Como ajudar na reinserção social do dependente químico?

Reinserção social do dependente químico

Públicado em: 13 de março de 2020

Última Atualização em: 8 de janeiro de 2021

O uso de drogas muitas vezes exacerba as já difíceis condições de vida dos indivíduos excluídos, tornando os esforços de integração um verdadeiro desafio para o indivíduo e para aqueles que fornecem apoio.

Este aspecto é particularmente relevante durante o atual período de dificuldades econômicas no Brasil, com altos níveis de desemprego entre jovens cidadãos e seu gradual empobrecimento.

Para proteger os usuários problemáticos de drogas ou recuperar usuários de mais exclusão social e apoiá-los em seus esforços de integração, é crucial que forneçamos aos indivíduos oportunidades e ferramentas eficientes, adequadas e aceitáveis ​​para eles e para o ambiente social.

Qual a importância da reintegração social para recuperação?

A dependência de drogas não deve ser tratada isoladamente; em vez disso, o contexto mais amplo em que o uso e a recuperação de drogas ocorre também deve ser considerado e abordado.

Consequentemente, o objetivo das medidas de reintegração social é impedir ou reverter a exclusão social dos atuais e antigos usuários de drogas (incluindo aqueles que já estão socialmente excluídos e aqueles que estão em risco de exclusão social), mas também para facilitar o processo de recuperação e ajudar a sustentar os resultados alcançados durante o tratamento.

Como apoiar alguém com um vício? (O papel da família)

Ter um ente querido alcoólatra ou viciado em drogas é uma das situações mais dolorosas que você pode enfrentar. É impossível não ser influenciado enquanto vê essa pessoa jogar sua vida fora com drogas e álcool, mas saber o que fazer e como ajudar essa pessoa às vezes pode ser ainda mais difícil. Você pode estar se perguntando,

Tenho certeza que ele é viciado?

Quanta ajuda devo dar sem permitir o vício?

Qual é a melhor maneira de lidar com isso para não afastar a pessoa de mim?

Como posso corrigir isso?

Para responder a essas perguntas e ver como podemos ajudar seu ente querido a iniciar o tratamento contra o vício, é importante lembrar que existem vários fatores que aumentam o risco de vício, sendo assim a primeira atitude é entrar em contato com um médico especialista ou um grupo de apoio.

Grupos de apoio (links úteis):

AA Alcoólicos Anônimos
AL- ANON
ALATEEN 
NA – NARCÓTICOS ANÔNIMOS
NARANON

As possibilidades de recaídas

A recaída é o problema número um dos viciados em drogas que enfrentam nos primeiros anos da luta pela recuperação a longo prazo. Esse fenômeno confunde não apenas os viciados em drogas, mas também a família e os amigos. 

As principais causas de recaída são complicações físicas, mentais, emocionais e comportamentais que ocorrem após o processo de desintoxicação e o período inicial de tratamento.

Conclusão (projeto de reinserção social para dependentes químicos)

Trabalhar na “recuperação” envolve mais do que sucesso no tratamento clínico ou ambulatorial. É também sobre recuperação funcional, recuperação social e recuperação pessoal.

O cuidado apropriado é baseado no apoio à recuperação e recuperação em todas as fases do processo de atendimento. Porque em todas as fases do processo de dependência há oportunidades de recuperação.

O tratamento pode fazer parte de um processo de recuperação em pacientes que não conseguem perceber isso sozinhos. Atenção suficiente à capacidade de autocura é essencial a esse respeito.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *