Como saber qual o melhor tratamento para dependentes químicos?
qual o melhor tratamento para dependentes químicos

Como saber qual o melhor tratamento para dependentes químicos?

Públicado em: 11 de novembro de 2020

Última Atualização em: 17 de janeiro de 2021

Como saber qual o melhor tratamento para dependentes químicos? Confira o que é preciso sobre o assunto e qual qual clínica de internação é a mais indicada.

O conceito de uso de substâncias ilegais hoje é tão distorcido que saber que alguém ao nosso redor usa uma substância ilegal não é mais surpreendente.

Como os transtornos de dependência são um problema sério que não desaparece por si só, é necessária ajuda profissional. Então surge a pergunta “Como saber qual o melhor tratamento dependentes químicos?”

+Leia também: Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Qual o melhor tratamento para dependentes químicos?

O melhor tratamento para dependentes químicos deve ser aplicado em diferentes esferas e de acordo com as necessidades de cada paciente, bem como, terapia medicamentosa, terapia psicológica, grupos de apoio, entre outros, como poderá conferir a seguir.

Não há um único tratamento específico, o que faz um tratamento ser eficiente é a combinação de estratégias que podem contribuir para melhorar a saúde física e psicológica do paciente.

homem com dúvidas

Leia também: Clínica para dependentes químicos [Guia Completo]

Medicações
A primeira é que não se aplicam terapias de substituição, ou seja, a clínica não usa substâncias que possam causar um novo vício.

Desintoxicação
A segunda é uma desintoxicação totalmente indolor. Os sintomas de dependência física desaparecem sem consequências e efeitos negativos da síndrome de abstinência.

Para tanto, utilizamos a desintoxicação ultrarrápida que, em pouco tempo, sob o efeito da anestesia geral, limpa completamente o organismo dos medicamentos

Purificação do sangue
Em seguida, a técnica de purificação do sangue – plasmaférese também pode ser aplicada. Tem vários efeitos. Não apenas elimina a dependência física, mas também previne transtornos mentais e delirium tremens no alcoolismo.

Também fortalece o sistema imunológico e estimula o metabolismo para a produção de novas células.
Além das terapias comportamentais, que são essenciais no processo de recuperação da dependência química.

É precisa entender qual o tipo de internação é mais apropriada tais como:

  • Internação voluntaria
  • Internação involuntário
  • Internação compulsória

Leia também: Internação voluntária, involuntária e compulsória [Guia Completo]

Como as terapias comportamentais tratam o vício em drogas?

As terapias comportamentais ajudam as pessoas em tratamento medicamentoso a mudar suas atitudes e comportamentos relacionados ao uso de drogas.

Como resultado, os pacientes são capazes de lidar com situações estressantes e vários gatilhos que podem causar outra recaída.

As terapias comportamentais também podem aumentar a eficácia dos medicamentos e ajudar o paciente a continuar o tratamento por mais tempo. Sejam elas:

  • Terapia cognitivo-comportamental
  • Terapia de estimulação motivacional
  • Terapia de estimulação motivacional
  • Terapia familiar

+Leia também: 10 razões para você fazer psicoterapia

Terapia familiar

Terapia cognitivo-comportamental

Tem como objetivo ajudar os pacientes a reconhecer, evitar e lidar com situações em que é mais provável o uso de drogas.

O gerenciamento de contingência usa reforço positivo, como fornecer recompensas ou privilégios por não usar drogas, comparecer a sessões de aconselhamento e participar ativamente delas ou fazer tratamento medicamentoso conforme orientação.

Terapia de estimulação motivacional

Usa estratégias para aproveitar ao máximo a disposição de uma pessoa de modificar seu comportamento e iniciar o tratamento.

Terapia familiar

Ajuda as pessoas com problemas de uso de drogas (especialmente os jovens) e suas famílias a examinar os fatores que influenciam os padrões de consumo e a melhorar o funcionamento geral da família.

Qual a clínica com o melhor tratamento para dependentes químicos?

A Interhelp Internação é uma das clínicas referência no tratamento para dependentes químicos, uma vez que, além da estrutura completa e adaptada para receber seus pacientes, conta com uma equipe profissional capacitada, a qual inclui: médico geral, psiquiatra, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros. Essa clínica oferece todo o suporte e apoio que o dependente químico necessita para se recuperar do vício.

Links úteis:
Conselho Federal de Psicologia
Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida
Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Código de ética Profissional do Psicólogo

Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 
Última atualização do site: 11/11/2020 Última atualização da página: 11/11/2020

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945