Motivação para dependentes químicos

Motivação para dependentes químicos

Públicado em: 23 de março de 2021

Última Atualização em: 23 de março de 2021

Motivação para dependentes químicos. As palavras têm um grande poder na vida do ser humano, especialmente se ele vive alguma dificuldade.

Por exemplo, é muito importante falar coisas positivas para um dependente químico. Dizer que o adicto “vai morrer nas drogas” ou que ele “nunca será nada” não o fará sair do vício.

Motivação para dependentes químicos

O dependente precisa notar que ele é amado e que existem pessoas que se importam com ele, especialmente se ele já estiver em processo de recuperação.

Procure apoiar o dependente durante seu processo de abstinência, pois, após o fim dessa fase complicada, há grandes chances dele se recuperar. Apesar de ser um processo trabalhoso, vencer o vício é totalmente possível.

  • Mensagem para dependente químico
  • Mensagem para dependente químico em tratamento
  • Frases de autoajuda para usuários de droga
  • Estágios motivacionais da dependência química
  • Palavra de Deus para dependentes químicos
  • Onde encontrar palestra motivacional para dependentes químicos?
  • Como ajudar uma pessoa que usa drogas

Ao ler este texto, entenda a importância da motivação para dependentes químicos.

1Mensagem para dependente químico

Ao lidar com o dependente químico, é interessante lhe mostrar o seu valor como ser humano. É preciso motivá-lo e falar para ele que seus erros não precisam definir o resto de sua vida. É totalmente possível vencer o vício, basta ter foco e determinação.

Abaixo, veja algumas mensagens de otimismo para dependentes químicos em recuperação:

“As pessoas vêm e me falam: ‘Você não vai conseguir’. E então eu vou lá e surpreendo elas. E quer saber uma coisa? Não existe nada melhor do que isso.” – Tumblr;

“O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.” – Napoleon Hill;

“Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente” – Píndaro;

“A força não vem de vencer. Suas lutas desenvolvem suas forças. Quando você atravessa dificuldades e decide não se render, isso é força.” – Arnold Schwarzenegger;

“Não é a força, mas a constância dos bons resultados que conduz os homens à felicidade.” – Friedrich Nietzsche.

Mensagem para dependente químico em tratamento

O processo de reabilitação é muito complicado para um dependente químico. Por conta disso, é preciso motivá-lo para que ele supere essa doença.

Como foi dito no primeiro item, o dependente tem muito mais valor do que a droga, portanto, ele não precisa deixar o vício destruir a sua vida.

Abaixo, veja algumas frases de incentivo para dependentes químicos em tratamento:

“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios” – Santo Agostinho;

“As verdadeiras amizades são aquelas que te ajudam mesmo nos momentos mais sombrios. Agradeça às pessoas que provaram que são suas amigas quando você estava se libertando da dependência de drogas e de álcool. Mostre para elas que você mudou e que agora valoriza a vida que tem!” – Autor desconhecido;

“As drogas não são você, são apenas uma parte de sua vida que pode deixar para trás” – Autor desconhecido;

“Grandes desafios são para grandes pessoas. Você é grande e eu acredito em você” – Autor desconhecido;

“Você é um ser de luz maravilhoso, deixe sua luz brilhar e caminhe nesta direção” – Autor desconhecido;

“Eu estou junto com você nesta caminhada, vamos vencer” – Autor desconhecido.

Frases de autoajuda para usuários de droga

A seguir, conheça algumas frases de autoajuda para usuários de droga:

“Buscar ajuda é muito importante para você se curar”;

“Você pode ter uma vida infinitamente melhor se aceitar seu problema e se tratar”;

“Sempre existe um caminho para a recuperação. Muitos conseguiram; você pode e vai conseguir também. Acredite!”;

“Não mate seus sonhos”;

“Ficar brincando de alquimista com a própria cabeça aumenta o risco de que algo de muito errado aconteça” – Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra que analisa multiusuários de drogas.

“Quem bebe ou usa drogas por prazer… Precisa saber que este prazer mata!”

Estágios motivacionais da dependência química

A dependência química possui cinco estágios motivacionais: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.

A pré-contemplação é o início da reabilitação. Nessa fase, o dependente químico acredita que sua vida não precisa mudar, pois ele não enxerga os prejuízos que a droga lhe causou. Em outras palavras, ele não percebe o quão problemáticas são suas atitudes e não aceita que está viciado.

A segunda fase é a contemplação, quando o adicto ainda não promete que vai mudar, porém, começa a perceber que seus problemas estão diretamente ligados ao vício.

Essa fase é muito ambígua, pois o paciente começa a considerar a mudança de comportamento, porém ainda tem ressalvas com essa ideia.

É nesse momento que o paciente começa a se relacionar com os profissionais da clínica. É nessa hora que ele precisa ser acolhido, pois é o início de seu processo de mudança.

A terceira fase é a preparação, onde o adicto está pronto para mudar de vida e se compromete com a reabilitação. A partir daí, ele começa a projetar a sua vida após a superação do vício.

Nessa fase, o paciente busca toda ajuda possível da clínica, pois ele anseia por uma nova vida. Essa é a hora certa para a clínica se engajar no tratamento, pois o paciente realmente está disposto a vencer essa doença.

Na quarta fase (ação), o paciente se engaja em atitudes específicas para alcançar uma mudança em sua vida. Em outras palavras, ele procura se munir de ferramentas para colocar sua recuperação em prática, dessa forma, ele volta a acreditar em si mesmo.

O último estágio motivacional é a manutenção. Nessa fase, o paciente tenta adaptar o seu novo comportamento a todas as áreas de sua vida.

Dessa forma, ele passa a viver de um modo saudável e longe do vício. É nesse estágio que começa a ressocialização do paciente, onde ele volta para sua vida cotidiana.

Palavra de Deus para dependentes químicos

Apenas um versículo da Bíblia já é o suficiente para fazer uma pequena mensagem de reflexões sobre vícios.

A Palavra de Deus diz, em João 3:16, o seguinte: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Quando a bíblia diz “Filho Unigênito”, está se referindo a Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade de seus próprios pecados. Isso significa que Deus estima tanto as pessoas que sacrificou seu filho para que vidas pecadoras pudessem ser salvas. Isso quer dizer que Deus ama a todos, inclusive os viciados.

Em outras palavras, Deus não sacrificou o filho dele para que as pessoas morram por causa de seus vícios. Pelo contrário, ao receber o amor de Jesus, os adictos podem renovar suas vidas e saírem do caminho das drogas.

Não é da vontade de Deus que uma pessoa se destrua e seja escravizada pela adicção. Deus quer que seus filhos tenham uma vida saudável, plena e sem perder a fé em seu Criador. Obviamente, o Senhor também quer que as pessoas tenham uma vida ética, sem prejudicar o seu próximo.

Por mais que a vida seja problemática, é muito melhor orar a Deus e pedir ajuda nos momentos difíceis, do que recorrer ao álcool e as drogas. Com certeza, esse não é o plano do Senhor para vida de nenhum ser humano.

Onde encontrar palestra motivacional para dependentes químicos?

Se você quer que um dependente químico assista a uma boa palestra motivacional, é possível encontrar algumas opções interessantes no Youtube.

Por exemplo, o canal da Youtuber Patrícia Terra tem uma palestra do psiquiatra Jorge Jaber sobre esse assunto.

Por sua vez, o canal Amor-Exigente possui um vídeo contando a história da jovem Beatriz Tomacheuski, que superou a adicção. Em 2016 (ano do vídeo), ela tinha apenas 16 anos. Essa menina é um exemplo de superação para os adictos.

Outro local que tem boas palestras é a Interhelp Internação, uma excelente clínica de internação para dependentes químicos. Para acionar essa clínica, ligue para 0800 500 9945.

Como ajudar uma pessoa que usa drogas

Se você realmente quer ajudar uma pessoa que usa drogas, procure incentivá-la com palavras de apoio. Além disso, é muito importante convencê-la a se internar, pois, como qualquer ser humano, ela é valiosa demais para ser derrotada pelas drogas.

Evite julgar o adicto pelos seus erros, pois isso não o ajudará em nada. Atacar uma pessoa que já está destruída é exatamente o oposto de ajudar.

Se você tiver alguma fé, procure orar por aquela pessoa. Para quem acredita, as orações têm um poder muito forte.

Com o passar do tempo, o Espírito Santo pode convencer uma pessoa a mudar de vida e largar seus vícios. O importante é ter fé e não deixar de acreditar, pois, para Deus, não existe nada impossível.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima