Clínica de recuperação: +10 Psicóloga Online Grátis

clínica-de-recuperação

Públicado em: 5 de fevereiro de 2022

Última Atualização em: 21 de fevereiro de 2023

Uma clínica de recuperação precisa contar com uma equipe multidisciplinar qualificada e pronta para dar todo o suporte necessário para o dependente.

Porém, por se tratar de algo que ainda pode ser visto como um tabu, as clínicas de recuperação ainda geram muitas dúvidas nas pessoas.

Por isso, neste texto nós unimos as principais perguntas e respostas sobre o tema, a fim de lhe ajudar a entender melhor esse assunto. Confira!

Clínicas de recuperação
Clínicas de recuperação

O que é uma clínica de recuperação ou reabilitação?

Uma clínica de recuperação, também chamada de clínica de reabilitação, nada mais é do que um espaço focado no tratamento da dependência química.

Em uma clínica deste cunho existem profissionais de saúde física e mental que, unidos, auxiliam os pacientes durante o processo de desintoxicação.

Qual a importância da clínica de recuperação de drogas?

A dependência química é considerada uma doença e, como tal, merece o suporte e o cuidado profissional necessário para minimizar os impactos na vida do paciente.

Sendo assim, ter um ambiente desenvolvido especialmente para este fim é a porta para aumentar as chances de recuperação dos pacientes.

Assim, a importância de uma clínica de recuperação de drogas está justamente associada ao fato de que dessa forma o sujeito tem acesso ao suporte que ele precisa para atravessar esse problema.

 

Como funciona a clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação possui toda uma estrutura para receber o dependente químico e proporcionar a ele um espaço físico de qualidade.

Assim, conta com ambientes limpos, organizados, de tamanho adequado e que possui todos os equipamentos necessários para que o indivíduo possa se recuperar com conforto, privacidade e segurança.

Como é o tratamento de um dependente químico em uma clínica de recuperação?

O tratamento de um dependente químico em uma clínica de recuperação segue, basicamente, três passos fundamentais:

  1. Desintoxicação: Aqui o organismo do indivíduo é desintoxicado, seja com a ajuda de medicamentos ou não. O médico psiquiatra é quem prescreverá a medicação necessária para essa etapa.
  2. Conscientização: Nesta fase, por meio da psicoterapia, palestras e conteúdos informativos, o sujeito começa a ficar mais consciente dos seus gatilhos mentais. Ou seja, ele entende em quais situações pode estar mais vulnerável ao consumo de drogas/bebida, qual tipo de contexto deve evitar e como ele pode lidar com o potencial de recaída.
  3. Ressocialização: Na terceira fase do tratamento o indivíduo receberá o suporte da psicoterapia e da terapia ocupacional, por exemplo. Tudo com o intuito de auxiliar o sujeito no resgate das suas habilidades sociais.

Passada as três fases, o paciente pode receber alta e, eventualmente, visitar a clínica para exames e consultas de rotina, caso seja necessário.

Vale ressaltar, ainda, que a família também pode contar com o suporte da clínica de recuperação.

Quanto tempo fica numa clínica de reabilitação?

O tempo varia de acordo com o caso clínico do paciente. No entanto, estima-se que a internação pode durar de 30 a 120 dias. A avaliação médica é fundamental para que seja traçado um plano de tratamento alinhado às necessidades do paciente.

Qual o preço de uma clínica de recuperação?

O preço também pode variar de acordo com a clínica escolhida, o tempo de internação e até mesmo o tipo de dependência química.

Por isso, o ideal é que você entre em contato conosco para que possamos lhe passar valores de uma forma mais alinhada ao que você precisa. Clique aqui e fale com a gente.

Como internar um dependente químico em uma clínica de recuperação de drogas?

Um paciente pode ser internado de maneira voluntária, ou seja, ele mesmo pode procurar a clínica de recuperação e assim se internar para fazer o tratamento.

No caso de familiares, conversar com ele e apresentar a possibilidade também pode ser uma forma de fazer a internação voluntária.

Onde encontrar uma boa clínica de recuperação de drogas? Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

A Interhelp Internação pode ajudar você a encontrar uma clínica boa e confiável perto de você. Nossos especialistas analisam as melhores clínicas do Brasil e buscam, a cada dia, atingir a excelência em cada serviço oferecido.

Por isso, entre em contato conosco para que possamos lhe apresentar as melhores clínicas, com condições alinhadas ao que você precisa. E, em caso de dúvidas, contate-nos também! Estamos sempre à disposição. Conte conosco!

Referências

A Typical Day In Drug Or Alcohol Rehab. Disponível em: <https://www.addictioncenter.com/rehab-questions/typical-day-rehab/> Acesso em 04 fev. 2022.

Addiction Treatment and Rehab Explained. Disponível em: <https://www.uk-rehab.com/treatment-rehab/> Acesso em 04 fev. 2022.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima