Depressão Endógena: Vença o Seu Desafio para um Novo Começo!

Depressão Endógena

Públicado em: 20 de março de 2023

Última Atualização em: 20 de março de 2023

A depressão endógena é um tipo de depressão psicológica caracterizada por uma explicação biológica e/ou genética. O transtorno é grave e impõe desafios consideráveis ao indivíduo e sua família.

A depressão endógena é um tipo de depressão psicológica que tem suas raízes em fatores biológicos e/ou genéticos. Tratase de um transtorno mental grave que pode impor desafios consideráveis à pessoa acometida e à sua família.

Veja também: Como prevenir depressão? Saiba mais aqui!

Causas da Depressão Endógena

A depressão endógena, também conhecida como melancolia, é um tipo de depressão caracterizado por um humor deprimido persistente acompanhado por sintomas físicos e emocionais.

Esta forma de depressão é causada por fatores genéticos, neuroquímicos e biológicos. Existem algumas condições físicas, como transtornos da tireoide, que podem influenciar naqueles com maior probabilidade de desenvolver depressão endógena.

Além disso, estudos mostram que o histórico familiar de depressão também aumenta as chances de desenvolver depressão endógena.

Veja também: Tipos de depressão: Conheça os transtornos depressivos

Depressão Exógena e Endógena

A depressão exógena é um termo usado para descrever a depressão causada por fatores ambientais, como estresse crônico, luto ou isolamento social. Portanto, a depressão exógena é um tipo de depressão que não tem uma causa biológica clara.

A depressão endógena, por outro lado, diz respeito às formas de depressão que têm raízes biológicas, como aquelas causadas por fatores genéticos, neuroquímicos e físicos.

Depressão Exógena

A depressão exógena é uma forma de depressão causada principalmente por fatores ambientais que influenciam direta ou indiretamente o estado mental de uma pessoa.

Trata-se de uma forma de depressão que não baseia-se em fatores biológicos. As causas externas podem incluir o luto, o estresse, o medo ou o trauma emocional.

Fases da Depressão

As 5 fases da depressão são: tristeza, ansiedade, desesperança, isolamento e desespero. A tristeza é o estado inicial, geralmente seguido da ansiedade e da desesperança.

Estas três condições criam um ciclo que leva às fases finais da depressão, que são o isolamento e o desespero. É importante reconhecer estas fases para que a depressão possa ser tratada adequadamente.

Qual a Fase Mais Perigosa da Depressão?

A fase mais perigosa da depressão é conhecida como desespero, na qual a pessoa sente que não tem mais esperança e está prestes a desistir do tratamento e das opções de vida.

Esta fase requer cuidados médicos imediatos para prevenir complicações, como o suicídio ou o auto mutilação, e pode ser fatal se não tratada corretamente.

Qual É a Depressão Mais Grave?

A depressão mais grave é conhecida como depressão psicótica, na qual a pessoa experimenta alucinações e delírios além dos sintomas comuns da depressão.

Esta forma de depressão pode afetar os pensamentos, comportamentos e sentimentos de uma pessoa, e é geralmente acompanhada de outras doenças psicológicas, como transtorno bipolar. Assim, a depressão psicótica usualmente requer um tratamento médico especializado e acompanhamento continuado.

Como É um Surto de Depressão?

Um surto de depressão é um episódio em que os sintomas da depressão surgem com intensidade ainda maior do que o habitual. Durante um surto, a pessoa pode experimentar sentimentos de desesperança profundos, que podem durar por várias horas ou dias. Pode-se tratar um surto de depressão com terapia, medicamentos ou relaxamento.

As Principais Diferenças Entre os Sintomas da Depressão Endógena e Reativa

A principal diferença entre os sintomas da depressão endógena e reativa é que os sintomas da depressão endógena são causados por fatores biológicos, enquanto os da depressão reativa são geralmente desencadeados por algum evento estressante ou traumático.

Outra diferença é que a depressão endógena tende a durar mais tempo e tem sintomas mais graves, enquanto a depressão reativa geralmente fixa-se após o evento em questão ser resolvido.

E Como Diferenciar Depressão e Tristeza?

A tristeza é uma emoção normal que geralmente passa em pouco tempo. A depressão, por outro lado, é caracterizada por sentimentos ainda mais intensos que duram mais tempo.

Além disso, a tristeza é geralmente causada por algum evento específico que já foi resolvido, enquanto a depressão pode persistir mesmo depois que o evento inicial já foi superado.

Quais São as Causas da Depressão Endógena?

As principais causas da depressão endógena são fatores genéticos, neuroquímicos e biológicos. Existem algumas condições físicas, como transtornos da tireoide, que também podem aumentar o risco da depressão endógena.

Além disso, estudos mostram que o histórico familiar de depressão também pode contribuir para o desenvolvimento deste problema.

Como Tratar Este Tipo de Depressão?

O tratamento da depressão endógena geralmente inclui medicamentos, terapia e outros tratamentos alternativos. Os medicamentos usados para tratar a depressão endógena geralmente são antidepressivos, que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da depressão.

Além disso, terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) também são frequentemente prescritas para ajudar as pessoas a lidarem com os sintomas da depressão endógena.

Então Existem Tipos Diferentes de Depressão?

Sim, existem diferentes tipos de depressão incluindo depressão endógena, depressão reativa, depressão pós-parto, transtorno afetivo sazonal e depressão pós-natal.

É importante que uma pessoa busque ajuda médica para identificar o tipo de depressão que ela está sofrendo e receber o tratamento adequado para lidar com os sintomas.

O Que Diferencia a Depressão Endógena das Demais?

A depressão endógena é diferente das outras formas de depressão porque é causada por fatores biológicos, como fatores genéticos, neuroquímicos e físicos.

Esta forma de depressão tem sintomas mais graves que duram mais tempo que a depressão reativa, e geralmente é mais resistente ao tratamento.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima