10 razões para você fazer psicoterapia

porque fazer terapia

Públicado em: 24 de setembro de 2020

Última Atualização em: 24 de setembro de 2020

No artigo de hoje vamos lhe apresentar porque fazer terapia pode ser uma boa ideia que lhe trará efeitos interessantes em diversos âmbitos de sua vida.

Para isso, separamos 10 razões para você fazer psicoterapia e, a partir da escuta, criar novos caminhos para contextos diversos. Acompanhe a seguir e saiba mais.

Porque fazer terapia? 10 razões para você fazer psicoterapia

  1. Espaço para pensar em você sem julgamentos
  2. Entenda situações com mais clareza
  3. Quebre imposições e paradigmas
  4. Conviva melhor com seus medos
  5. Entenda suas limitações
  6. Escuta o que você diz
  7. Avalia com mais coesão
  8. Cria relações mais saudáveis
  9. Entende suas responsabilidades
  10. Lida melhor com sentimentos e emoções

Abaixo você poderá entender porque fazer terapia pode ser uma ideia interessante, independentemente das situações que você tem vivido ultimamente. Afinal, ainda existem tabus de que terapia é apenas para “loucos” ou “doentes mentais”, o que não é verdade.

A terapia, na realidade, é recomendada para toda e qualquer pessoa que deseja ter uma melhor qualidade de vida; um melhor conhecimento de si e uma maior independência emocional diante da vida. No entanto, acompanhe este texto para saber mais sobre o assunto.

+Leia também: Acompanhamento terapêutico

1- Espaço para pensar em você sem julgamentos

É no setting terapêutico que você poderá pensar e falar sobre você sem nenhum julgamento prévio. Afinal, o terapeuta está ali para escutar tudo o que você deseja dizer, sem apontar certo ou errado, e tampouco enaltecer o que é mais ou menos importante.

2- Entenda situações com mais clareza

A partir do momento que você tem o acompanhamento de um profissional, ele poderá lhe fazer questionamentos acerca dos assuntos trazidos por você e, a partir disso, você desfruta de mais clareza no dia a dia. Afinal, você passará a compreender as situações com um toque de alguém de fora, compreendendo a situação com mais clareza.

3- Quebre imposições e paradigmas

Ao longo de nossas vidas, acabamos nos apegando à muitas coisas que simplesmente dizemos ser “a verdade absoluta” sobre algo, o que não é verdade.

Assim, a terapia poderá servir de alicerce para você quebrar tabus e paradigmas que, sem se dar conta, pode ter criado sobre si e sobre o mundo.

4- Conviva melhor com seus medos

Todo mundo tem medo, e isso é um fato. Conviver melhor com eles é uma maneira de seguir em frente mesmo diante de impasses do cotidiano. Sendo este um dos motivos do porque fazer terapia.

5- Entenda suas limitações

Muitas pessoas acabam caindo em sofrimento, ao longo de suas vidas, por não estarem a par de suas próprias limitações. Dessa maneira, acabam tentando ultrapassar limites dolorosos demais, sentindo uma frustração que, com um conhecimento de si mais aprofundado, poderia ter sido mais bem administrada.

6- Escuta o que você diz

Você sabia que, quando falamos nossos problemas, nós os “gastamos” com palavras e, além disso, ainda escutamos o que dizemos? Pois enquanto apenas pensamos, as questões podem soar de uma forma distinta e, a partir do momento que a colocamos em palavras, podemos ter outras interpretações e insights. Falar, cura!

7- Avalia com mais coesão

Quando estamos com sentimentos à flor da pele, acabamos tomando decisões precipitadas que podem resultar em efeitos negativos para a nossa vida. Por isso, avaliar com mais coesão é um dos motivos de porque fazer terapia é interessante.

8- Cria relações mais saudáveis

É na terapia que poderemos falar sobre nossos anseios, angústias e dúvidas com relação à vida. Além disso, os nossos relacionamentos também podem ser discutidos, além das funções que eles representam em nosso dia a dia. Por isso, com a escuta qualificada você poderá desenvolver relações mais saudáveis e construtivas.

9- Entende suas responsabilidades

Muitas vezes deixamos de prestar atenção no quanto as nossas responsabilidades estão diretamente relacionadas com os problemas que nos queixamos. Assim, com a terapia podemos entender como podemos melhorar o nosso dia a dia a partir da responsabilização de nossas atitudes.

10- Lida melhor com sentimentos e emoções

Por fim, não podemos deixar de citar que fazer terapia está relacionado com sentimentos e emoções e, por conta disso, a escuta qualificada pode nos dar um melhor equilíbrio neste sentido.

Experimente a psicoterapia e veja como ela pode ser uma forte aliada no seu entendimento pessoal e na melhora das mais diversas perspectivas que você tem sobre sua vida!

Links úteis:

Conselho Federal de Psicologia
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Centro de Valorização da Vida 
Código de ética Profissional do Psicólogo

Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)

Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *