Clínica para dependentes químicos particular: Guia completo

clínica para dependentes químicos particular

Públicado em: 14 de dezembro de 2020

Última Atualização em: 14 de dezembro de 2020

clínica para dependentes químicos particular funciona como um suporte multidisciplinar responsável por restabelecer o equilíbrio na vida do dependente. Assim, é possível investir no processo de desintoxicação e ressocialização daquele sujeito, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar.

Sendo assim, entender como funciona uma boa clínica de reabilitação é importante para garantir que você encontre uma opção qualificada. E para lhe ajudar a compreender estes pontos, fizemos este guia completo. Acompanhe.

Clínica para dependentes químicos particular: Como funciona?

Para que você possa compreender como funciona uma clínica para dependentes químicos particular, vamos antes explanar quais são os tipos de internações que existem. Veja quais são:

Entenda os tipos de internação:

  • Internação voluntária: Quando o dependente químico, por si só, reconhece a sua necessidade de tratamento e busca auxílio em uma clínica de reabilitação. Assim, é ele mesmo quem assina a sua entrada na clínica. Vale destacarmos que a internação voluntária pode, mais tarde, evoluir para a involuntária, caso o médico constate a necessidade.
  • Internação involuntária: Quando o dependente químico nega a necessidade da internação, pessoas próximas a ele – como os pais ou cônjuge – podem requerer a sua internação. Assim, pautando-se em um diagnóstico qualificado, o médico irá solicitar a internação contra a vontade do paciente.
  • Internação compulsória: Quando nem o dependente químico ou a família requerem a internação, a mesma pode acontecer a partir de uma ordem judicial. Entretanto, esta ordem se pautará no laudo médico, sempre considerando o fato de haver riscos para o paciente ou terceiros, caso ele não seja internado.

Conteúdo relacionado: Internação voluntária, involuntária e compulsória [Guia Completo]

Clínica para dependentes químicos particular: Como funciona o tratamento?

Independentemente do tipo de internação solicitada no momento em que o paciente dá entrada na clínica de recuperação, o tratamento seguirá uma sequência padrão.

Porém, vale ressaltarmos que embora a sequência seja a mesma, todo o tratamento leva em consideração as singularidades de cada paciente.

Assim, o processo de desintoxicação e cada etapa da recuperação segue um plano único e específico para cada pessoa.

Entendido isso, vamos agora às três etapas do tratamento em uma clínica particular:

1- Desintoxicação

Na primeira fase o sujeito passará pela desintoxicação propriamente dita. Aqui, o médico prescreverá psicoativos e medicamentos que minimizem o desejo de consumir a droga.

Assim, pouco a pouco o organismo vai se acostumando com a ausência da substância química, através da administração de medicamentos que é cada vez menor.

2- Conscientização

No processo de conscientização, o sujeito terá contato com palestras e conversas importantes que irão explanar quais são as situações que o deixam em vulnerabilidade.

Assim, a psicoterapia também se faz importante para que ele aprenda a lidar com as mudanças e até mesmo com a “perda” da vida que vinha tendo antes do tratamento.

3- Ressocialização

Por fim, a ressocialização se faz necessária como uma ferramenta de reinserção do indivíduo na sociedade.

Aqui há o resgate de suas habilidades sociais, através da terapia ocupacional, por exemplo. Além disso, o suporte à família e da própria família são requisitados, a fim de criar um ambiente mais acolhedor e positivo para o sujeito que volta para a casa.

Vale lembrarmos que todo este acompanhamento em uma clínica para dependentes químicos particular acontece de maneira multidisciplinar. Isto é, com o auxílio de psicólogos, médicos, nutricionista, terapeuta ocupacional, enfermeiros, etc.

Onde encontrar uma clínica para dependentes químicos?

Para encontrar uma clínica para dependentes químicos perto de você e com a qualidade necessária para uma recuperação efetiva, entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar.

Nós da Interhelp Internação estamos aqui para lhe dar todo o suporte que você necessita. Conte com a gente!

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima