigos da maconha sintética e qual o tratamento ideal
Como funciona o tratamento e reabilitação da maconha?
Quais são os problemas causados pela maconha?
- Comportamentos agressivos: O indivíduo que consome maconha, ou, até mesmo, esteja sob efeito da abstinência, pode demonstrar comportamentos agressivos, especialmente quando o efeito da maconha passa. Isso porque na hora do consumo é possível perceber comportamentos mais tranquilos, mas, depois, o sujeito pode perder o controle e ficar agressivo.
- Perda de memória recente: A perda de memória recente também é muito recorrente no caso do consumo da maconha. Por isso, justamente, que a concentração, o foco e a aprendizagem podem ficar afetados.
- Dificuldades de aprendizagem e concentração: Como dito acima, questões relacionadas à aprendizagem são postas sobre a mesa quando o consumo de maconha é recorrente.
- Doenças pulmonares e cardíacas: Bronquite crônica e infarto são apenas alguns dos efeitos causados pelo uso contínuo da maconha. Vale lembrar que o efeito que a droga tem sobre a saúde cardíaca e o coração pode perdurar por até 3 horas depois do consumo. Portanto, fique atento!
Quais são os efeitos causados pela maconha?
- Sonolência: Ao consumir a droga o indivíduo pode se sentir extremamente relaxado, por alguns instantes. Isso pode provocar uma certa sonolência.
- Sensação de felicidade passageira: A felicidade passageira também pode aparecer. E isso também prova que, passado o efeito da droga, a sensação de desamparo pode ser dolorosa e a porta de entrada da depressão.
- Risos espontâneos: São bem recorrentes entre os usuários da droga.
- Perda da noção de tempo: Perde-se a noção de tempo e vive-se “à mercê” das sensações.
- Perda da concentração: A concentração é afetada e comportamentos desfocados podem por até mesmo a integridade do indivíduo em risco.
- Dificuldade para se expressar/falar: A fala pode ficar mais arrastada, dificultando a interação e a sociabilidade.
Agora que você já conhece as 6 doenças psiquiátricas causadas pela maconha, lembre-se de buscar ajuda em clínicas de reabilitação caso necessite de auxílio. Nós estamos aqui para ajudar você! Conte com a Interhelp Internação.
Veja também:
15 Maneiras de ajudar uma pessoa com crise de ansiedade
Transtornos mentais na infância e adolescência
Como lidar com pessoas manipuladoras?
Tipos de transtornos mentais e comportamentais
Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda?
10 dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho
Como funciona a mente de um dependente químico?
Surto psicótico tratamento emergencial
Médico psiquiatra: o que esperar de uma primeira consulta
Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Associação Brasileira de Psiquiatria
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Revisado por: Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354) Linkedin
Confira mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/
Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
Há mais de 10 anos atuando no linha de frente em combate a dependência química. Prestamos consultoria gratuita com psicóloga online Franciane Silva CRP 03/11972