Drogas e suas consequências

Drogas e suas consequências

Públicado em: 20 de março de 2020

Última Atualização em: 13 de abril de 2021

As consequências do uso de drogas geralmente estão associado aos mais jovens ou marginalizados; no entanto, substâncias psicoativas são consumidas por pessoas de perfis muito diversos e de diferentes idades.

Os medicamentos podem produzir diferentes efeitos agradáveis, estimulantes e até alucinógenos, mas seu consumo também causa sérias consequências para a saúde dos consumidores e seu funcionamento social.

Assuntos que serão abordados:

  • Consequências do uso de drogas;
  • Consequências do uso de drogas na adolescência;
  • Consequências do uso de drogas ilícitas;
  • Consequências sociais do uso de drogas;
  • Consequências do uso de drogas na gravidez;
  • Consequências psíquicas do uso de drogas;
  • Consequências sociais do uso abusivo de drogas;
  • Principais consequências do uso de drogas;
  • Consequências sociais do uso abusivo de drogas;
  • Casos reais de pessoas que foram prejudicadas pelo uso de drogas.
Consequências do uso de drogas
Consequências do uso de drogas

Drogas e suas consequências

O uso de drogas está enraizado no mundo moderno. Com isso, muitas pessoas entram neste caminho e, com o passar do tempo, sofrem sérias consequências.

Além de gerar graves problemas físicos, as drogas causam vários problemas psicológicos em seus usuários.

Ademais, a adicção gera uma série de problemas na sociedade como um todo. Inclusive, muitas pessoas entram para a criminalidade por causa de seus vícios.

Para entender um pouco mais sobre as consequências do uso de drogas, leia este texto e compreenda melhor este assunto.

O abuso de drogas é um comportamento que pode ser evitado. No entanto, os efeitos prolongados das drogas no cérebro podem levar à dependência de drogas, que é uma doença crônica e recorrente do cérebro.

Conteúdo relacionado: As 15 drogas mais consumidas no Brasil

Consequências do uso de drogas na adolescência

A consequência da droga na família também ocorre muito com os adolescentes. Além de todas as consequências físicas citadas acima, o uso de drogas na adolescência pode trazer ainda mais problemas

Primeiramente, é muito comum que o adolescente viciado em drogas tenha muitos problemas de memória. Como as drogas afetam os seus neurônios, ele passa a não se lembrar de tarefas cotidianas. Além disso, esse jovem não consegue mais se concentrar ou concluir as atividades programadas para o seu dia.

É bom lembrar que o uso frequente das drogas gera danos irreversíveis ao cérebro. Isso acontece porque as drogas afetam neurotransmissores cruciais para um funcionamento cerebral adequado. Por conta disso, o adolescente passa a ter uma queda em seu rendimento escolar e até mesmo em seu senso crítico.

Nessa situação, há grandes chances desse jovem pegar AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Com a redução do senso crítico, há pouca preocupação com o preservativo ou até mesmo com a escolha do parceiro sexual.

Conteúdo relacionado: Alcoolismo na adolescência 

Consequências do uso de drogas ilícitas

Basicamente, a resposta para esse subtítulo pode ser encontrada nos itens 1 e 2 deste texto. Além dos problemas citados nesses tópicos, há grandes chances do usuário ter problemas com a justiça.

Por mais que o uso de drogas não seja crime no Brasil, guardar, plantar ou transportar qualquer entorpecente ainda é ilegal em nosso país.

Outro problema causado pelo uso de drogas ilícitas é o risco de acidentes de trânsito. Como o usuário de drogas perde o seu senso crítico, ele passa a agir por impulso, sem pensar nas consequências.

Com isso, ele passa a dirigir em alta velocidade e não tem a mesma noção de espaço e consciência. Em outras palavras, quando está no volante, o usuário de drogas é um perfeito kamikaze, pois coloca em risco a sua própria vida e também a dos pedestres.

Conteúdo relacionado: Drogas lícitas e ilícitas: Causas, tratamentos e suas consequências.

Consequências sociais do uso de drogas

No quesito sociedade, o que a droga causa na sociedade geram efeitos negativos em vários contextos e contribuem para elevar problemas sociais já presentes em nossas vidas.

Por exemplo, a violência e a força do crime organizado são questões extremamente desafiadoras para os órgãos governamentais.

Para o usuário, o consumo descontrolado dessas substâncias causa uma deterioração do senso crítico, diminui o julgamento de valor e torna-o refém da marginalidade e da exclusão social.

As consequências citadas apenas reforçam como as drogas podem criar problemas sociais. Por conta disso, é muito importante que haja esforços para que os efeitos sociais das drogas sejam combatidos.

Conteúdo relacionado: O que leva uma pessoa a usar drogas e como encontrar ajuda

Consequências do uso de drogas na gravidez

O uso de drogas na gravidez pode causar vários problemas para a mulher e para o bebê. Normalmente, as grávidas que usam drogas tendem a não fazer o pré-natal, pois o senso crítico delas está alterado.

Além disso, as drogas costumam ultrapassar a barreira da placenta e atingir a corrente sanguínea do feto, afetando o desenvolvimento dele. Para piorar, as drogas também podem ultrapassar a barreira hematoencefálica e atingir o sistema nervoso do bebê.

Em outras palavras, é preciso convencer a gestante a interromper o uso de drogas imediatamente. Se não houver a interrupção, bebê nascerá com sérios problemas de saúde, isso se ele não morrer antes de nascer.

Conteúdo relacionado: Efeitos de drogas e álcool durante a gravidez

Consequências psíquicas do uso de drogas

Como as drogas afetam o cérebro do usuário, existem boas chances dele desenvolver alguma doença psíquica, como esquizofrenia, síndrome do pânico ou até mesmo surtos psicóticos.

Ademais, muitos usuários de drogas têm vários surtos de desordem mental. Esses momentos podem levar o adicto a cometer suicídio, pois vários dependentes químicos acreditam que isso resolverá os seus problemas.

Consequências sociais do uso abusivo de drogas

As respostas para esse subtítulo podem ser encontradas no item 4 e no item 6 deste texto. Além do aumento da criminalidade, o uso de drogas também causa um grande aumento nas tentativas de suicídio. Ademais, várias pessoas se tornam moradoras de rua devido ao uso de drogas.

Para quem é viciado em drogas, a necessidade compulsiva de usar drogas pode ser avassaladora, afetando todos os aspectos de suas vidas e de sua família.

Abaixo, você pode ver algumas sequelas que o medicamento pode deixar em usuários comuns.

  • Ansiedade e insônia
  • Humor alterado
  • Problemas familiares, relacionais e sociais
  • Ansiedade e insônia
  • Vício
  • Problemas cardiovasculares
  • Problemas na gravidez
  • Overdose
  • Enfraquecimento do sistema imunológico
  •  Problemas respiratórios
  •  Comportamentos antissociais

1. Ansiedade e insônia

É muito comum as pessoas que usam drogas frequentemente experimentarem distúrbios de ansiedade e sono.

De fato, algumas pessoas reconhecem que são incapazes de ir para a cama sem usar maconha quando se acostumam a usar essa substância antes de adormecer. Drogas como ecstasy ou cocaína podem alterar a qualidade do sono, causando ansiedade ou pesadelos à noite.

Além disso, como consequência do uso de drogas, as  sinapses também são alteradas. Estudos sugerem que, especialmente no caso do  glutamato , as conexões entre os neurônios podem ser alteradas.

Perda neuronal ,  dano axonal generalizado, problemas neurodegenerativos, diminuição das proteínas do ácido fibrilar glial e outras consequências que afetam diretamente o cérebro também ocorrem .

2. Humor alterado

Os distúrbios de humor são frequentes com o uso de drogas. Não apenas a longo prazo, mas também a curto prazo, o que significa que uma pessoa pode deixar de relaxar e se sentir irritada e agressiva com muita frequência.

Isso é especialmente perceptível nas horas após o uso de drogas ou quando o desejo tem um efeito mais pronunciado . A longo prazo, a personalidade de muitas pessoas pode ser alterada com o consumo de substâncias psicoativas.

3. Problemas familiares, relacionais e sociais

Os problemas no nível familiar são bastante frequentes, independentemente do tipo de medicamento utilizado.

É claro que, com o consumo de tabaco, é improvável que uma família se separe, mas é por causa do consumo de álcool ou outras drogas pesadas, como  cocaína problemas sociais também podem surgir quando uma pessoa é consumidora habitual dessas substâncias e pode perder amigos e até trabalhar .

A pessoa que usa drogas pode mostrar uma perda de interesse em seus Hobbies e outras atividades favoritas. Problemas econômicos também estão associados a comportamentos de dependência de drogas.

4. Vício

O vício é uma das consequências do uso de drogas, e é o que leva as pessoas a reutilizar essas substâncias que causam um efeito inicialmente agradável no sistema nervoso.

As drogas afetam significativamente o sistema de recompensa do cérebro, que está envolvido em comportamentos prazerosos (por exemplo, sexo) e que o cérebro garante que repetimos novamente devido à sua função de sobrevivência.

No caso de drogas pesadas, esse vício pode levar uma pessoa a fazer o que pode para obter a substância que tanto deseja. por exemplo, roubar ou fazer sexo por dinheiro ou uma dose.

5. Problemas cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares são comuns com o uso prolongado da grande maioria dos medicamentos, pois essas substâncias alteram o funcionamento normal do coração.

Enquanto alguns medicamentos causam uma atividade muito alta desse órgão, outros fazem o contrário. Nos dois casos, há uma variação na pressão sanguínea. O abuso de drogas pode levar a ataques cardíacos, infecções dos vasos sanguíneos e outros problemas cardiovasculares.

6. Problemas na gravidez

O uso de drogas em mulheres grávidas tem sido associado a bebês prematuros e subdesenvolvidos , porque o abuso de substâncias psicoativas deteriora a saúde da mãe e da criança.

Estudos científicos mostram que o abuso de drogas pela mãe está relacionado a sintomas de abstinência no bebê, defeitos congênitos, problemas de aprendizado e comportamentais, entre outras consequências negativas.

7. Overdose

O uso de drogas é perigoso e pode causar danos irreparáveis ​​à saúde dos indivíduos que usam essas substâncias.

Existem muitos casos em que as doses consumidas são excessivas, o que causa sérios problemas para a pessoa. Em alguns casos, a overdose pode simplesmente causar problemas, causando náusea, vômito, dor de cabeça e até alucinações (dependendo do tipo de substância psicoativa).

Os sintomas de overdose que mencionei no caso anterior são os menos graves, mas em outras situações, a overdose pode levar à hospitalização do paciente, coma e até morte.

8. Enfraquecimento do sistema imunológico

Estudos mostram que a maioria das drogas enfraquece o sistema imunológico. Muitos medicamentos, como os opiáceos, funcionam como analgésicos, cannabis, etc;

Eles causam uma série de reações negativas no sistema imunológico, o que torna os consumidores mais suscetíveis a doenças e infecções de todos os tipos .

Isso pode se manifestar com resfriados simples ou com problemas mais sérios. Alguns estudos sugerem, por exemplo, que o uso de maconha causa maior suscetibilidade ao câncer.

Além disso, os comportamentos associados ao uso de drogas podem causar outras doenças, como AIDS ou hepatite, no caso de injeção de heroína, e levar a comportamentos imprudentes que podem causar outros tipos de consequências nocivas, como acidentes.

9. Problemas respiratórios

O uso de drogas causa um risco aumentado de doenças respiratórias, como pneumonia . Os efeitos colaterais de alguns medicamentos incluem dor no peito e pulmão ou depressão respiratória.

Além disso, o consumo de drogas como tabaco ou cocaína pode causar sérios problemas de saúde pulmonar.

10. Comportamentos antissociais

O abuso de drogas, como já disse, faz com que os consumidores parem de praticar atividades de que desfrutavam anteriormente, além de terem problemas no trabalho, como desempenho insatisfatório em suas tarefas e até abandono ou demissão.

No caso dos jovens, seu desempenho na escola ou seu abandono é uma manifestação mais do que evidente do consumo desse tipo de substância.

Casos reais de pessoas que foram prejudicadas pelo uso de drogas

A droga causa da vida das pessoas transtornos que também podem levar a morte. É um assunto muito sério. Leandro é um dos exemplos de determinação que podemos enaltecer. Diante das adversidades da vida, ele soube olhar além e, a partir disso, criar novos caminhos para a sua trajetória.

Em 2014 Leandro iniciou a prática de vôlei paraolímpico, sendo integrante da equipe do SESI/Suzano e da Seleção Brasileira. 

Desde o seu desenvolvimento enquanto atleta, conquistou títulos de bicampeão Paulista e Brasileiro de Vôlei Paralímpico em 2017 e em 2018, além de ser medalhista de ouro nos Jogos Parapanamericanos de 2019.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *