10 dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho

Como cuidar da saúde mental no trabalho?

Públicado em: 15 de outubro de 2020

Última Atualização em: 15 de outubro de 2020

Saber como cuidar da saúde mental no trabalho, em pleno século XXI, pode ser um desafio. Porém, não se trata de algo impossível.

Na realidade, algumas medidas simples já poderão mudar a sua forma de enxergar a sua rotina. Acompanhe o texto de hoje e entenda.

  1. Respeite os seus limites
  2. Liste suas tarefas de maneira inteligente
  3. Delegue funções
  4.  Dê pausas
  5. Tenha hábitos saudáveis
  6. Permita-se errar
  7. Tenha hobbies
  8. Saiba dizer não
  9. Faça psicoterapia

10 dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho

Abaixo listamos 10 dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho e assim desenvolver uma rotina mais qualificada para você:

1. Respeite os seus limites

Um grande erro que costumeiramente podemos cometer é o de nunca desconectarmos de nosso trabalho. Isso pode ocasionar não só o cansaço físico, como o mental.

Portanto, respeite os seus limites, e quando não estiver no seu expediente, desconecte-se das suas obrigações.

2. Liste suas tarefas de maneira inteligente

Listar as tarefas parece algo óbvio. Entretanto, faça isso de uma maneira inteligente. Estabeleça suas prioridades e finalize-as por primeiro.

Assim você administra o seu tempo de uma forma mais eficiente. Além de lhe trazer a sensação de dever cumprido e motivação para o resto do dia.

3. Delegue funções

Não centralize todas as funções em você. Sempre que possível, delegue tarefas e melhore o seu fluxo de trabalho. Assim você se dedica ao que é “melhor” e pode contar com “aliados” para demais atividades.

4. Como cuidar da saúde mental no trabalho: Dê pausas

Além de compreender o seu limite de trabalho diário, permita-se aproveitar de pequenas pausas. As vezes, levantar, alongar-se ou simplesmente tomar uma xícara de café já ajuda. Assim, o seu cérebro poderá “descansar” por alguns minutos.

Lembre-se, inclusive, que nós somos capazes de se manter em foco absoluto por apenas 50 minutos, aproximadamente. A pausa será o restart.

5. Tenha hábitos saudáveis

O bem estar no trabalho está diretamente relacionado com a nossa vida fora da empresa. Por isso, mantenha um ritmo de vida saudável, com exercícios físicos regulares, alimentação saudável e boas horas de sono.

6. Permita-se errar

Infelizmente estamos vivendo uma era de busca incessante por “perfeição”. Porém, é evidente (e mesmo assim desconsiderado) que  perfeição não existe.

Portanto, permita-se errar, ouvir críticas e crescer a partir disso. Você pode querer ser “melhor”, mas, lembre-se que para isso terá que tropeçar, aprender, levantar, etc. E, em hipótese alguma, a perfeição pode ser atingida. Sempre há algo novo para se aprender.

7. Tenha hobbies

Muita gente se dedica ferozmente ao trabalho, esquecendo-se de si mesmos e até da “diversão”. Com isso, mergulham em uma rotina estressante e cansativa.

Por conta disso, é importante você ocupar seu tempo livre com atividades que lhe tragam prazer, tranquilidade e bem estar. Estes hobbies podem impactar inclusive na sua produtividade.

8. Saiba dizer não

Um dos grandes erros que uma pessoa pode cometer é o de não saber dizer não. Você não precisa aceitar tudo, e lembre-se que o “não”pode ser um sinal de respeito às expectativas do outro.

Afinal, se você diz sim e faz algo sem vontade, o resultado pode ser abaixo do esperado, frustrando ambos os lados. Dizer não é bom para quem diz e para quem ouve e tem a oportunidade de buscar outra pessoa para determinada tarefa.

9. Faça psicoterapia

A psicoterapia é uma importante forma de “pôr em palavras” as suas dúvidas, anseios, dificuldades, etc. Além disso, o autoconhecimento pode aparecer como um forte aliado para reorganizar o seu dia a dia, tornando a vida mais leve e entendível.

+Leia também: Por que faze terapia

10. Fale sobre o que lhe desagrada

Por fim, cuidado com a atitude de “guardar tudo” dentro de si, com o objetivo de apenas agradar o seu chefe. Se alguma situação incômoda está lhe causando angústia, seja franco, de maneira respeitosa, e apresente possibilidades de melhorar a situação.

Com essas dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho, certamente você terá um dia a dia mais equilibrado e saudável. Cuide-se!

Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida
Código de ética Profissional do Psicólogo

Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 
Última atualização do site: 15/10/2020 Última atualização da página: 15/10/2020

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima