Como funciona um grupo de apoio para familiares de dependentes químicos?

Como funciona um grupo de apoio para familiares de dependentes químicos?

Públicado em: 12 de fevereiro de 2020

Última Atualização em: 8 de janeiro de 2021

Os grupos de apoio às famílias de viciados em drogas servem como uma ajuda importante na recuperação do indivíduo, bem como da comunidade desse indivíduo.

Embora seja raro, difícil e perigoso para as pessoas com vícios tentarem parar de usar por conta própria, receber tratamento de profissionais treinados em nossos centros de recuperação de vícios garante sua segurança e aumenta suas chances de manter a abstinência.

Grupo de apoio

Mas a recuperação não termina com o indivíduo que está lutando com o abuso de substâncias. O vício afeta toda a família e muitas vezes há muita cura que precisa ocorrer, mesmo que os membros próximos à pessoa que está lutando com o abuso de substâncias possam não estar sofrendo de nenhum tipo de vício. Se você tem um membro da família que está sofrendo de um vício, pode oferecer apoio buscando tratamento. 

Segue uma lista de alguns grupos de apoio no Brasil

Al-Anon
Alateen
Nar-Anon
Amor Exigente
Associação brasileira de narcóticos anônimos

Grupo no whatsapp:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: 

Grupo de apoio á familiares de dependentes químicos: Impacto relacional do transtorno por uso de substâncias

Quando alguém que amamos está lutando contra o transtorno do uso de substâncias, nossa tendência é concentrar toda a nossa atenção nele e ajudar essa pessoa a melhorar. Isso é, obviamente, de grande importância, mas também é necessário olhar além do indivíduo.

Primeiro, o envolvimento e o apoio dos membros da família desempenham um papel significativo na recuperação de pacientes com dependência. 

Pesquisas sugerem que o envolvimento da família no processo de intervenção e recuperação aumenta o potencial de recuperação do paciente. Principalmente quem faz parte de algum programa de prevenção de recaída.

Mas a recuperação não é apenas para o indivíduo que sofre de dependência. O distúrbio do uso de substâncias geralmente se espalha por toda a comunidade do paciente, como amigos e familiares.

O relacionamento próximo com alguém que está lutando contra o vício pode afetar as pessoas de várias maneiras. 

Como os grupos de apoio podem ajudar?

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os grupos de apoio às famílias de viciados em drogas podem ajudar a oferecer ajuda durante esse período difícil.

  • Lidar com culpa e culpa: Muitas vezes, os membros da família se culpam pela situação e podem ser prejudicados pela culpa. Grupos de terapia, aconselhamento e apoio a famílias de dependentes químicos podem ajudar os membros da família a lidar com essas emoções e seguir adiante com suas vidas, apesar da condição do membro da família que luta contra o abuso de substâncias.
  • Curar relacionamentos facilitadores e prejudiciais:As famílias podem cair em padrões relacionais prejudiciais, criados ou perpetuados pela situação. Os membros da família podem até mesmo involuntariamente permitir o vício do usuário. Os grupos de apoio podem ajudar os membros da família a resolver juntos esses problemas relacionais. Dessa forma, a família pode permanecer saudável e proporcionar um ambiente saudável para a recuperação de pacientes também.
  • Forneça suporte e entendimento gerais:Uma das coisas mais difíceis de ter um ente querido lutando contra o abuso de substâncias é se sentir perdida e sozinha. Grupos de apoio à família reúnem pessoas que estão lidando com questões semelhantes. Isso permite que os membros da família ouçam as histórias de outras pessoas, aprendam com as experiências de outras pessoas e saibam que não estão sozinhas.

Se você tem um membro da família lutando contra um distúrbio de uso de substâncias, é importante começar a procurar tratamento imediatamente em nossos centros de recuperação de dependências.

Conteúdo relacionado:

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima