Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda?

Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda?

Públicado em: 10 de julho de 2020

Última Atualização em: 17 de janeiro de 2021

Procurando informações de como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda? De fato, a depressão é uma das doenças mais complexas que existem, pois está ligada a mente humana.

Por isso, antes de afirmar que uma pessoa está com depressão, é necessário conhecer melhor essa doença. Dessa forma, será possível auxiliar o depressivo da melhor maneira possível.

É importante saber que a depressão é uma doença que causa alterações químicas no cérebro. Além disso, ela também gera problemas no interior das células nervosas e, em alguns casos, pode ter influências genéticas.

Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda?

Antes de ajudar um depressivo, lembre-se que convencê-los a aceitar um tratamento nem sempre é algo simples.
Converse com a pessoa

Para convencer uma pessoa depressiva a receber tratamento, é preciso conversar com ela de forma objetiva. Primeiramente, lembre-a que, caso aceite o tratamento, ela deve colaborar com o trabalho dos profissionais.

Sobre o combate a depressão, é importante lembrar que apenas o uso de medicamentos não é suficiente para lidar com esse problema.

Como consigo ajuda na luta contra a depressão?

Para que a luta contra depressão seja bem-sucedida, é preciso que haja cooperação de todas as partes: psicoterapeuta, psiquiatra, familiares, amigos e, principalmente, da própria pessoa.

Como cada paciente apresenta uma razão particular para estar em depressão, convencê-los a se tratar pode ser bem complicado. Existem centro de recuperação como a Interhelp Internação que podem ajudar com uma orientação ou internação. É importante entrar em contato e agendar uma visita para sanar qualquer dúvida.

+Leia também: Quanto custa internar em uma clínica psiquiátrica

Como lidar com um depressivo?

É importante que você tenha paciência e demonstre empatia, pois o depressivo precisa entender que ele não está sozinho. Além disso, deixe claro que você compreende os problemas dele. Deixe claro para ele e para seus familiares que você o apoiará e que estará ao lado dele durante o tratamento.

Outro ponto importante é levantar a autoestima daquela pessoa. Lembre-a que ela deve se amar e que ela tem vários pontos positivos. Fale sobre as habilidades daquela pessoa e diga o quanto ela é valiosa.

Respeite o tempo do paciente. Se a pessoa não é violenta com os outros nem consigo mesma, não imponha o tratamento de forma agressiva. Assim como qualquer cidadão, o depressivo também merece respeito.

+Leia também: Como ajudar uma pessoa depressiva

Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima