Causas do consumo de droga na adolescência

Causas do consumo de droga na adolescência

Públicado em: 10 de setembro de 2020

Última Atualização em: 10 de setembro de 2020

Compreender as causas do consumo de droga na adolescência é o primeiro passo para se pensar em medidas plausíveis para prevenir o problema.

Isso porque é na adolescência que vivemos a difícil transição da infância para a vida adulta. Com isso, novos gostos e hábitos começam a se definir em nossa rotina, e pouco a pouco vamos formando com mais afinco a nossa personalidade.

Por conta disso, é necessário acompanhar de perto o desenvolvimento do adolescente, não o deixando a mercê das instabilidades da vida. A seguir, você entenderá mais sobre o assunto.

Causas do consumo de droga na adolescência

As causas do consumo de droga na adolescência podem estar relacionadas com diversos fatores do cotidiano do adolescente. Dentre eles, podemos destacar:

  • Necessidade de pertencer a um grupo: Para se sentir pertencente a um grupo, o adolescente pode acabar iniciando o consumo de drogas para se encaixar em um grupo que já faz esta prática;
  • Experimentação em alta: É na fase da adolescência que estamos no auge das experimentações. É a etapa de descobertas e conhecimento de coisas e sensações novas. Com isso, a curiosidade também está à flor da pele. Assim, a proibição das drogas pode despertar ainda mais o desejo de experimentá-la;
  • Instabilidade emocional e física: As instabilidades na adolescência são comuns, e todo mundo passa por elas. Entretanto, para algumas pessoas, a intensidade dessa oscilação é maior, gerando efeitos negativos que podem levar o jovem a consumir drogas como meio de escape;
  • Relacionamentos nocivos: Seja em casa, ou com os amigos, relacionamentos nocivos podem gerar revolta, rebeldia e excesso de estresse e ansiedade. Com isso, novamente o consumo de drogas pode servir de “saída” para os impasses da vida cotidiana;
  • Busca pelo prazer instantâneo: Por estar em meio a diversos tipos de desequilíbrios e anseios, a busca pelo prazer imediato pode causar o consumo de droga na adolescência;
  • Falsa ideia de maturidade: Como o adolescente busca “se desprender” dos pais, o consumo de drogas pode ser visto como uma ideia de atitude madura, que demonstra suas próprias vontades, ignorando recomendações dos pais;
  • Dificuldades de socialização: Até mesmo a timidez excessiva, nessa fase, pode aparecer como uma porta para o consumo de drogas. Pois, a partir disso, o adolescente pode se sentir mais inserido e “a vontade” em um grupo, conseguindo se inserir dessa maneira.

Estas podem ser vistas como as causas mais recorrentes do consumo de droga na adolescência. Entretanto, é preciso sempre analisar de maneira singular a situação, considerando que cada indivíduo é único e pode ter gatilhos diferentes.

Como prevenir o consumo de drogas?

Compreendido as principais causas do consumo de droga na adolescência, vamos agora saber um pouco mais sobre a prevenção:

  1. Seja um exemplo: Seja um exemplo para o seu filho. Isto é, não exagere no consumo de álcool, e demonstre responsabilidade e organização diante das tarefas mais corriqueiras. Lembre-se: você é como um espelho.
  2. Converse e escute: Saiba conversar com o seu filho, do mesmo modo que você precisa escutá-lo. Quando houver conflitos, não tente apenas levantar a voz, pois isso se tornará uma competição de “quem tem mais razão”, e isso não é nada saudável. Por isso, escute-o e tente conversar de maneira equilibrada, mostrando compreensão e, depois disso, apontando o seu ponto de vista. Do mesmo modo, converse sobre o consumo de drogas, mas sem transformar em um “demônio” ou “proibição primordial”. Apenas dizer “não consuma” não adianta. É preciso explanar o porquê, as consequências e as vias alternativas.
  3. Conheça os amigos e suas famílias: Procure se aproximar dos amigos, com naturalidade, é claro. Por exemplo, quando houver uma festa ou encontro em sua casa. Além disso, busque se aproximar dos pais do amigo, para criar um vínculo mais próximo e ambas as famílias acompanharem melhor o desenvolvimento dos jovens.
  4. Incentive hobbies: Os hobbies são essenciais em qualquer fase de nossas vidas. É a partir deles que temos bem estar, nos distraímos e até nos exercitamos. Com isso, vamos nos conhecendo e experimentando atividades saudáveis. Incentive isso!
  5. Busque suporte psicológico: Em casos que houver sinais de consumo de drogas, ou sofrimento psíquico exacerbado, busque suporte de um psicólogo. Entretanto, não force a ida do adolescente! Converse com ele e aponte como a psicologia poderá trazer mais qualidade de vida para o mesmo.

Com estas medidas, é possível se atentar às causas do consumo de drogas na adolescência, criando vias mais saudáveis para o desenvolvimento dos adolescentes.

+Leia também: Alcoolismo na adolescência 

Algumas fontes e referências:

https://www.ibge.gov.br/ 

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/ 

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/N-ManOrient-Alcoolismo.pdf 

https://saude.ig.com.br/2018-03-02/consumo-de-lean-cresce-no-brasil.html

http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health

GOMIDE, Paula Inez Cunha e PINSKY, Ilana. A influência da mídia e o uso de drogas na adolescência. IN: PINSKY, Ilana e BESSA, Marco Antônio (orgs). São Paulo: Contexto, 2004.

MALBERGIER, André. O modelo de redução de danos no tratamento das dependências. IN: FOCCHI, G. R. de Azevedo et al. Dependência Química: novos modelos de tratamento. São Paulo: Rocca, 2001.

CALDEIRA, Zélia Freire. Drogas, indivíduo e família: um estudo de relações singulares. [Mestrado] Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 1999.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *