Quais fatores Influenciam o uso de álcool?

Públicado em: 4 de maio de 2019

Última Atualização em: 17 de outubro de 2019

Tradicionalmente, muitas pessoas têm comparado o alcoolismo com questões comportamentais e uma falta de controle pessoal; no entanto, há muitas coisas que influenciam a quantidade de álcool que uma pessoa bebe, incluindo fatores como disposição genética e meio ambiente.

O ambiente em que um indivíduo vive e trabalha desempenha um papel significativo nos comportamentos e atitudes da pessoa em relação ao álcool. Pesquisas mostraram que um dos aspectos ambientais mais importantes que afetam o uso de álcool é o status socioeconômico. Status socioeconômico é a posição social ou classe de um indivíduo e / ou grupo baseado em uma combinação de três fatores, incluindo:

  • Educação
  • Renda
  • Ocupação

O status socioeconômico pode ser determinado no nível individual, de bairro ou nacional e é classificado como baixo, médio e alto.

Pode parecer estranho que pessoas bem-sucedidas com empregos bem remunerados tenham uma tendência maior a beber mais álcool do que aquelas que não têm, mas aproximadamente 20% dos alcoólatras atuais se encaixam no perfil de alcoólatras de alto desempenho.

Alcoolistas de alto desempenho são indivíduos que são viciados em álcool, mas ainda são capazes de manter a aparência de uma vida normal e bem-sucedida. No entanto, isso é simplesmente uma fachada, pois eles ainda precisam de ajuda para se recuperar de seu vício.

Relação entre baixo nível socioeconômico e álcool

O status socioeconômico também é mais complicado por uma variedade de fatores, como raça, etnia e gênero. Portanto, entre pessoas de nível mais baixo, membros de outras comunidades marginalizadas, como minorias raciais e indivíduos sem moradia , experimentam conseqüências ainda maiores relacionadas ao álcool.

Prevenindo o abuso de álcool para todos

No geral, a relação entre o uso de álcool e o status socioeconômico é complexa e varia. Ninguém está imune ao vício ou aos efeitos adversos do álcool; no entanto, os resultados negativos de saúde do consumo de álcool recaem desproporcionalmente sobre os desempregados, os trabalhadores manuais e as rendas mais baixas de menor nível socioeconômico.

É importante que pessoas de todas as origens socioeconômicas recebam tratamento e aprendam sobre os riscos à saúde decorrentes do uso excessivo de álcool. Se você acha que pode estar lutando contra um vício em álcool, entre em contato com um especialista em tratamento dedicado para obter informações sobre suas opções de tratamento hoje.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima