O que leva uma pessoa a usar drogas e como encontrar ajuda

O que leva uma pessoa a usar drogas

Públicado em: 28 de setembro de 2020

Última Atualização em: 28 de setembro de 2020

Entender o que leva uma pessoa a usar drogas pode nos dar pistas do que podemos fazer diante de um dependente químico. Afinal, auxiliá-lo e dar suporte adequado é muito importante para elevar a qualidade de vida do sujeito.

Para isso, precisamos pensar em quais fatores se associam diretamente com o consumo de drogas. No artigo de hoje lhe explicaremos tudo sobre isso, acompanhe 10 dicas de situações que podem levar uma pessoa a usar drogas.

  1. Curiosidade e vontade própria
  2. Influências sociais
  3. Tentativa de quebrar padrões
  4. Como encorajador
  5. Busca pelo efeito calmante ou estimulante
  6. Prazer imediato
  7. Alívio diante de angústias e dores físicas e mentais
  8. Histórico da Familiar / Genética
  9. Medicamentos prescritos
  10. Automedicação

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o que leva as pessoas a usarem drogas pode variar de pessoa para pessoa, considerando as suas questões tanto físicas, quanto mentais.

Entretanto, podemos reconhecer alguns pontos que impulsionam o hábito de consumir drogas, para que possamos ter em mente qual caminho podemos seguir para a libertação do vício:

1 –  Curiosidade e vontade própria

Muitas vezes, o que leva as pessoas a usarem drogas é a própria curiosidade e vontade de provar. Isso não quer dizer que a pessoa tem em mente se tornar uma dependente, pois, nós seres humanos, temos o costume de acreditar que o “pior” não acontecerá conosco. Por isso, se deixam levar pela curiosidade e acabam experimentando e, consequentemente, viciando-se em drogas.

2 – Influências sociais

As influências sociais podem aparecer de diversas maneiras diferentes. Há quem se sinta deslocado e, para pertencer a um grupo, acaba consumindo a droga com os mesmos.

Há outras pessoas que podem querer provar para alguém que ela é destemida, e acaba consumindo exacerbadamente. Tudo depende do contexto, mas o fator social é um dos pontos mais fortes.

3 – Tentativa de quebrar padrões

As pessoas, todos os dias, são impostas a padrões e regras em diversos contextos de suas vidas. Por isso, o que leva as pessoas a usarem drogas pode ser, na essência, este desejo de quebrar padrões. O sujeito pode querer se mostrar independente e descolado da padronização social, especialmente durante a adolescência.

4 – Como encorajador

Diante de impasses no dia a dia, a pessoa pode se sentir desencorajada de seguir em frente em algumas obrigações e tomadas de decisão.

Assim, pode utilizar a droga como uma abertura neste sentido, para que ela se sinta mais corajosa para enfrentar os seus problemas.

5 – Busca pelo efeito calmante ou estimulante

Em um dia a dia corrido, a droga pode servir de escape para o estresse, trazendo o efeito calmante. Ao mesmo tempo, a pessoa poderá utilizar determinado tipo de droga como estimulante em uma festa ou em algum dia em que ela se sinta deprimida.

6 – Prazer imediato

O prazer imediato é outro ponto diretamente relacionado com este tipo de problemática. Diante de diversos contextos da vida de um sujeito, a droga pode aparecer como a única saída interessante e prazerosa.

7 – Alívio diante de angústias e dores físicas e mentais

As angústias e dores físicas e mentais podem servir de impulso para que as pessoas consumam drogas. Isso porque, enquanto estiverem com os efeitos químicos no organismo, terão suas angústias e dores aliviadas.

Porém, passado este período, as dores podem voltar em dobro, levando-a ao consumo cada vez maior e mais recorrente.

8 – Histórico da Familiar / Genética

Se você tem um histórico familiar de dependência de drogas, pode ter uma predisposição genética para desenvolver dependência de drogas ou álcool.

Afirma-se que cerca de 30% a 70% do risco de dependência de uma pessoa está ligado aos genes com os quais ela nasceu junto com outros fatores sociais.

Uma causa genética pode promover a dependência de drogas em alguns indivíduos. A história da família, portanto, tem um impacto real no fenômeno da dependência de drogas.

9 – Medicamentos prescritos

Existe um equívoco popular de que qualquer medicamento prescrito por um médico é seguro. Infelizmente, esse nem sempre é o caso. Os médicos prescrevem medicamentos para aliviar os sintomas de problemas de saúde física ou mental.

No entanto, muitas pessoas não são instruídas adequadamente sobre os riscos que os medicamentos podem trazer. A dor crônica é frequentemente tratada com medicamentos que são altamente viciantes.

Dependendo da quantidade usada e de outros fatores, alguém pode precisar de uma desintoxicação médica apenas para parar de usar drogas

Da mesma forma, aqueles que sofrem de ansiedade e depressão podem ser prescritos medicamentos viciantes para aliviar os sintomas.

10 – Automedicação

Pessoas que lutam com uma infinidade de doenças podem recorrer a drogas ou álcool para aliviar sua dor. Os distúrbios da saúde mental e a dor crônica deixam algumas soluções por conta própria.

O álcool ou outras substâncias podem aliviar os sintomas e parecer uma solução em curto prazo. No entanto, as pessoas devem procurar soluções gerenciáveis ​​e de longo prazo, sob supervisão médica, para combater esses problemas.

Como encontrar ajuda?

De maneira geral, no entanto, entendemos que o que leva as pessoas a usarem drogas pode variar bastante. É preciso, assim, conhecer o sujeito de perto e entender a sua história de vida.

Conte sempre com a ajuda de um profissional qualificado! A Interhelp internação poderá lhe auxiliar na busca do profissional ideal para o seu caso.

Links úteis
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Associação Brasileira de Psiquiatria
Ministério da Saúde
Centro de Valorização da Vida

Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima