Clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia [Guia completo]

clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia

Públicado em: 17 de setembro de 2020

Última Atualização em: 15 de março de 2024

Uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia se faz necessária como um alicerce capaz de trazer qualidade de vida e reequilíbrio para a vida da pessoa.

Sempre considerando que cada indivíduo é único e que pode manifestar os sintomas em diferentes intensidades e regularidades. Por isso, o acompanhamento de perto é interessante e de grande valia.

Para compreender mais sobre este tema, acompanhe o nosso texto de hoje.

Como é feito o tratamento da esquizofrenia?

A Clínica Interhelp oferece um tratamento individualizado e multidisciplinar para a esquizofrenia, combinando diferentes abordagens para atender às necessidades específicas de cada paciente.

O tratamento pode incluir:

  • Medicamentos antipsicóticos: São a base do tratamento da esquizofrenia e ajudam a controlar os sintomas psicóticos, como alucinações, delírios e pensamentos desorganizados.
  • Terapia individual: A terapia individual ajuda o paciente a lidar com os sintomas da doença, desenvolver habilidades de enfrentamento e melhorar sua qualidade de vida.
  • Terapia familiar: A terapia familiar pode ajudar a família a entender a doença e como melhor apoiar o paciente.
  • Terapia ocupacional: A terapia ocupacional ajuda o paciente a desenvolver habilidades para realizar atividades diárias de vida, como trabalho, estudo e lazer.
  • Grupos de apoio: Os grupos de apoio oferecem um espaço para os pacientes compartilharem suas experiências e aprenderem uns com os outros.

A equipe de tratamento da Clínica Interhelp é composta por profissionais altamente qualificados, como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A clínica também oferece:

  • Avaliação psiquiátrica completa: Para determinar o diagnóstico correto e o melhor tratamento para cada caso.
  • Acompanhamento regular: Para garantir que o paciente esteja progredindo no tratamento e que seus sintomas estejam controlados.
  • Orientação familiar: Para ajudar a família a entender a doença e como melhor apoiar o paciente.
  • Apoio social: Para ajudar o paciente a se reintegrar à sociedade e a viver uma vida plena.

Clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia: O que é e quais são os sintomas da esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico que atinge aproximadamente 1% da população mundial nos dias de hoje. Ela pode aparecer tanto em mulheres, quanto em homens, embora o sexo masculino apresente um maior índice de diagnósticos.

Apesar de não ter cura, possui tratamento específico na clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia. Sendo assim, uma doença que provoca perda do contato com a realidade, onde há mudanças nas funções mentais, fazendo com que o paciente tenha uma percepção desordenada da realidade.

+Leia também: Como internar uma pessoa com problemas psiquiátricos?

Cada indivíduo manifesta a esquizofrenia de um modo singular. Há quem apresente sintomas intensos, e quem passa despercebido. Contudo, os principais sintomas são:

  • Delírios: Sensação de perseguição; diz ser uma pessoa que não é.
  • Alucinações: Estímulos sensoriais não condizem com a realidade.
  • Fala desorganizada: Devido à confusão de pensamentos.
  • Apatia: Falta de interesse em atividades.
  • Isolamento social e baixa energia.

No caso do isolamento e falta de interesse, muito pode-se confundir com a depressão. Entretanto, o diagnóstico parte do pressuposto de que a pessoa apresente pelo menos 2 sintomas (exceto quando o único for delírio ou alucinação), e ter perdurado por no mínimo 30 dias. É importante, inclusive, saber se o paciente pode estar sob efeito de psicoativos.

A esquizofrenia apresenta 3 fases, que são:

  1. Fase prodrômica: Quando os primeiros sintomas aparecem de forma sutil, como no caso da apatia, desinteresse, etc.
  2. Aguda: Quando os sintomas psicóticos aparecem de maneira mais crítica, como no caso dos delírios, alucinações e até mesmo agressões decorrentes disso.
  3. Fase residual: Quando pouco a pouco, a partir do tratamento, os sintomas psicóticos passam a diminuir. Aqui, o sujeito passa a ter uma melhor percepção da realidade e pode ter o conhecimento do que a doença provoca em si.

Qual a importância de uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia?

A clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia é importante pois pode ser vista como um suporte de valorização a vida; suporte para a integridade física; e um meio de resgatar as habilidades sociais e pessoais do paciente.

Isso porque o paciente pode não ter uma real noção do perigo, ou então, se envolver com conflitos por se sentir perseguido, ameaçado e/ou vigiado.

Durante a internação, o paciente receberá todo o suporte que necessita, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, considerando o envolvimento de psicólogos, médicos psiquiátricas e enfermeiros.

Além disso, busca-se o reequilíbrio do paciente a partir de atividades terapêuticas, como as artísticas e ocupacionais. Assim, a recuperação é acelerada e conquista-se o resgate da organização sobre si.

Onde encontrar uma clínica de repouso para esquizofrenia?

É em uma clínica de repouso para pessoas com esquizofrenia que o médico também poderá incluir e prescrever o antipsicótico no tratamento do indivíduo.

Para encontrar uma clínica de repouso qualificada, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialista irá lhe auxiliar em sua escolha, visando o que é melhor para o seu quadro.

+Leia também: Quanto custa internar em uma clínica psiquiátrica?

Algumas referências e links úteis:

https://saude.gov.br

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

Conselho federal de psicologia

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 11 9 7462-6653 ou 11 4712-8585

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima