7 Dicas de como tirar a vontade de usar drogas

Como tirar a vontade de usar drogas

Públicado em: 17 de fevereiro de 2020

Última Atualização em: 26 de janeiro de 2022

Como tirar a vontade de usar drogas? De fato, quase qualquer forma de exercício irá ajudá-lo a superar uma série de desejos.

Ficar do lado de fora e apreciar parte do mundo ao seu redor, com nenhum outro objetivo além de se sentir melhor, realmente funciona.

A estimulação gentil e bilateral da caminhada é ótima para acalmar uma mente agitada. Segue abaixo uma lista com 7 dicas que podem te ajudar a tirar a vontade de usar drogas:

  1. Conversa interna
  2. Meditação
  3. Expresse seus sentimos
  4. Consiga um passatempo
  5. Auto cuidado
  6. Conheça seus gatinhos
  7. Tome um banho

1- Conversa interna

Quando surgir um desejo por drogas, resista ao desejo de usar se convencendo disso usando lógica e razão.

Como um desejo muitas vezes pode ser “míope” e impedir que você veja a situação geral fora do momento imediato, você pode preparar uma lista com antecedência e ter a facilidade de ler para si mesmo quando ocorrer um desejo por drogas.

Esta lista pode conter todos os motivos, bem como todas as consequências negativas que podem ocorrer se você optar por usá-lo.

Se você puder pagar, muitos conselheiros e psicólogos particulares poderão vê-lo em pouco tempo e caso seja necessário, será recomendado uma clínica de reabilitação.

Uma outra alternativa é procurar por grupos de apoio para dependentes químicos e alcoólatras, segue lista:

2- Meditação

A meditação limpa a mente e acalma o corpo. É grátis e fácil de ensinar a si mesmo. Pode levar a uma maior consciência espiritual. Se você tentar meditar a atenção plena, poderá meditar a qualquer hora e em qualquer lugar.

3- Expresse seus sentimentos

Há muitas maneiras de expressar seus sentimentos, e essa técnica pode realmente ajudá-lo a superar a necessidade de usá-la novamente.

Algumas das maneiras mais eficazes de se expressar incluem tocar bateria, dançar, fazer arte e cantar junto com sua música favorita.

Se você é mais inclinado verbalmente e não tem vontade de falar, tente escrever poesia ou escrever seus sentimentos em um diário.

Mergulhar em seus sentimentos, em vez de tentar escapar deles com drogas, pode ser uma experiência verdadeiramente transformadora.

Os desejos podem parecer esmagadores, mas em pouco tempo, eles passam. Aprenda a “surfar a onda” e pratique essas abordagens para lidar com o problema, e você ficará mais confiante em sua recuperação.

4- Consiga um passatempo

Os passatempos não apenas constroem caráter e estimulam a alegria, mas podem fornecer um excelente meio de distração durante um desejo por drogas.

Muitas vezes, os desejos surgem do tédio, enquanto a mente tenta encontrar uma maneira de preencher um “vazio” ou espaço vazio. Um hobby fornece algo mais para se envolver além do uso de drogas .

Alguns hobbies que você pode experimentar incluem esportes, culinária, artes e ofícios, dança, caminhadas, pesca ou videogame.

5- Autocuidado

A prática de um bom autocuidado, como uma alimentação saudável e o exercício físico regular, pode ajudar a promover a saúde física e o bem-estar emocional, o que não apenas aumentará a probabilidade de você querer usar drogas, mas também fará com que você seja mais resistente e mais capaz de negar o desejo quando surge.

6- Conheça seus gatilhos

Durante a recuperação, certas pessoas, lugares e coisas inevitavelmente farão com que você queira usar drogas. Saber quais são seus gatilhos pode ajudar a prepará-lo para a possibilidade de um desejo e permitir que você o evite quando possível.

Tente fazer uma lista de seus gatilhos e considere quais você pode evitar honestamente. Reconheça que haverá alguns gatilhos inevitáveis; portanto, crie estratégias para lidar com os desejos que possam surgir quando você for acionado .

7- Tome um banho

Calmante para o corpo e a mente, um bom banho quente pode ajudá-lo a superar uma série de desejos. Também limpa e lida com qualquer desconforto, como dores musculares. Algumas pessoas acham que os sais de Epsom tornam o banho mais calmante. Você pode comprá-los mais barato na farmácia local.

Perguntas frequentes :

 

Como livrar-se da dependência química e parar de usar drogas?

O primeiro passo é saber reconhecer a própria situação. Lutar contra a realidade pode tornar a luta contra o vício ainda maior. Por isso, aceite que a dependência química é uma realidade e, a partir disso, parta em busca de formas de lidar com isso.

Considere, dessa maneira, buscar ajuda especializada e interromper o consumo de droga imediatamente. E lembre-se ainda de contar com o apoio dos familiares, a fim de criar um ambiente mais propício à sua recuperação.

Evite circular em locais nos quais o consumo de droga pode acontecer. Ou seja, fuja dos gatilhos por trás do consumo, até que você se sinta melhor e mais forte nesse sentido.

Por fim, não se esqueça de incluir atividades positivas e saudáveis na sua vida. Tenha hábitos interessantes como uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos.

Qual é a importância da clínica para dependentes químicos no tratamento contra as drogas?

Na clínica para dependentes químicos é possível receber o suporte multidisciplinar de profissionais da saúde. Assim, a sua nutrição, saúde mental e bem-estar físico receberão a atenção necessária durante o seu processo de recuperação.

Os profissionais presentes em uma clínica de reabilitação são preparados para esse tipo de situação. Portanto, saberão lhe auxiliar na busca de caminhos mais saudáveis e satisfatórios.

Além disso, ao fazer parte de uma clínica de recuperação você também percebe o quanto é capaz de ultrapassar as suas próprias barreiras. Além de receber todo o amparo, acolhimento e apoio nesse momento delicado.

Quais são os tipos de tratamentos para o uso de drogas?

Os tipos de tratamentos para o uso de drogas se entrelaçam entre si. Afinal, um complementa o outro. Partindo desse pressuposto, podemos citar os tratamentos a seguir:

  • Medicação, na qual será adequada ao caso e ao tipo de dependência que o paciente possui. Quem prescreve a medicação, nessas situações, é o médico psiquiatra.
  • Psicoterapia, na qual o sujeito aprenderá a lidar melhor com as suas emoções e com os gatilhos por trás do consumo da droga.
  • Terapia ocupacional, visando o desenvolvimento do indivíduo como um todo.
  • Acompanhamento nutricional, para lidar com problemas de saúde que possam ter sido ocasionados pelo consumo de drogas.
  • Entre outras áreas da saúde que possam ser necessárias, de acordo com cada caso.

Como parar de usar drogas: Quais são os principais desafios do tratamento?

São diversos os desafios que podem surgir durante o processo de desintoxicação. Saiba mais sobre alguns deles:

    • Reconhecimento do vício: É muito difícil admitir para si mesmo que a dependência química está instaurada. Sendo assim, este também costuma ser um grande desafio.
    • Abstinência: As crises de abstinência tendem a ser um dos maiores desafios de quem tenta parar de usar drogas. Afinal, elas podem causar grande desconforto. Por isso, o acompanhamento profissional é importante, uma vez que através dele é possível receber o amparo adequado para lidar com as sensações causadas pela abstinência.
  • Gatilhos de consumo: Os gatilhos ainda existirão, mesmo depois que o sujeito decidir não consumir mais a droga. Por conta disso, são vistos como um grande desafio para o indivíduo.
  • Problemas interpessoais: A falta de apoio e amparo da família também pode ser um grande desafio no tratamento.
  • Dificuldades financeiras: Não ter o suporte financeiro adequado para atravessar essa situação também é algo que costuma prejudicar o indivíduo.

Como encontrar tratamento especializado para um dependente químico?

É possível contar com o apoio da Interhelp Internação na hora de encontrar a melhor clínica para você. Nossa equipe de especialistas avalia a melhor alternativa para o seu caso e lhe ajuda a encontrar o tratamento ideal. Saiba mais entrando em contato conosco.

É possível parar de usar drogas sozinho?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Afinal, tudo depende do caso, do tipo de droga consumida e se há ou não dependência química, por exemplo.

Sendo assim, se você deseja parar de usar droga e quer dar esse passo sozinho, lembre-se de que a ajuda profissional ainda assim poderá ser válida. Considere esse apoio para atravessar esse problema da melhor maneira possível.

Existe remédio caseiro para tirar vício de droga?

Não. O que existem são hábitos saudáveis que podem ajudar a minimizar o problema do consumo da droga. Porém, no caso de dependência química, é fundamental que a ajuda profissional seja solicitada. A fim de encontrar o melhor caminho para o seu caso.

Além disso, tenha cuidado na hora de se automedicar, mesmo quando se tratando de algo dito como “natural”. O ideal é sempre conversar com um profissional da saúde antes de tomar qualquer decisão nesse sentido.

Existe planta que cura vício de droga?

Segundo estudiosos, a planta iboga (Tabernantheiboga) pode auxiliar no tratamento da dependência química. Ela, por si só, pode não ser a cura do problema, mas sim, pode auxiliar na hora de lidar com a crise de abstinência, por exemplo.

De qualquer forma, jamais consuma alguma substância, seja ela uma planta ou não, sem antes conversar com o seu médico, ok? Cuide da sua saúde com responsabilidade.

Qual conselho para quem usa droga?

A dependência química possui tratamento e você não precisa enfrentar essa “tempestade” sozinho. Conte com a ajuda de profissionais qualificados e também considere o apoio daquelas pessoas que você ama. 

O tratamento costuma ser bastante satisfatório, e ao segui-lo você elevará a sua qualidade de vida. Faça isso por você. E deixe de lado os julgamentos – eles não agregam em nada. Respeite-se.

Conclusão

Não existe um segredo único sobre como tirar a vontade de usar droga. Mas sim, o que existem são tratamentos e métodos capazes de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida como um todo.

Portanto, foque em você e cuide da sua saúde. Conte com a ajuda de profissionais qualificados e atravesse a dependência química com um suporte ideal. Estamos aqui para auxiliar você nessa jornada.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para saber mais sobre os tratamentos para dependentes químicos e dê esse passo em prol da sua saúde.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.