Clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia [Guia completo]

clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia

Públicado em: 17 de setembro de 2020

Última Atualização em: 17 de setembro de 2020

Uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia se faz necessária como um alicerce capaz de trazer qualidade de vida e reequilíbrio para a vida da pessoa.

Sempre considerando que cada indivíduo é único e que pode manifestar os sintomas em diferentes intensidades e regularidades. Por isso, o acompanhamento de perto é interessante e de grande valia.

Para compreender mais sobre este tema, acompanhe o nosso texto de hoje.

Clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia: O que é e quais são os sintomas da esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que atinge aproximadamente 1% da população mundial nos dias de hoje. Ela pode aparecer tanto em mulheres, quanto em homens, embora o sexo masculino apresente um maior índice de diagnósticos.

Apesar de não ter cura, possui tratamento específico na clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia. Sendo assim, uma doença que provoca perda do contato com a realidade, onde há mudanças nas funções mentais, fazendo com que o paciente tenha uma percepção desordenada da realidade.

+Leia também: Como internar uma pessoa com problemas psiquiátricos?

Cada indivíduo manifesta a esquizofrenia de um modo singular. Há quem apresente sintomas intensos, e quem passa despercebido. Contudo, os principais sintomas são:

  • Delírios: Sensação de perseguição; diz ser uma pessoa que não é.
  • Alucinações: Estímulos sensoriais não condizem com a realidade.
  • Fala desorganizada: Devido à confusão de pensamentos.
  • Apatia: Falta de interesse em atividades.
  • Isolamento social e baixa energia.

No caso do isolamento e falta de interesse, muito pode-se confundir com a depressão. Entretanto, o diagnóstico parte do pressuposto de que a pessoa apresente pelo menos 2 sintomas (exceto quando o único for delírio ou alucinação), e ter perdurado por no mínimo 30 dias. É importante, inclusive, saber se o paciente pode estar sob efeito de psicoativos.

A esquizofrenia apresenta 3 fases, que são:

  1. Fase prodrômica: Quando os primeiros sintomas aparecem de forma sutil, como no caso da apatia, desinteresse, etc.
  2. Aguda: Quando os sintomas psicóticos aparecem de maneira mais crítica, como no caso dos delírios, alucinações e até mesmo agressões decorrentes disso.
  3. Fase residual: Quando pouco a pouco, a partir do tratamento, os sintomas psicóticos passam a diminuir. Aqui, o sujeito passa a ter uma melhor percepção da realidade e pode ter o conhecimento do que a doença provoca em si.

Qual a importância de uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia?

A clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia é importante pois pode ser vista como um suporte de valorização a vida; suporte para a integridade física; e um meio de resgatar as habilidades sociais e pessoais do paciente.

Isso porque o paciente pode não ter uma real noção do perigo, ou então, se envolver com conflitos por se sentir perseguido, ameaçado e/ou vigiado.

Durante a internação, o paciente receberá todo o suporte que necessita, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, considerando o envolvimento de psicólogos, médicos psiquiátricas e enfermeiros.

Além disso, busca-se o reequilíbrio do paciente a partir de atividades terapêuticas, como as artísticas e ocupacionais. Assim, a recuperação é acelerada e conquista-se o resgate da organização sobre si.

Onde encontrar uma clínica de repouso para esquizofrenia?

É em uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia que o médico também poderá incluir e prescrever o antipsicótico no tratamento do indivíduo.

Para encontrar uma clínica de repouso qualificada, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialista irá lhe auxiliar em sua escolha, visando o que é melhor para o seu quadro.

+Leia também: Quanto custa internar em uma clínica psiquiátrica?

Algumas referências e links úteis:

https://saude.gov.br

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

Conselho federal de psicologia

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.