Terapia psicológica: 10 razões para você fazer

Terapia psicológica

Públicado em: 5 de fevereiro de 2022

Última Atualização em: 26 de maio de 2022

A terapia psicológica pode ajudar você a lidar com as adversidades da vida e também com as suas emoções. Saiba mais sobre o assunto acompanhando este conteúdo até o fim.

O que é terapia psicológica?

A terapia psicológica, também chamada de psicoterapia, nada mais é do que um tipo de tratamento que visa, por meio da dialética, tratar questões relacionadas à saúde mental do sujeito. 

Assim, o psicólogo atua no tratamento da depressão, ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamentos interpessoais, autoconhecimento, angústia, entre outras questões de saúde mental.

O tratamento se dá na interação entre o psicólogo e o paciente. Inclusive, há quem associe a terapia psicológica à “cura pela palavra”.

10 razões para você fazer terapia psicológica 

Existem inúmeros benefícios. Por meio da psicoterapia é possível:

  1. Compreender melhor as próprias emoções, aprendendo a gerenciá-las.
  2. Assumir as suas próprias responsabilidades com relação às adversidades da vida.
  3. Compreender o seu papel na sociedade e nos círculos sociais, como família, trabalho, escola, etc.
  4. Lidar com questões internas, como medos, angústias, ansiedade, depressão, estresse, etc.
  5. Ressignificar lutos e dores do passado, tendo um novo olhar para o futuro.
  6. Encontrar respostas para impasses internos, ou então, encontrar novas perguntas que movam com relação ao futuro.
  7. Encontrar objetivos e sentidos para as mais diversas questões da vida.
  8. Desenvolver o amadurecimento emocional e psicológico.
  9. Encontrar uma nova maneira de se relacionar com o outro, entendendo o próprio valor e aprendendo a lidar com quem convive.
  10. Enxergar novos objetivos e sentidos para a vida e para os sonhos.

Entre outros benefícios que são vividos no ambiente terapêutico, de maneira singular.

Benefícios da terapia

A terapia pode ajudar o indivíduo a lidar melhor com as próprias emoções, entendendo os seus pensamentos, suas dores, angústias e, inclusive, os seus próprios sonhos.

Por meio da terapia é possível “descarregar” as questões psíquicas, escutando-as e dando a si mesmo a chance de entender melhor o que se sente, com o intuito de atingir mais qualidade de vida.

Terapia ocupacional

O que é terapia ocupacional, afinal? A terapia ocupacional tem um olhar diferente. Isto é, ela não necessariamente tem relação com a terapia psicológica, embora possa trabalhar em conjunto.

Em linhas gerais, podemos dizer que a terapia ocupacional se ocupa em auxiliar o indivíduo em sua autonomia, resgate de suas habilidades sociais e atividades cotidianas.

Terapia cognitiva comportamental

Mas afinal, o que é terapia cognitiva comportamental? A terapia cognitiva comportamental, por sua vez, trata-se de uma abordagem psicológica que tem como foco o comportamento e as crenças internas dos indivíduos. P

or meio dessa terapia o sujeito aprende a lidar melhor com as emoções, entendendo-as e criando novas formas de atuar em sua própria vida, de uma maneira que o conduza a uma maior qualidade de vida. Mudanças comportamentais e de pensamento são solicitadas nesse tipo de acompanhamento terapêutico, à medida que as sessões de terapia vão evoluindo.

Terapia presencial ou terapia online?

Muitas pessoas se questionam se é melhor fazer terapia online ou presencial, e a resposta é: depende. Algumas pessoas podem morar em locais que não permitem a privacidade adequada para fazer uma sessão de terapia. Nesses casos, o atendimento presencial pode ser muito importante. 

Já em casos nos quais o indivíduo se sente à vontade em casa, o atendimento pode sim ser feito a distância. Tudo isso deverá ser analisado em uma conversa franca entre o terapeuta e o analisando, a fim de encontrar a melhor modalidade para ambos.

Quem deve fazer terapia?

Basicamente, a terapia não possui contraindicação. Isso significa que qualquer indivíduo pode fazê-la caso deseje atingir um nível de conhecimento de si que seja mais profundo e intenso.

Além disso, pessoas que estejam lidando com fortes questões emocionais também podem procurar ajuda psicológica. É o caso de pessoas com baixa autoestima, depressão, medos irracionais, problemas nos relacionamentos, e assim por diante.

Dito de outro modo, qualquer pessoa pode buscar terapia, se levarmos em consideração que todos os seres humanos lidam com problemas e questões que merecem um olhar delicado e atento.

Qual o valor de uma terapia?

O valor pode ser bastante variável. Isso porque cada psicólogo pode ter a sua maneira de “fechar o contrato” da terapia. Inclusive, é importante ressaltar que alguns profissionais, em especial psicanalistas, podem vir a combinar um valor diferente com cada paciente. Isso quer dizer que ele não possui um valor fechado para atender às pessoas – mas sim, busca encontrar o melhor valor para cada paciente.

Esse tipo de abordagem acontece dessa maneira porque para a psicanálise o dinheiro tem um papel muito importante na vida do sujeito. Sendo assim, precisa fazer parte do esforço do desenvolvimento psíquico e emocional.

Dessa maneira, cada caso pode requerer um valor bastante específico. 

Porém, ainda assim podemos traçar um valor médio para a maior parte dos terapeutas, que pode variar de R$ 90 a R$ 500 por sessão.

Qual a diferença entre um psicólogo e um terapeuta?

Na realidade, um psicólogo também pode ser considerado um terapeuta. No entanto, trata-se de um terapeuta psicológico, ou seja, que tem foco na saúde psicológica do paciente.

Porém, outras áreas da saúde também podem contar com o título de “terapeuta”. Afinal, terapeuta é aquele que oferece algum tipo de terapia para os seus pacientes. Essa terapia pode ser psicológica, ocupacional, motora, etc.

 

Quais são os tipos de terapia psicológica?

Existem diversas modalidades de terapia psicológica. A nível de exemplo, temos a Gestalt, a Psicanálise, a Teoria Cognitivo-Comportamental, entre outras possibilidades.

Cada qual terá a sua forma de atuar, como por exemplo, na TCC é possível trabalhar questões por meio de tarefas que são dadas ao paciente. Já na psicanálise opera o conceito de “Associação livre de ideias”, no qual o sujeito deve dizer o que lhe vem à mente, sem censura, a fim de acessar o inconsciente e buscar a elaboração de questões internas.

Assim, há uma variabilidade na dinâmica de tratamento, e um paciente pode se sentir melhor com um tipo de acompanhamento, enquanto outro pode requerer outra modalidade da psicologia.

Existem muitos tipos de terapia. Algumas são cientificamente comprovadas, e outras caminham ao lado da pseudociência. Porém, tratando-se de terapias psicológicas, podemos destacar as seguintes:

  • Psicanálise: Foca no inconsciente do sujeito e em uma análise profunda e prolongada de sua vida. Assim, leva em consideração pensamentos, angústias, medos, sonhos, atos falhos, etc.
  • Cognitivo Comportamental: Foca mais no comportamento do indivíduo e em suas emoções baseadas em crenças. Assim, trabalha em mudanças significativas que possam minimizar problemas emocionais e de cunho de saúde mental.
  • Positiva: Foco no bem-estar do paciente e em uma visão que considera o conceito de felicidade e realização. Auxilia as pessoas na busca pela satisfação na vida.
  • Gestalt: Foco no presente e no que pode ser feito hoje para atingir um futuro mais saudável e feliz.
  • Psicodrama: Trabalha com a encenação de situações incômodas, visando auxiliar o sujeito na sua atuação diante desse tipo de acontecimento.

Existem muitas outras terapias psicológicas que você pode conhecer. No entanto, essas costumam ser as mais conhecidas e acessíveis.

Como funciona uma terapia psicológica gratuita?

Em alguns centros de atendimento, como no CAPS, a terapia gratuita pode ser oferecida. Além disso, existe uma série de psicólogos que atendem gratuitamente um determinado número de pessoas por mês.

Também é possível encontrar atendimento gratuito nos Serviços Escola de Psicologia, ou seja, no espaço de estágio acadêmico dos alunos do nono e décimo semestre de psicologia. Nesses espaços o indivíduo receberá um acompanhamento terapêutico do mesmo modo como aconteceria no serviço particular/privado.

Principais motivos para fazer terapia

Existem diversos motivos para se fazer terapia. Conheça alguns deles:

  1. Você terá a chance de se autoconhecer com mais profundidade.
  2. Aprenderá a lidar com os momentos difíceis da vida.
  3. Conseguirá equilibrar as suas emoções, atingindo uma posição de autocontrole.
  4. Melhorará a sua forma de lidar com as outras pessoas.
  5. Descobrirá muitas coisas sobre si mesmo.
  6. Poderá entender melhor a própria vida.
  7. Desenvolverá a sua inteligência emocional.

Além disso, muitas outras vantagens poderão ser adquiridas. Experimente e descubra!

Frases sobre terapia psicológica

  • A terapia é uma porta que se abre para o seu mundo interior. Você está pronto para entrar nela?
  • A psicoterapia pode fazer com que você conheça um lado seu que nunca ouviu falar.
  • É na psicoterapia que descobrimos coisas que a nossa mente tenta esconder.
  • Nossa mente está sempre nos protegendo das dores, mesmo quando elas são necessárias. Assim, a psicoterapia é o que abre a porta para conhecermos essas dores antigas – e enfim tratá-las.
  • A psicoterapia não é coisa de louco – é coisa de quem se ama!

Como funciona uma terapia psicológica?

Uma terapia psicológica funcionará de acordo com a abordagem adotada pelo psicólogo em questão. No entanto, é possível ter algumas similaridades entre uma abordagem e outra, como por exemplo:

  • Entrevistas preliminares, que é o momento no qual o psicólogo estará conversando com o paciente e buscando saber mais sobre a sua história de vida, o motivo pelo qual buscou psicoterapia, quais são as dores, etc.
  • Em seguida, inicia-se o tratamento propriamente dito. Em algumas abordagens, o profissional poderá solicitar que o paciente faça algumas tarefas, como lista de emoções, por exemplo. Em outras, o indivíduo pode ser convidado a se deitar no divã e assim falar tudo o que vem à mente, sem nenhum tipo de censura. 
  • O tratamento é seguido tanto de maneira diretiva, quanto não. Na diretiva, o profissional irá direcionar o discurso do paciente, para que se atenha a alguns pontos específicos. No tratamento não diretivo é o paciente quem irá ditar o desenvolvimento dos temas e assuntos que vêm à tona.
  • A alta acontece depois de um determinado tempo. Não é possível mensurar um tempo específico. Cada caso requer uma avaliação única.

É importante ter em mente que não é possível se tratar uma vida de 30 anos em 10 sessões. Seria injusto com você e com a sua história. Por isso, ao pensar em psicoterapia, considere essa premissa para não se frustrar com um prolongamento em alguns casos.

Qual a importância da terapia psicológica?

Por meio da psicoterapia é possível ter um maior conhecimento de si, das suas próprias emoções, sentimentos, medos e desejos. Tudo isso visando uma maior qualidade de vida, que viabilize um autoconhecimento que garanta mais bem-estar e, inclusive, felicidade.

Contudo, não veja a terapia psicológica como algo 100% prazeroso. A psicoterapia dói, machuca, mas é essencial. É como limpar uma ferida para somente depois tapá-la com um curativo, e não fechá-la com um gaze sem nem higienizá-la.

Qual o principal objetivo da terapia psicológica?

Tratar questões emocionais, psicológicas e comportamentais. Tudo com o intuito de promover mais bem-estar, saúde mental e qualidade de vida para o indivíduo que recebe o tratamento.

Como uma terapia psicológica pode ajudar um dependente químico?

O processo de desintoxicação, no caso de um dependente químico, pode gerar ansiedade, depressão, estresse e muitos efeitos colaterais associados às emoções.

Por isso, trabalhar um processo psicoterapêutico com esse tipo de indivíduo é uma forma de garantir mais qualidade de vida durante a recuperação.

Além disso, a psicoterapia ajuda o dependente a encontrar novos prazeres, sonhos e objetivos para a sua história, além de construir um sentido para a vida de uma forma mais interessante.

Conclusão

A terapia pode ter um papel muito importante na vida de muitas pessoas. Por meio dela é possível atingir o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, visando mais saúde e qualidade de vida.

Busque esse tipo de acompanhamento profissional caso você queira expandir os horizontes da sua vida. Experimente!

Referências

What is Psychotherapy? Disponível em: <https://www.psychiatry.org/patients-families/psychotherapy> Acesso em 02 fev. 2022.

Psychotherapy. Disponível em: <https://www.healthdirect.gov.au/psychotherapy> Acesso em 02 fev. 2022.

Sobre a psicoterapia. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rlpf/a/DJXM84Z3zh4KkRv6scQ99qL/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 25 maio 2022.

Teorias e técnicas psicoterápicas. Disponível em: <https://www.gruposummus.com.br/wp-content/uploads/primeiras-paginas/10896.pdf> Acesso em 25 maio 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima