10 razões para você fazer psicoterapia

porque fazer terapia

Públicado em: 24 de setembro de 2020

Última Atualização em: 25 de fevereiro de 2022

No artigo de hoje vamos lhe apresentar porque fazer terapia pode ser uma boa ideia que lhe trará efeitos interessantes em diversos âmbitos de sua vida.

Para isso, separamos 10 razões para você fazer psicoterapia e, a partir da escuta, criar novos caminhos para contextos diversos. Acompanhe a seguir e saiba mais.

Porque fazer terapia? 10 razões para você fazer psicoterapia

  1. Espaço para pensar em você sem julgamentos
  2. Entenda situações com mais clareza
  3. Quebre imposições e paradigmas
  4. Conviva melhor com seus medos
  5. Entenda suas limitações
  6. Escuta o que você diz
  7. Avalia com mais coesão
  8. Cria relações mais saudáveis
  9. Entende suas responsabilidades
  10. Lida melhor com sentimentos e emoções

Abaixo você poderá entender porque fazer terapia pode ser uma ideia interessante, independentemente das situações que você tem vivido ultimamente. Afinal, ainda existem tabus de que terapia é apenas para “loucos” ou “doentes mentais”, o que não é verdade.

A terapia, na realidade, é recomendada para toda e qualquer pessoa que deseja ter uma melhor qualidade de vida; um melhor conhecimento de si e uma maior independência emocional diante da vida. No entanto, acompanhe este texto para saber mais sobre o assunto.

+Leia também: Acompanhamento terapêutico

1- Espaço para pensar em você sem julgamentos

É no setting terapêutico que você poderá pensar e falar sobre você sem nenhum julgamento prévio. Afinal, o terapeuta está ali para escutar tudo o que você deseja dizer, sem apontar certo ou errado, e tampouco enaltecer o que é mais ou menos importante.

2- Entenda situações com mais clareza

A partir do momento que você tem o acompanhamento de um profissional, ele poderá lhe fazer questionamentos acerca dos assuntos trazidos por você e, a partir disso, você desfruta de mais clareza no dia a dia. Afinal, você passará a compreender as situações com um toque de alguém de fora, compreendendo a situação com mais clareza.

3- Quebre imposições e paradigmas

Ao longo de nossas vidas, acabamos nos apegando à muitas coisas que simplesmente dizemos ser “a verdade absoluta” sobre algo, o que não é verdade.

Assim, a terapia poderá servir de alicerce para você quebrar tabus e paradigmas que, sem se dar conta, pode ter criado sobre si e sobre o mundo.

4- Conviva melhor com seus medos

Todo mundo tem medo, e isso é um fato. Conviver melhor com eles é uma maneira de seguir em frente mesmo diante de impasses do cotidiano. Sendo este um dos motivos do porque fazer terapia.

5- Entenda suas limitações

Muitas pessoas acabam caindo em sofrimento, ao longo de suas vidas, por não estarem a par de suas próprias limitações. Dessa maneira, acabam tentando ultrapassar limites dolorosos demais, sentindo uma frustração que, com um conhecimento de si mais aprofundado, poderia ter sido mais bem administrada.

6- Escuta o que você diz

Você sabia que, quando falamos nossos problemas, nós os “gastamos” com palavras e, além disso, ainda escutamos o que dizemos? Pois enquanto apenas pensamos, as questões podem soar de uma forma distinta e, a partir do momento que a colocamos em palavras, podemos ter outras interpretações e insights. Falar, cura!

7- Avalia com mais coesão

Quando estamos com sentimentos à flor da pele, acabamos tomando decisões precipitadas que podem resultar em efeitos negativos para a nossa vida. Por isso, avaliar com mais coesão é um dos motivos de porque fazer terapia é interessante.

8- Cria relações mais saudáveis

É na terapia que poderemos falar sobre nossos anseios, angústias e dúvidas com relação à vida. Além disso, os nossos relacionamentos também podem ser discutidos, além das funções que eles representam em nosso dia a dia. Por isso, com a escuta qualificada você poderá desenvolver relações mais saudáveis e construtivas.

9- Entende suas responsabilidades

Muitas vezes deixamos de prestar atenção no quanto as nossas responsabilidades estão diretamente relacionadas com os problemas que nos queixamos. Assim, com a terapia podemos entender como podemos melhorar o nosso dia a dia a partir da responsabilização de nossas atitudes.

10- Lida melhor com sentimentos e emoções

Por fim, não podemos deixar de citar que fazer terapia está relacionado com sentimentos e emoções e, por conta disso, a escuta qualificada pode nos dar um melhor equilíbrio neste sentido.

Experimente a psicoterapia e veja como ela pode ser uma forte aliada no seu entendimento pessoal e na melhora das mais diversas perspectivas que você tem sobre sua vida!

Perguntas frequentes

Logo abaixo algumas perguntas frequentes sobre terapia que serão abordadas:

  • Quais são os benefícios da terapia?
  • Quais são os motivos para fazer terapia?
  • O que é terapia com psicólogo?
  • Qual a diferença entre um psicólogo e um terapeuta?
  • Quais são os tipos de terapia?
  • Como funciona a terapia online?
  • Quais são os benefícios da terapia online?
  • O que se faz em uma terapia?
  • Quando é necessário fazer terapia?
  • Quanto custa uma terapia?
  • Como funciona a terapia de casal?

Quais são os benefícios da terapia?

Os benefícios gerados pela psicoterapia são bastante subjetivos. Isso quer dizer que cada indivíduo pode encontrar vantagens específicas que se alinham à sua própria história de vida.

Contudo, se fôssemos listar alguns fatores positivos da prática, poderíamos trazer os seguintes:

  • Autoconhecimento e reconhecimento de si.
  • Gerenciamento das emoções.
  • Melhora nos relacionamentos interpessoais.
  • Cultivo da autoestima e do amor-próprio.
  • Cuidados com a saúde mental.
  • Entender pensamentos.
  • Lidar melhor com medos e angústias.
  • Reconhecer o próprio valor e força.
  • Aprender a lidar com as limitações.
  • Ultrapassar lutos e perdas.
  • Entre muitos outros fatores.

Quais são os motivos para fazer terapia?

Cada pessoa pode ter, dentro de si, os seus próprios motivos. Alguns focam em problemas de timidez, outros querem entender melhor as emoções. Ao mesmo tempo, outras pessoas buscam a psicoterapia para se conectar mais consigo mesma, visando mais qualidade de vida e saúde mental.

Também há pessoas que buscam a psicoterapia para lidar com questões bem específicas, como depressão, ansiedade, estresse, burnout, etc. 

Você é quem sabe reconhecer os motivos pelos quais você busca a terapia.

O que é terapia com psicólogo?

A terapia com psicólogo é pautada na dialética. De maneira geral, o profissional irá conversar com o paciente, ajudando-o a entender melhor as suas emoções e auxiliando-o nas suas descobertas, autoconhecimento, etc.

Qual a diferença entre um psicólogo e um terapeuta?

Depende do contexto. Um psicólogo é, também, um terapeuta. Só que um terapeuta psicológico. No entanto, existem outros tipos de terapia que podem ser vistas na nossa sociedade. Cada qual com as suas próprias especificidades. 

Quais são os tipos de terapia?

São diversos os tipos de terapia que existem. Até mesmo dentro da própria psicologia existe uma série de abordagens diferentes que são praticadas na profissão. Veja alguns tipos de terapia psicológica que existem:

  1. Psicanálise: Parte da premissa de falar tudo o que lhe vem à mente, sem censura. 
  2. Junguiana: Tem um viés psicanalítico, mas foca mais na interpretação dos sonhos e nas contribuições de Jung.
  3. Lacaniana: Já dizia Lacan que ele era Freudiano, ou seja, pautava a sua terapia na Psicanálise. No entanto, as suas contribuições trouxeram à luz a sua própria teoria.
  4. Cognitivo-comportamental: Com foco nos comportamentos, hábitos e pensamentos (crenças) o indivíduo recebe psicoeducação para transformar a sua rotina, vida, etc.
  5. Gestalt-terapia: Focada no “aqui e agora” e nos contextos em que o indivíduo está inserido hoje.
  6. Psicodrama: Por meio de “dramatizações”, o paciente coloca para fora o que quer falar, gesticular e apresentar para as pessoas que convivem com ele. Tudo isso com o terapeuta “incorporando” os outros que convivem com o indivíduo.

Existem ainda outros tipos de terapias. Cabe a você encontrar aquela que mais condiz com as suas expectativas.

Como funciona a terapia online?

A terapia online funciona de uma forma semelhante à presencial. Por meio das videochamadas, o profissional conversará com o paciente sobre as questões que o trouxeram à terapia. Assim, será conduzida a sessão normalmente.

No entanto, o ideal é que o paciente escolha um local tranquilo da sua casa para fazer a terapia.

Quais são os benefícios da terapia online?

Basicamente, os mesmos que a terapia presencial pode proporcionar, embora o espaço terapêutico também contribua para uma conexão mais profunda consigo mesmo.

Mas, quando pensamos em diferenciais da terapia online, podemos apontar a flexibilidade de horário e a facilidade no que diz respeito à localização geográfica.

O que se faz em uma terapia?

Você pode ser convidado a falar mais sobre algumas questões da sua vida, e o terapeuta vai pontuando e intervindo de acordo com o que você diz. Assim, por meio da conversa, é possível ter insights, entender melhor o que se sente, quem se é, e assim por diante.

Em algumas terapias, como a psicanálise, você pode ser convidado a deitar no divã, de costas para o analista. Isso permite que você fique mais à vontade na hora de falar de eventos embaraçosos, por exemplo.

Quando é necessário fazer terapia?

Em circunstâncias em que a saúde mental está fragilizada, a psicoterapia pode vir a ser necessária. Porém, não é fundamental ter “um problema mental” para fazer terapia. Qualquer indivíduo que deseja usufruir dos benefícios da prática poderá iniciar um processo psicoterapêutico. 

Quanto custa uma terapia?

O valor é bastante variável e cada profissional pode cobrar de acordo com o caso do paciente. Especialmente na psicanálise, esse tipo de prática é bastante comum: na entrevista preliminar fecha-se o “contrato” da terapia, digamos assim, e é o momento em que analista e analisando combinam o preço das sessões.

Como funciona a terapia de casal?

De forma semelhante a como funciona a terapia, com a diferença de que o casal estará junto no momento em que o psicólogo conversa e intervém.

Ambos terão momentos para falar, conversar, fazer perguntas, etc. Além disso, o terapeuta faz questionamentos para cada um ou para os dois, a fim de fazer com que o casal se conecte e entenda melhor a situação que estão vivendo.

Conclusão

Fazer psicoterapia é uma forma de se conhecer melhor, além de entender os conflitos internos com mais clareza. Qualquer indivíduo que deseja passar pelo processo terapêutico poderá vivenciá-lo de uma forma positiva. Ou seja, não há necessidade de haver a presença de transtornos e doenças mentais para que um psicólogo seja procurado.

Se você simplesmente deseja cuidar da sua saúde mental, entender melhor as suas emoções e construir relações mais saudáveis, a psicoterapia pode lhe ajudar.

A psicoterapia pode ser uma forte aliada nos cuidados com a saúde mental. Ela é indicada para qualquer indivíduo que deseja descobrir camadas mais profundas sobre si mesmo, ou que esteja atravessando questões difíceis na vida pessoal, profissional, etc.

A psicoterapia não é coisa de “louco”. Mas sim, coisa de quem foca na saúde mental e se preocupa com a sua própria qualidade de vida. Cuide de você!

Referências

What Are The Benefits Of Psychotherapy? Disponível em: <https://apibhs.com/2019/11/11/what-are-the-benefits-of-psychotherapy> Acesso em 23 fev. 2022.

What is Psychotherapy? Disponível em: <https://www.psychiatry.org/patients-families/psychotherapy> Acesso em 23 fev. 2022.

Links úteis:

Conselho Federal de Psicologia
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Centro de Valorização da Vida 
Código de ética Profissional do Psicólogo

Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima