Quanto custa internar em uma clínica psiquiátrica?

quanto custa uma clínica psiquiátrica

Públicado em: 30 de junho de 2020

Última Atualização em: 2 de março de 2022

Procurando informações sobre quanto custa uma clínica psiquiátrica? As clínicas psiquiátricas são responsáveis por trabalhar com doenças que afetam a mente humana. Com isso, a função de um psiquiatra é tratar os sofrimentos mentais, sejam eles de origem física ou não.

Mas quanto custa uma clínica psiquiátrica?

Valores para internação em uma clínica psiquiátrica variam de planos de saúde e clínicas. Ficam entre R$ 600,00 e até R$ 6.000,00, a mensalidade. Embora o estigma em torno das doenças mentais tenha diminuído nos últimos anos, os cuidados de saúde mental são amplamente conhecidos por serem inacessíveis, mesmo para os mais privilegiados.

clínica psiquiátricas - ambientes

clínica psiquiátricas - ambientes
clínica psiquiátricas – ambientes

 

Quando escolher uma clínica psiquiátrica, verifique se ela tem profissionais qualificados, pois, dessa forma, o tratamento será aplicado de forma eficaz e contínuo. Com isso, o psiquiatra avaliará o paciente de forma biológica, cultural e psicológica, o que lhe dará um panorama mais completo daquela pessoa.

Ao fazer essa avaliação, o profissional tem que ser bem criterioso e precisa ter um olhar muito específico para aquela situação. Por conta disso, a escolha desse profissional é decisiva na vida das pessoas que precisam desse tipo de tratamento.

Normalmente, o atendimento desses profissionais se baseia na prevenção de doenças da mente, impedindo que esses problemas se instalem no paciente. Além disso, eles também trabalham com diagnósticos e, se necessário, receitam medicamentos. Uma ferramenta que o psiquiatra usa para os seus diagnósticos é o DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Avaliação gratuita

Onde encontrar clínicas psiquiátricas?

Existem diversas clínicas psiquiátricas espalhadas pelo país. Encontrar a melhor opção não é uma tarefa fácil. Neste caso, um caminho interessante é buscar auxílio de quem entende do assunto.

Nós da Interhelp Internação trabalhamos com o intuito de encaminhar cada caso para a melhor instituição possível. Entre em contato conosco para saber mais.

Conteúdo relacionado: https://interhelpinternacao.com.br/internacao-psiquiatrica/

Como funciona uma clínica psiquiátrica para internação?

Basicamente, ao ser internado, o paciente terá tudo que necessita para atravessar a sua reabilitação da melhor forma.

Assim, além de ter uma estrutura física preparada para o seu tratamento, ele ainda terá uma equipe multidisciplinar à sua disposição. Com isso, contará com o suporte de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais da saúde.

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica?

Segundo o tempo médio estabelecido pelo Ministério da Saúde, uma internação psiquiátrica de um adulto pode durar, em média, 30 dias. Entretanto, trata-se apenas de uma média e, como tal, pode variar de acordo com a gravidade do caso e as necessidades do paciente.

+Leia também: Como internar uma pessoa com esquizofrenia?

Quanto tempo demora uma consulta com o psiquiatra?

Uma consulta com um psiquiatra pode durar, em média, de 30 à 50 minutos, dependendo das ferramentas utilizadas pelo profissional.

+Leia também: Consulta Psiquiatra

Como é feita a avaliação com um psiquiatra?

O psiquiatra é um médico especialista em psiquiatria onde, em uma consulta, fará a avaliação do paciente, pautando-se em objetivos de elaborar o diagnóstico e planejar o projeto terapêutico.

Assim, neste primeiro momento, o médico colhe a história clínica do paciente e realiza o exame do seu estado mental. Além disso, pode solicitar exames físicos e neurológicos.

Como é realizado o atendimento em uma clínica psiquiátrica pelo SUS?

A Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS) tem por objetivo promover o acolhimento, acompanhamento contínuo e atenção às urgências e emergências, com o intuito de desenvolver vínculos e garantir o direito das pessoas que necessitam de tratamentos psiquiátricos.

O acompanhamento irá acontecer de acordo com cada situação. Na Atenção Básica há o atendimento daqueles que possuem transtornos mentais ou apresentam algum tipo de abuso de substâncias como drogas e álcool.

Neste caso, o atendimento ocorre em Unidades Básicas de Saúde, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Consultório de Rua. Este primeiro atendimento acontece antes de encaminhar para a Rede de Atenção.

Há ainda o CAPS como uma opção preparada e qualificada. Aqui, estamos tratando de um substitutivo para o modelo de asilo que os paradigmas reforçam. A partir disso, há a valorização da reinserção social através de lazer, trabalho, exercício de direitos e fortalecimento de laços sociais.

Como é realizado o atendimento em uma clínica psiquiátrica com plano de saúde?

O atendimento deverá ser agendado previamente com um médico conveniado ao plano. O psiquiatra fará o mapeamento da história clínica do paciente, elaborando assim o diagnóstico e o plano de tratamento.

O acompanhamento poderá inicialmente, acontecer a cada 15 ou 20 dias, dependendo do caso. A durabilidade do tratamento poderá variar, e o acompanhamento passa, pouco a pouco, a ser mais espaçado.

Como é realizado o atendimento em uma clínica psiquiátrica particular?

Na clínica psiquiátrica particular também será necessário um agendamento prévio. Assim, no dia da consulta, o médico também poderá solicitar exames para analisar o estado mental do paciente. Feito isso, poderá então elaborar o diagnóstico e assim planejar o tratamento terapêutico.

Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 
Última atualização do site: 23/10/2020 Última atualização da página: 23/10/2020

Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida

Dr Rodrigo Vidovix da Rocha Duran
CRM/SP 90.661

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

4.4/5 - (11 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima