Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico?

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico?

Públicado em: 12 de abril de 2020

Última Atualização em: 1 de abril de 2021

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico? Quando as pessoas falam sobre desintoxicação, geralmente se referem a uma das duas coisas: o ato de desintoxicar uma substância ou um programa de tratamento de desintoxicação.

Desintoxicar de drogas ou álcool envolve limpar o corpo de substâncias e gerenciar quaisquer sintomas de abstinência que ocorram.

Todo o processo pode levar de alguns dias a vários meses. Por exemplo, o álcool deixa o corpo depois de alguns dias, mas a desintoxicação dos desejos pode levar muito mais tempo. Quanto tempo leva a desintoxicação depende de vários fatores, incluindo:

  • Qual substância foi abusada
  • Se várias substâncias foram abusadas
  • Com que frequência o usuário abusou da substância
  • Quanto da substância o usuário tomou
  • Histórico médico do usuário
  • A idade do usuário
  • O sexo do usuário

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico?

A duração do tratamento pode ser muito variável: entre 1 e 30 dias, pois depende dos efeitos desejados e da tolerância ao tratamento. De fato, alguns preferem uma cura expressa por alguns dias (cerca de 10 dias) ou espalham essa cura suavemente por um mês.

Os programas de tratamento de desintoxicação são projetados para ajudar indivíduos durante o processo de retirada.

A desintoxicação é considerada a primeira fase de recuperação do vício e não deve ser considerado um substituto para qualquer reabilitação ou terapia necessária a seguir.

Quanto tempo leva para a desintoxicação de drogas e álcool?

Na maioria das vezes, um indivíduo pode desintoxicar substâncias dentro de uma semana (embora os desejos possam persistir por meses depois). Alguns dos sintomas mais graves da abstinência parecem não fatais, como vômitos e diarreia.

No entanto, a desidratação rápida causada por esses sintomas pode ser fatal. Consequentemente, a maioria dos programas de tratamento de dependência inclui e encoraja fortemente a desintoxicação medicamente supervisionada.

A tabela abaixo ilustra o tempo aproximado de desintoxicação e os sintomas típicos de abstinência associados a cada fase.

Álcool

Alcoolismo: Os sintomas de abstinência começam, como ansiedade, insônia e tremores.  Os sintomas atingem o pico em 72 horas. Convulsões, febre e alucinações podem ocorrer. Os sintomas físicos da abstinência diminuem. Pode sentir desejos até ser tratado com terapia.

Benzodiazepínicos

Benzodiazepínicos: Irritabilidade, náusea, dor de cabeça e dores musculares são sintomas precoces. Dependendo da intensidade da dose, os sintomas de pico podem incluir ansiedade, irritabilidade, tremores, inquietação, vômitos e palpitações.·.

A insônia rebote ocorre em muitos casos de abstinência. A retirada grave pode durar de 10 a 14 dias e inclui alguma perda de peso, dificuldade de concentração e alterações nas habilidades perceptivas.

Alucinógenos

Dependendo do alucinógeno específico, a abstinência pode incluir dores de cabeça, desejo por drogas e sudorese.

Se ocorrerem sintomas de abstinência, a maioria deve diminuir e diminuir gradualmente na primeira semana de desintoxicação.·.

Alterações no sistema de recompensa da dopamina no cérebro podem resultar em alterações de humor até que os níveis naturais voltem ao normal.       Sabe-se que o PCP produz desejos de drogas em indivíduos após o uso.

Maconha

Maconha: Manter-se hidratado, comer alimentos saudáveis ​​e se exercitar pode aliviar os sintomas iniciais de abstinência. Os sintomas de abstinência incluem alterações de humor, apetite reduzido, dores de cabeça, insônia e problemas de estômago.·.

Sintomas mentais como irritabilidade, perda de foco, desejo por drogas e aumento da sensação de depressão podem ocorrer.

Opioides , heroína

A retirada depende de quão rápido o opioide é de ação. A retirada da heroína pode começar após algumas horas e incluir dores musculares, ansiedade, olhos lacrimejantes, coriza, sudorese, insônia e bocejos frequentes.·.

Os picos dos sintomas incluem diarreia, náusea, vômito, cólicas abdominais, arrepios, visão embaçada e batimentos cardíacos acelerados.

Os sintomas diminuem, mas ainda podem ocorrer problemas digestivos, perda de apetite, desidratação ou convulsões. Para vícios graves, insônia, irritabilidade, desejos, sudorese, ansiedade e depressão podem persistir por 6 meses ou mais.

Estimulantes (cocaína , metanfetamina)

Estimulantes como cocaína e metanfetamina: O “acidente” de abstinência inicial pode incluir fadiga, dores no corpo, irritabilidade e humor alterado.Os danos cerebrais causados ​​pelo abuso de drogas podem levar a sintomas depressivos ou psicóticos.

Encontre um programa de desintoxicação

Desintoxicação é o primeiro passo integral da recuperação. Para indivíduos que sofrem de um Transtorno por uso de substâncias, entrar na desintoxicação pode salvar vidas.

O tratamento assistido por medicação pode reduzir os sintomas dolorosos de abstinência e aumentar suas chances de passar com sucesso para um programa e terapia de reabilitação hospitalar ou ambulatorial.

Converse hoje com um profissional de recuperação para obter informações sobre suas opções de desintoxicação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima