Públicado em: 10 de março de 2023
Última Atualização em: 10 de março de 2023
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é psicoterapia, qual a função dessa técnica e quais benefícios podem ser atingidos. Pensando nisso, reunimos uma série de perguntas sobre a temática, a fim de esclarecer esses questionamentos e fomentar um maior conhecimento sobre o assunto. Não deixe de conferir acompanhando este texto até o fim!
Veja também: O que a ansiedade pode causar no corpo?
O que é psicoterapia?
A psicoterapia pode ser descrita como um processo terapêutico no qual o paciente tem a oportunidade de falar sobre as suas emoções, sonhos, medos, objetivos, dúvidas com relação à própria vida, e assim por diante. Em contrapartida a isso, o psicólogo estará escutando ativamente, fazendo questionamentos que ajudem a pessoa a refletir sobre as suas vivências e proporcionando um ambiente de acolhimento e empatia.
Desse modo, a psicoterapia pode ser entendida como um tratamento que visa fomentar mais saúde mental, psicológica e emocional para os sujeitos, por meio de técnicas diversas que são adotadas pelo profissional psicólogo. Essas técnicas podem ser focadas em questões de autoestima, ansiedade, projetos para o futuro, enfim! São inúmeras as intervenções que podem ocorrer durante as sessões, sempre de acordo com as questões pessoais do paciente.
Quais os benefícios da psicoterapia?
A psicoterapia pode proporcionar uma série de benefícios para o indivíduo que se engaja nela. Isto é, a pessoa precisa se engajar no processo terapêutico para que ele comece a surtir efeito. Se o indivíduo não colabora com o tratamento, dificilmente atinge mudanças expressivas.
De todo modo, listamos alguns dos benefícios que podem ser alcançados com a psicoterapia. Veja:
- Maior controle emocional: Aprender a ouvir as próprias emoções, entendendo de quais formas podemos lidar com elas, é uma das maneiras de adquirir inteligência emocional e controle emocional. Consequentemente, isso fomenta mais qualidade de vida e bem-estar.
- Autoconhecimento: O autoconhecimento é outro ponto que pode ser considerado como um dos benefícios da psicoterapia. Afinal, você poderá conhecer mais sobre o que gosta, o que não gosta, o que espera do futuro, e assim por diante, tomando decisões mais assertivas na própria vida e tornando-se protagonista nela.
- Projetos futuros mais alinhados: Os projetos futuros também podem ser alinhados na sessão de terapia, fomentando planos que façam mais sentido para você e gerem, inclusive, sentimentos de satisfação, motivação e felicidade.
- Aumento da qualidade de vida: Todos os aspectos acima podem impactar na maneira de viver e ver a vida, aumentando a qualidade dela.
- Respeito com relação aos próprios limites: Você pode aprender mais sobre seus limites pessoais, aprendendo a respeitá-los sem se desgastar em situações tóxicas, por exemplo.
Veja mais: Estresse agudo e crônico: Diferenças e sintomas
Para quem a psicoterapia é indicada?
A psicoterapia, na realidade, não apresenta contraindicação. Isso quer dizer que ela pode ser feita por qualquer pessoas que deseje:
- Conhecer-se melhor.
- Compreender melhor as emoções.
- Desenvolver autocontrole, autoestima e/ou autoconfiança.
- Aprender a lidar com as adversidades com maior equilíbrio.
- Enfrentar algum problema emocional específico, como a vivência de um luto.
- Entender melhor quem realmente é.
- Entre outros fatores semelhantes.
Sendo assim, qualquer pessoa que queira fomentar mais saúde mental e autoconhecimento pode usufruir da psicoterapia como uma ferramenta de vida.
O que acontece em uma sessão de psicoterapia?
A sessão de psicoterapia, normalmente, é baseada na conversa entre o terapeuta e o paciente. Essa conversa pode acontecer de diferentes formas, como no caso da psicanálise, que o paciente se deita no divã, ou no caso do psicodrama, que o paciente “atua” como se estivesse diante da situação-problema.
Existem muitas abordagens dentro da psicologia que podem ser usadas na psicoterapia. Mas, basicamente, podemos dizer que a sessão é permeada pelas discussões e reflexões a respeito das questões emocionais e psicológicas do paciente.
Veja mais: Sintomas do estresse: Conheça quais são
Quanto tempo psicoterapia faz efeito?
Não existe um tempo que pode ser estipulado de forma geral. Cada pessoa possui a sua própria história de vida, emoções e questões pessoais. Isso quer dizer que não temos como, simplesmente, prescrever uma quantidade de sessões de forma garantida.
À medida que o tratamento avança, o psicólogo pode até ter uma previsão de como conduzirá o tratamento, mas, ainda assim, por se tratar de subjetividade, não há como “cravar” algo infalível.
Quando devo fazer psicoterapia?
A psicoterapia é aconselhada em muitos casos, como por exemplo:
- Dificuldades para lidar com as emoções no cotidiano.
- Crises de ansiedade ou de estresse recorrentes.
- Casos nos quais a pessoa detecta que tem sintomas de ansiedade ou depressão.
- Problemas para lidar com as adversidades da vida.
- Questões relacionadas à autoestima.
- Dificuldades para estabelecer planos para o futuro.
- Questões de fobias e outros quadros emocionais.
- Entre outras situações.
Se você sente que a sua rotina está se tornando difícil, por conta de questões psicológicas e emocionais, a psicoterapia tende a ser uma excelente alternativa para conhecer mais sobre esses aspectos e, quem sabe, encontrar caminhos mais saudáveis para seguir.
Veja mais: Transtorno de ansiedade técnicas de relaxamento: Conheça algumas técnicas
Quanto tempo dura sessão de psicoterapia?
A duração pode variar entre 45 minutos e 1 hora. Isso não significa que o terapeuta não possa encerrar antes do tempo. Afinal, em alguns casos, esse encerramento precoce pode fazer parte do processo de intervenção do terapeuta. Do mesmo modo, a sessão também pode durar mais tempo do que o estipulado normalmente, sempre de acordo com o que vem sendo discutido durante o atendimento e quais são as necessidades do indivíduo.
Portanto, é outro fator que não podemos cravar com total certeza, pois tudo depende de como está sendo encaminhado o tratamento da pessoa. Na dúvida, converse com o seu psicólogo sobre o assunto.
Conclusão
A psicoterapia nada mais é do que um tratamento focado na saúde mental do paciente, que ocorre por meio de sessões agendadas entre paciente e psicólogo. Existem muitas abordagens de psicologia que podem ser usadas nesses casos. Trata-se de uma ferramenta que fomenta a saúde mental e a qualidade de vida da pessoa, desde que ela se engaje no tratamento.
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.