O que é Terapia Holística?

Terapia-Holística- homem sentado pensativo

Públicado em: 24 de março de 2021

Última Atualização em: 24 de março de 2021

A terapia holística conta com técnicas que podem auxiliar como um complemento no tratamento de diversas doenças, como a depressão. Consiste em uma prática onde o objetivo é restaurar e manter o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

A palavra “holística” é de origem grega, onde horus significa “todo”. Dentro dessa perspectiva, a terapia holística considera o todo do sujeito, tratando-o de uma forma global e unindo suas energias, espírito, corpo, mente e emoção.

A terapia holística nada tem a ver com uma só religião ou prática religiosa. Mas sim, trata-se de algo à parte, isento de religiosidade e pautado no indivíduo como um todo.

O que você vai encontrar em nosso conteúdo:

  • Como surgiu a terapia holística?
  • Como funciona a terapia holística?
  • Quais os efeitos positivos da terapia holística?
  • Quais são os tipos de terapia holística?
  • Qual a relação da  terapia holística e dependência química?
  • Quais os benefícios da terapia holística para a saúde?
  • Por que a terapia holística funciona?
  • Como ela ajuda a despertar a autoconsciência?
  • Quais problemas podem ser tratados?
  • Como começar a fazer terapia holística?
  • Psicologia e terapia holística
  • Qual a melhor terapia holística para depressão?
  • Qual a diferença entre terapia holística e integrativa?
  • Como funciona a terapia holística para ansiedade?
  • A Terapia holística é regulamentada?
  • Terapia holística no SUS
  • Terapia holística legislação
  • Onde encontrar uma terapia holística em SP?
  • Cursos de terapia holística

Como funciona a terapia holística?

Vale destacar que existem diversos tipos de terapias holísticas. Algumas funcionam atuando na energia do indivíduo, enquanto outras trabalham o equilíbrio físico, como através da ioga.

Em um primeiro momento, o terapeuta fará uma anamnese para, depois disso, estipular o tratamento adequado para aquele caso.

Quais os efeitos positivos da terapia holística?

A terapia holística promove uma conexão maior consigo mesmo; autoconhecimento; bem-estar; saúde física e mental; diminui dores; desencadeia harmonia espiritual, emocional e física; eleva a qualidade de vida; etc.

Quais são os tipos de terapia holística?  

  • Acupuntura: Medicina alternativa onde finas agulhas são inseridas no corpo do paciente.
  • ThetaHealing: Utiliza técnicas de curas energéticas para quebrar padrões e crenças que limitam o desenvolvimento do corpo e da mente.
  • Reiki: Técnica ancestral de transferência de energia universal.
  • Iridologia: Consiste em uma técnica onde é feita a análise da íris do paciente. 
  • Massoterapia: Trata-se de técnicas de massagem que promovem curas, bem-estar e relaxamento.
  • Yoga: Exercícios que trabalham o corpo e a mente de forma integrada.
  • Reflexologia: Aplica-se pressões nos pés em determinados locais para promover reflexos em outras partes do corpo.
  • Florais: Terapia baseada no uso de florais para restabelecer equilíbrio emocional.
  • Aromaterapia: Utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover equilíbrios físicos e mentais. 
  • Cromoterapia: Utiliza-se luzes de diferentes cores para tratar desequilíbrios físicos e mentais.

Qual a relação da  terapia holística e dependência química?

Para um dependente químico, nesse caso, a terapia foca-se no sujeito dependente, e não na dependência. Trabalha-se o seu autoconhecimento, o seu equilíbrio mental e espiritual e suas questões emocionais.

Conteúdo relacionado: 10 dicas de como ajudar um dependente químico?

Quais os benefícios da terapia holística para a saúde?

Com mais qualidade de vida e bem-estar, a imunidade se eleva e toda a vida do indivíduo sofre impactos positivos. A terapia holística serve para estabelecer o autoconhecimento, o equilíbrio global do indivíduo e a cura de algumas tensões emocionais.

Por que a terapia holística funciona?

A terapia holística funciona a partir do momento em que ela cria um equilíbrio harmonioso na vida do sujeito. E quando há esse equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas, temos mais saúde, bem-estar e felicidade.  

Uma pergunta muito comum é entender por que fazer terapia holística. É importante entender q a terapia é uma ótima forma de praticar o autoconhecimento, conectando-se consigo mesmo e estabelecendo uma visão mais clara sobre a vida e o mundo.

Como ela ajuda a despertar a autoconsciência?

A autoconsciência se desenvolve a partir do momento em que o sujeito se dá conta de que nem ele, nem ninguém, é o centro do mundo. Cada um faz parte de um todo, o que dá uma visão mais clara da vida.

Quais problemas podem ser tratados?

Problemas emocionais, tensões, transtornos e falta de clareza mental podem ser tratados através da terapia holística. 

Como começar a fazer terapia holística?

Para começar a fazer, basta você encontrar um terapeuta de sua confiança. Na internet, por exemplo, você pode encontrar diversos profissionais qualificados para esta prática.

Psicologia e terapia holística

A psicologia trabalha questões relacionadas à saúde mental e ao comportamento do ser humano, enquanto que a terapia holística se envolve com questões espirituais e com as vibrações energéticas do sujeito.

Qual a melhor terapia holística para depressão?

Especialistas na área apontam que a terapia energética (ThetaHealing) é uma opção interessante para quem sofre de depressão. No entanto, vale ressaltar que trata-se de uma terapia alternativa e complementar à outras.

Qual a diferença entre terapia holística e integrativa?

Em linhas gerais, podemos dizer que as terapias holísticas compreendem corpo, mente, emoção e espírito em um só composto, de maneira global. Isto é, não podemos separar a mente do corpo, tampouco as emoções do nosso espírito.

Com isso em mente, esse tipo de terapia utiliza técnicas específicas onde as “vibrações energéticas” do sujeito são trabalhadas em prol de curas, autoconhecimento e autoconsciência.

Ambas consideram as características globais do sujeito, sendo assim, semelhantes entre si.

 Como funciona a terapia holística para ansiedade?

Através dessa terapia, o autoconhecimento pode ser aflorado, desenvolvendo uma conexão mais consciente sobre si e desencadeando um melhor gerenciamento das emoções envolvidas com a ansiedade.

Terapia holística no SUS

Alguns tipos de terapias holísticas já são incluídas no SUS. Dentre elas, podemos citar a aromaterapia, cromoterapia e florais.

A Terapia holística é regulamentada?

As terapias holísticas são reconhecidas e regulamentadas pelo Conselho de Auto-regulamentação da Terapia Holística (CRT).

Terapia holística legislação

Esse tipo de terapia é lícita, ou seja, terapeutas que se formarem em terapia holística poderão praticá-la livremente em nosso país

Onde encontrar uma terapia holística em SP? 

Para encontrar uma clínica de terapia holística em SP, você pode usar a internet ao seu favor e usufruir de atendimentos virtuais ou presenciais. Nós podemos lhe ajudar a encontrar a melhor clínica possível para o seu caso.

Cursos de terapia holística

Na internet você encontra diversos cursos completos de terapia holística para você se tornar um terapeuta e praticar essa técnica que tem se difundido cada vez mais.

Considerações finais

A terapia holística trata-se de uma técnica lícita e que pode ser praticada no Brasil. Além disso, nada tem a ver com religiosidade e espiritismo, embora muitos espíritas utilizem a técnica no dia a dia.

Ela pode ser utilizada como um complemento nos tratamentos de questões relacionadas à depressão, ansiedade e até mesmo dependência química.

Vale ressaltar que, nestes casos, o foco é o paciente, e não a doença, tendo em vista que se o foco for a doença, o terapeuta estará cometendo um crime de exercício ilegal da medicina.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima