Sintomas do estresse: o que você precisa saber

Sintomas do estresse

Públicado em: 3 de março de 2023

Última Atualização em: 5 de março de 2024

Os sintomas do estresse costumam prejudicar a rotina do indivíduo, e muitas vezes sem que ele se dê conta disso. Afinal de contas, o estresse faz com que a pessoa acabe ficando sempre “à flor da pele”, como se tudo fosse “desandar” a qualquer momento. Esse tipo de situação aumenta a pressão psicológica em diversos contextos diferentes.

Sigamos, agora, com mais informações sobre o assunto.

Veja mais: Transtorno de ansiedade técnicas de relaxamento: Conheça algumas técnicas

Sintomas do estresse: Sintomas psicológicos

Os sintomas psicológicos do estresse podem ser mais ou menos intensos, dependendo do contexto e da história de vida do indivíduo. Afinal, como estamos falando de algo que é totalmente subjetivo, não é viável descrever uma intensidade ou frequência para cada sintoma. Pois cada pessoa pode experimentar os sintomas do estresse de uma forma única.

Vejamos alguns dos sinais de que o problema possa estar fazendo parte da rotina:

1. Irritabilidade

A irritabilidade costuma aparecer com bastante frequência na rotina de quem sofre com sintomas do estresse. É como se cada pequeno problema se transformasse em um verdadeiro “incêndio” na vida do indivíduo.

Assim, mesmo que tudo esteja funcionando relativamente bem, um pequeno deslize é capaz de levar a pessoa à exaustão mental.

2. Falta de motivação

Os indivíduos também podem apresentar uma falta de motivação devido ao estresse exagerado. Até porque, para a pessoa, são tantos problemas, que fica difícil encontrar motivos para seguir com as atividades cotidianas.

Tudo parece muito difícil, pesado e desgastante.

Veja mais: Crise de pânico: O que é e como tratar?

3. Preocupação excessiva

A preocupação excessiva com a demanda de tarefas diárias, com as contas para pagar ou qualquer outra esfera da vida, também é um dos sintomas psicológicos do estresse.

É claro que, ao longo de nossas vidas, existirão preocupações. Porém, no caso do estresse excessivo, a pessoa sente que nunca consegue descansar a mente, pois sempre tem uma grande preocupação “tirando o sossego”.

4. Dificuldade para se concentrar

A dificuldade para se concentrar é outro sinal bem recorrente de que o estresse está muito presente na vida da pessoa. O indivíduo acaba pensando tanto nos problemas e nas tarefas que precisa resolver que, na hora de trabalhar ou estudar, a sua mente não consegue se concentrar da forma como ele gostaria.

5. Sentimento de infelicidade

Por vivenciar tantas sensações negativas, como o desgaste emocional, a pressão psicológica, a, preocupação excessiva, entre outros, a pessoa pode acabar vivenciando o sentimento de infelicidade com bastante frequência.

Inclusive, esse sentimento pode reduzir o prazer nas atividades diárias, agravando o estresse e podendo desencadear, inclusive, sintomas de depressão.

Veja mais: Alprazolam: o que você precisa saber sobre o medicamento controlado para ansiedade

Sintomas do estresse: Sintomas físicos

Além dos sintomas psicológicos que citamos até aqui, o indivíduo também pode experimentar alguns efeitos físicos por conta do estresse.

Isso porque, a nossa mente e o nosso corpo são interligados. Quando um não está bem, o outro pode dar sinais, e vice-versa. Sendo assim, uma pessoa com altos níveis de estresse pode apresentar alguns dos sintomas abaixo:

1. Dores de cabeça

As dores de cabeça costumam ser bem frequentes em indivíduos que sofrem com os sintomas do estresse. Essas dores podem surgir no decorrer do dia, mas há quem as sinta constantemente, ao longo de todo o dia.

2. Tensões musculares

Uma pessoa que vive constantemente preocupada e irritada pode apresentar tensões musculares, como se ela estivesse sempre “rígida” e sob pressão, “pronta para fugir”, de certa forma.

Essas tensões podem causar fadiga e dores musculares, que perturbam ainda mais o bem-estar do sujeito.

Por isso, inclusive, que indica-se as técnicas de relaxamento muscular nos casos de estresse excessivo.

Veja mais: O que é mindfulness psicologia?

3. Problemas digestivos

Os problemas digestivos também aparecem com bastante frequência na rotina de quem tem um dia a dia muito estressante e que causa uma pressão psicológica muito intensa.

Há quem tenha muita azia, dor no estômago, diarréia, constipação, sensação de estufamento, entre outros problemas digestivos diversos.

4. Distúrbios do sono

Uma pessoa que está constantemente sendo exposta a situações estressantes, vivendo problemas diversos e tendo que tomar decisões difíceis, pode ter muitas preocupações “palpitando” em sua mente, todos os dias.

O que fazer ao detectar os sintomas do estresse?

Se porventura você detectou muitos dos sintomas do estresse em você, primeiramente, respire fundo! Pensar com tranquilidade, na medida do possível, pode ajudá-lo a encontrar bons caminhos.

Referências

Secretaria de Estado de Saúde Governo do Estado de Goiás. Estresse. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse. Acesso em 03 de mar. 2023.

www.interhelpinternacao.com.br/

www.interhelpinternacao.com.br/blog 

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima