Binge Drinking: Tudo o que você precisa saber!

Binge drinking

Públicado em: 20 de outubro de 2023

Última Atualização em: 20 de outubro de 2023

Você já ouviu falar no comportamento de binge drinking? Trata-se de um problema que tem sido cada vez mais presente na vida de jovens, especialmente em contextos sociais que incluam festas e encontro com amigos, por exemplo.

Neste texto, reunimos uma série de informações sobre o comportamento de beber com foco em ficar embriagado o mais rápido possível, a fim de discutirmos pontos relevantes sobre esse quadro. Acompanhe!

O que é o binge drinking?

O binge drinking pode ser caracterizado como o comportamento de ingerir uma grande quantidade de bebida alcoólica em um período curto de tempo com o propósito de ficar embriagado. Ou seja, a pessoa bebe mais do que “tolera” com a exclusiva ideia de conseguir ficar bêbada o quanto antes.

Esse comportamento pode ser mais comum em jovens, mas não se excluem as pessoas mais velhas que possam “gostar” de ficar embriagadas.

Infelizmente, essa é uma prática extremamente perigosa, pois pode desencadear uma série de efeitos colaterais e até mesmo levar o indivíduo à morte, como veremos a seguir.

Conteúdo relacionado:

Surto psicótico tratamento emergencial

Drogas psicoativas: O que são substâncias psicoativas?

15 Maneiras de ajudar uma pessoa com crise de ansiedade

Tipos de transtornos mentais e comportamentais

Riscos do binge drinking

Apesar de parecer uma atividade “inocente”, especialmente quando o consumo é feito em uma roda de amigos, a verdade é que o binge drinking pode causar danos à saúde e, em muitos casos, efeitos irreversíveis.

Por isso, é muito importante ficar atento ao que pode acontecer quando o consumo de bebida é muito elevado em um espaço de tempo relativamente curto.

Vejamos, agora, as possíveis consequências dessa prática:

1. Riscos de doenças cardiovasculares e danos ao fígado

O nosso fígado pode sofrer danos severos quando o consumo de bebida alcoólica é exagerado. Quando ingerida em um espaço de tempo muito curto, a sobrecarga no organismo pode ser ainda mais rápida, resultando em danos ao fígado, como a cirrose.

Além disso, a saúde do coração também pode sofrer impactos com a prática recorrente de binge drinking. Isso porque o consumo de álcool aumenta as chances de insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, por exemplo.

2. Riscos de acidentes de trânsitos

Sem dúvidas, beber e dirigir é uma combinação que nunca funcionou e nunca funcionará, independentemente de o consumo ter sido “só um pouquinho”.

Isso decorre do fato de que o álcool é uma droga depressora, que diminui os reflexos do indivíduo e pode deixá-lo, dessa forma, um pouco mais “lento” na hora de tomar decisões importantes no trânsito.

Sendo assim, a prática de consumir bebida com foco na embriaguez e depois dirigir é um dos riscos do consumo desenfreado de bebida alcoólica.

Até porque, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que nada ocorrerá com elas no trânsito.

3. Comportamentos problemáticos

O binge drinking também pode levar o sujeito a ter comportamentos problemáticos, que impactam a moral, a autoconfiança, os relacionamentos, etc.

Por exemplo, uma pessoa embriagada pode se engajar em comportamentos sexuais de risco, como relações sem proteção.

4. Violência

Os comportamentos violentos também podem ser um dos reflexos do consumo exagerado de bebida alcoólica.

A pessoa pode ficar agressiva e violenta com o seu parceiro ou parceira, bem como pode demonstrar esses comportamentos inclusive com pessoas estranhas e outros familiares.

5. Riscos de problemas cognitivos

Infelizmente, o comportamento de binge drinking também pode desencadear uma série de problemas cognitivos, como dificuldades para se concentrar, problemas de memória e até mesmo alterações comportamentais que afetam a qualidade de vida do sujeito.

6. Risco de dependência química

Outro ponto que a binge drinking impacta na saúde cerebral é que o consumo desenfreado de álcool pode levar o indivíduo ao desenvolvimento do alcoolismo, ou seja, dependência química do álcool. Consequentemente, a pessoa passa a ingerir doses cada vez maiores, buscando satisfazer o desejo pelo álcool e elevando as chances de desenvolvimento de uma série de enfermidades que, inclusive, já descrevemos no decorrer deste conteúdo.

7. Amnésia alcoólica

Possivelmente você já deve ter ouvido alguém falar que bebeu exageradamente e, no dia seguinte, não se recorda do que aconteceu na noite anterior, não é mesmo?

Isso se deve ao fato de que o binge drinking, assim como o consumo exagerado de álcool de forma geral, pode levar ao desenvolvimento da chamada “amnésia alcoólica”.

Esse problema pode se tornar algo extremamente ruim para a pessoa que não terá conhecimento dos comportamentos que colocou em prática no dia anterior.

8. Intoxicação severa

A intoxicação severa é outro ponto que merece atenção. Como o consumo de álcool é elevado e o tempo desse consumo é curto, a pessoa pode levar o seu organismo a uma intoxicação severa que pode, ainda, colocar a sua vida em risco, como em casos de overdose, por exemplo.

Causas do comportamento de binge drinking

As causas desse comportamento podem ser multifatoriais, o que significa que elas estão envolvidas com muitos fatores, como por exemplo:

  • Pressão social, na qual amigos e colegas “forçam” a pessoa a beber cada vez mais.
  • Tentativa de se desconectar da realidade, buscando na bebida uma forma de esquecer de algum problema.
  • Meio de se sentir menos “tímido” em algum ambiente, como em uma festa, para que as relações sejam mais descontraídas.
  • Desejo de sentir as sensações provocadas pela embriaguez, sem se dar conta dos malefícios que isso pode acarretar.
  • Dificuldade para lidar com algum fator emocional que possa estar causando algum tipo de mal-estar, o que leva a pessoa a beber para tentar reduzir as sensações negativas que vêm sendo vivenciadas.

Esses são apenas alguns exemplos das possíveis causas do comportamento de beber excessivamente em um espaço de tempo curto. Entretanto, podem haver outros fatores envolvidos com o comportamento, que variam de pessoa para pessoa.

Conclusão sobre binge drinking

A prática de binge drinking pode ser extremamente prejudicial para a saúde e, infelizmente, ela é muito recorrente entre os jovens.

Conscientizá-los sobre o assunto é de extrema importância para reduzir esse tipo de atitude no dia a dia.

Caso contrário, efeitos colaterais poderão deixar sequelas irreversíveis na saúde do sujeito, bem como é possível que a pessoa evolua à óbito, como nos casos de overdose.

Espalhe essa informação e conscientize as pessoas quanto às consequências do consumo exagerado de álcool!

Referências

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Binge drinking aumenta comportamento de risco. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Revista&id=860. Acesso em 08 fev. 2023.

Centro de informações sobre saúde e álcool. Efeitos danosos do álcool no cérebro. Disponível em: https://cisa.org.br/pesquisa/dados-oficiais/artigo/item/54-efeitos-danosos-do-alcool-no-cerebro. Acesso em 08 fev. 2023.

National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) – https://www.niaaa.nih.gov/

Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA) – https://www.samhsa.gov/

World Health Organization (WHO) – https://www.who.int/

Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – https://www.cdc.gov/

Royal College of Psychiatrists – https://www.rcpsych.ac.uk/

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima