Públicado em: 26 de março de 2020
Última Atualização em: 14 de março de 2024
Saber onde e como encontrar um médico para ansiedade é a chave para sanar algumas questões importantes sobre este tipo de quadro clínico.
Além disso, dessa forma é possível receber o suporte adequado para cada caso, elevando assim a qualidade de vida.
Para saber mais sobre este assunto, acompanhe o texto abaixo.
Como encontrar um médico para ansiedade?
É possível encontrar um médico para ansiedade ou um psicólogo em alguns contextos diferentes. Por exemplo:
- Clínica psiquiátrica: Em uma clínica psiquiátrica é possível encontrar tanto médicos, quanto psicólogos. Neste contexto, haverá todo o suporte multidisciplinar, para tornar o tratamento ainda mais interessante e profundo.
- Consultórios particulares: Além das clínicas, é possível encontrar estes mesmos profissionais em consultórios particulares. Aqui, a gama de possibilidades pode ser ainda maior.
- Sistema público: No sistema público, dependendo do caso, é possível ter acesso ao atendimento via CAPS, com a possibilidade de ter o tratamento adequado para a ansiedade e outros quadros.
Vale lembrarmos que o trabalho multidisciplinar é muito importante. Assim, o tratamento medicamentoso, unido à psicoterapia, poderá gerar efeitos mais qualificados.
+Leia também: Consulta com psiquiatra
Como funciona o atendimento?
Agora que você já sabe como encontrar um médico para ansiedade, deve estar se questionando acerca do atendimento. Desse modo, fizemos um breve resumo de como funciona:
- Psiquiatra: O médico psiquiatra colherá informações da história clínica do paciente, trabalhando no diagnóstico e, mais tarde, no planejamento do tratamento. Além disso, haverá o acompanhamento periódico.
- Psicólogo: O psicólogo, por sua vez, trabalha através da escuta qualificada, analisando o discurso do paciente e servido de alicerce para o reconhecimento, autoconhecimento, quebra de paradigmas, geração de novas perspectivas e insights, etc. Neste caso, o acompanhamento poderá ser semanal.
+Leia também: Como internar uma pessoa com problemas psiquiátricos
Quais profissionais atendem quadros de ansiedade?
É preciso entender que a ansiedade trata-se, de maneira geral, de uma preocupação excessiva e persistente acerca do futuro, gerando medo e sintomas físicos com relação ao que pode vir acontecer, nos mais diversos contextos cotidianos.
+Leia também: Quanto custo internar em uma clínica psiquiátrica
Todos nós sentimos ansiedade. Uns sentem mais, outros menos. De qualquer forma, quando a ansiedade atrapalha o dia a dia do sujeito, provocando efeitos severos, a ajuda de um profissional pode ser bem vinda. Nestes casos, existem dois profissionais que poderão fazer o acompanhamento. São eles:
- Psicólogos;
- Psiquiatras.
O psicólogo trabalha a partir do viés da escuta. É ele quem analisará, junto com o paciente, as situações cotidianas, compreendendo-as mais a fundo e entendendo os gatilhos da ansiedade, por exemplo.
+Leia também: porque fazer terapia
Já o psiquiatra trabalhará também toda a história do paciente, visando um planejamento (que pode ser medicamentoso) para que os sintomas de ansiedade diminuam, gerando assim mais qualidade de vida para a pessoa.
+Leia também: Emergências Psiquiátricas
Conte com a Interhelp Internação
Lidar com a ansiedade não é uma tarefa tão fácil. Porém, com o suporte adequado o caminho pode ser menos espinhoso. Sendo assim, conte com a gente para encontrar a melhor clínica de internação psiquiátrica para o seu caso.
Estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a encontrar o melhor tratamento possível.
Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida
Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/
Última atualização do site: 13/10/2020 Última atualização da página: 13/10/2020
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
FALE CONOSCO: 0800 500 9945
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.