Ibogaína: O que é, Tratamento, Preço, Depoimentos e muito mais

O que é o tratamento com ibogaína

Públicado em: 7 de abril de 2020

Última Atualização em: 27 de setembro de 2021

O que é Ibogaína? Qual o tratamento e remédio ideal?  Saiba isso e muito mais em nosso conteúdo!

A ibogaína é um princípio ativo encontrado na raiz de uma planta africana com o nome de Iboga. Esse princípio ativo costuma ser utilizado para desintoxicar o corpo e a mente, especialmente no processo de desintoxicação referente à dependência química. 

Porém, ela pode provocar alucinações e efeitos intensos no indivíduo, e por isso só deve ser consumida com acompanhamento médico.

A dependência química é uma doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, no entanto, existe tratamento e a pessoa pode se recuperar com auxílio de sua vontade e apoio familiar, a fim de recuperar sua saúde psíquica, poder trabalhar e se encaixar na sociedade, uma vez que o vício a fez perder emprego, família, amigos.

Para se recuperar do vício em substâncias químicas e poder ter alta da internação para dependentes químicos, é preciso seguir um tratamento específico, no caso um dos tratamentos considerados como o melhor e mais indicado que é o uso de ibogaína.

tratamento Ibogaína
Tratamento com Ibogaína

O que é ibogaína?

A ibogaína trata-se de uma substância extraída na raiz da iboga, que é uma planta encontrada na África Central, a qual é utilizada pelos nativos para tratar doenças em seus rituais.

Em alguns países, essa raiz já é utilizada para tratar doenças e dependência de álcool e drogas. Essa substância age na desintoxicação e reduz os sintomas decorrentes da abstinência.

Tratamento ibogaína para dependentes químicos funciona?

Atualmente, há muitas dúvidas em relação ao tratamento para dependentes químicos, sendo o maior questionamento “se o tratamento ibogaína funciona de verdade”.

Entendemos que o tratamento NÃO FUNCIONA! No entanto, o tratamento para dependentes químicos realizado com ibogaína, tem ganho uma posição de destaque no mercado.

De fato, muita clínicas de reabilitação no Brasil disponibilizam, tendo uma forte busca do tratamento com ibogaína em SP já que alguns estudos comprovaram que a substância é eficaz no tratamento, quando comparado a outros métodos e medicações convencionais.

Ibogaína é droga?

Sim. Trata-se de uma droga alucinógena que pode, em alguns casos, ser utilizada para o tratamento da dependência química. Contudo, vale ressaltar que todo e qualquer medicamento também é considerado droga. 

Como é o tratamento com ibogaína?

O consumo da ibogaína, no caso do tratamento da dependência química, tem o objetivo de “purificar” o corpo e a mente, resultando em um processo de desintoxicação. Essa droga também pode diminuir o desejo de consumir substâncias químicas causadoras da dependência do indivíduo.

O tratamento com ibogaína é seguro?

Há controvérsias. É necessário sempre avaliar cada caso e levar em consideração a avaliação médica. Afinal, doses erradas podem levar à morte. Além disso, estamos, acima de tudo, tratando de uma substância química tóxica para o corpo humano.

Quanto custa o tratamento com ibogaína?

Depende da clínica de reabilitação que você consultar. Porém, podemos dizer que o valor pode variar entre R$5 e R$10 mil reais. 

O tratamento com ibogaína é utilizado para quais dependências?

O tratamento com ibogaína é indicado para diversos tipos de dependências, como por exemplo:

  • Cocaína;
  • Crack;
  • Heroína;
  • Morfina;
  • Entre outras.

Lembre-se de que é necessário avaliar cada caso antes de se “aventurar” em um tratamento do tipo.

Quais são os efeitos da ibogaína no organismo de um dependente químico?

A ibogaína pode diminuir a fissura causada pela dependência química, além de reduzir o desejo e os sintomas de abstinência. Assim, muitos especialistas indicam esse consumo pois a ibogaína evita a recaída. 

Ibogaína cura depressão e ayahuasca?

A ibogaína e depressão têm relação, ao menos na África. Lá, os especialistas apontam que a substância pode ser usada no tratamento do humor depressivo. Já a ayahuasca também pode ser consumida para este fim, mas nada que dispense o acompanhamento profissional e a prescrição médica. Jamais se automedique!

Conteúdo relacionado: O que é ayahuasca, quais sãos os perigos e como tratar?

Como funciona o tratamento com ibogaína?

tratamento com ibogaína

Para realizar qualquer tratamento que esteja relacionado a desintoxicação de dependência química é importante que a pessoa a ser tratada possua metas e realmente queira se livrar do vício, ou seja, quando o mesmo está consciente de que o uso excessivo de álcool e drogas está prejudicando sua saúde, interação com a família e vida social, e deseja mudar a situação.

Além disso, é necessário passar pela avaliação médica e realizar exames, a fim de identificar se há ou não contraindicações no tratamento e se está apto a recebê-lo. Nesse aspecto, é muito importante o acompanhamento de um familiar.

Alguns relatos sobre a ibogaína:

Tratamento ibogaína: Como encontrar uma clínica de recuperação para dependência química?

Com o auxílio de um guia de clínicas. Aqui na InterHelp, por exemplo, podemos ajudar você a encontrar a melhor clínica para o seu caso. Entre em contato conosco!

Existe tratamento com ibogaína gratuito?

É necessário questionar nas clínicas de reabilitação que oferecem tratamento gratuito.

Existe tratamento com ibogaína à distância?

Não. É necessário o acompanhamento profissional.

Consigo comprar ibogaína online?

Não. A venda é proibida no Brasil. Apenas por meio das clínicas de reabilitação e termos de consentimento é que a droga pode ser consumida.

Qual o remédio para parar de usar droga?

Como vimos até aqui, a ibogaína é uma substância alucinógena que vem sendo utilizada como um remédio para parar de usar drogas. Mas, para consumi-la de fato, é necessário contar com o auxílio de um profissional da saúde, e jamais consumir por conta própria. 

  • Ibogaína e heantos: O heantos é um medicamento vendido no Brasil que pode ter um efeito ligeiramente semelhante à ibogaína, ao menos na promessa de reduzir a fissura da droga. Consulte seu médico para saber mais.

Existe algum documentário sobre ibogaína?

Especificamente sobre ibogaína, ainda não. Ao menos que seja conhecido. Mas é possível encontrar diversos documentários sobre drogas psicodélicas e alucinógenas nas plataformas de streaming. Pesquise e encontre uma possibilidade para você conhecer um pouco mais sobre esse universo.

Quais são as etapas do tratamento com ibogaína?

A realização do tratamento ibogaína é de 5 dias durante a semana, ou seja, de segunda a sexta. No primeiro dia, o paciente recebe uma dosagem baixa, no segundo dia uma dosagem maior, conhecida como dose Reset. As doses vão sendo ajustadas a cada dia, a fim de desencadear o fim da dependência química.

O dependente químico é acompanhado por um profissional de saúde, seja no tratamento ibogaína a distância ou presencial.

Após o último dia de tratamento é importante continuar com o acompanhamento terapêutico, além de participar de grupos de recuperação e apoio, a fim de mudar os hábitos de vida, conhecer histórias de pessoas que venceram o vício e compartilhar a experiência, além de ter apoio para se sentir acolhido pela sociedade.

tratamento com ibogaína
tratamento com ibogaína

Se você possui algum familiar ou amigo que precisa de tratamento porque sofre com a dependência química, entre em contato com a clínica de reabilitação mais próxima de você e consulte algum especialista.

Ibogaína e a ANVISA

Referências

Ibogaine.org
Iboga.org em francês, italiano e inglês.
Erowids Ibogaine FAQ
An Introduction to Ibogaine por Nick Sandberg

Revisado por: Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354) Linkedin
Confira mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

4.4/5 - (5 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *