Como ajudar um pai alcoólatra?

Como ajudar um pai alcoólatra

Públicado em: 25 de junho de 2020

Última Atualização em: 9 de abril de 2021

Como ajudar um pai alcoólatra? Sua família está passando por uma fase difícil, e não sabe como ajudar a controlar o vício de uma das pessoas que mais ama no mundo?

Acredite, infelizmente, muitas famílias presenciam essa triste realidade e por mais que desejem ajudar, é preciso saber como, pois apenas conversar ou brigar, não vai adiantar.

  • Sabe quando você está cansada de ficar pedindo para que a pessoa tente melhorar?
  • Que o consumo de álcool prejudica não só ela, mas toda família?
  • O momento em que a pessoa passa por situações perigosas, mas mesmo assim não abre os olhos?

Então, é hora de reconhecer que precisa de um tipo de ajuda mais profunda. Quando uma pessoa é verdadeiramente alcoólatra e já teve oportunidades de parar de beber por conta própria, não há espaço para mais oportunidades desse tipo. É hora de ir para uma clínica de reabilitação para alcoólatras.

Como ajudar um pai alcoólatra?

Pare de esconder o problema. Se você tem mantido em segredo, pare de fazê-lo. Diga a outros familiares próximos, o médico da família, o padre da família e outros em boa posição para fornecer ajudam e apoio reais.

Se todos os que estão próximos da cena ou aqueles que podem fornecer ajuda real souberem, o problema poderá ser enfrentado.

Mantenha uma conversa cordial

Prepare o apoio que será dado. Planeje uma conversa com o viciado em álcool e com qualquer membro da família que ele mais respeite e que possa ser o mais calmo, para que explique a ele a intenção de optar ajuda em uma clínica de reabilitação para alcoólatra como tratamento.

Não tente conversar com a pessoa quando estiver bebendo ou quando estiver profundamente perturbada. Encontre um momento em que esteja sóbrio e o menos preocupado possível

Seja específico, paciente e não crítico. No entanto, não se retire o que disse, ou seja, compassivo. Se esta é a primeira vez que você confronta um alcoólatra sobre o comportamento dele, considere se deve ou não dar a ele a oportunidade de parar de beber sozinho, antes de indicar o tratamento em uma clínica de reabilitação

Grupos de apoio para ajudar um pai alcoólatra

Além da Interhelp Internação, existem outros grupos de apoio que podem ajudar um pai alcoólatra, tais como:

Alcoólicos Anônimos
Narcóticos Anônimos
Amor Exigente

Se o alcoólatra se recusar a falar sobre ir à reabilitação, a família terá que concordar com os próximos passos a serem seguidos. Eles podem incluir a recusa de resgatar a pessoa de problemas legais, financeiros, profissionais ou pessoais.

Se todas essas etapas falharem, o próximo passo que a família deve tomar é entrar em contato com um intervencionista experiente que trabalha com adictos.

Traga o intervencionismo e dê toda a ajuda que ele pedir, para que seu ente querido concorde em obter ajuda.

O alcoolismo não pode ser tratado em casa. É melhor tratá-lo em instalações onde a pessoa viciada não pode ter contato com o álcool e onde elas têm supervisão 24 horas por profissionais capacitados no tratamento.

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *