Casa de recuperação para dependentes químicos: Como funciona e onde encontrar?
Casa de recuperação

Casa de recuperação para dependentes químicos: Como funciona e onde encontrar?

Públicado em: 5 de maio de 2019

Última Atualização em: 8 de abril de 2021

Casa de recuperação? Nosso conteúdo é para você! Ajudamos a encontrar e entender como funciona uma casa de recuperação para dependentes químicos.

O que é uma casa de recuperação?

Uma casa de recuperação é um programa de tratamento de dependência química ambulatorial medicamente supervisionado que fornece uma variedade de serviços a indivíduos, assim como membros da família que procuram ajuda e apoio com abuso de substâncias e dependência química.

Os pacientes passarão por um processo de recuperação personalizado com uma rede de apoio e desenvolverão uma forte compreensão dos efeitos da dependência química em suas vidas, bem como da vida de suas famílias e entes queridos.

No final do conteúdo além de diversas fotos vejam nosso super infográfico sobre os 9 erros mais comuns na hora de contratar uma casa de recuperação.

Casa de recuperação para os homens
Casa de recuperação ambiente masculino
Casa de recuperação para mulheres
Casa de recuperação ambiente feminino

Qual é o objetivo de uma casa de recuperação?

O objetivo de uma casa de recuperação é estabelecer um programa de tratamento que visa a desintoxicação e a reinserção social do sujeito que é dependente químico. Com isso, disponibiliza acompanhamento médico, nutricional, psicológico, etc.

Quais são os tipos de internação em uma casa de recuperação?

Existem três tipos de internação em uma casa de recuperação:

  • Internação voluntária: Quando o sujeito, por conta própria, interna-se na clínica.
  • Internação involuntária: Quando um familiar ou terceiro solicita a internação de uma pessoa que apresenta riscos para si e para a sociedade.
  • Internação compulsória: Quando a internação acontece a partir de uma ordem judicial, sendo esta baseada em um laudo médico.

Quando a internação em uma casa de recuperação é a melhor opção?

Quando o dependente químico tem apresentado riscos para si ou para terceiros, além de demonstrar uma capacidade reduzida no gerenciamento de suas atitudes.

Além disso, se as intervenções ambulatoriais não apresentarem efeitos positivos, também é possível investir na internação.

Como escolher a melhor casa de recuperação para o seu ente querido?

Para escolher a melhor casa de recuperação para dependentes químicos é preciso conhecer o local, a equipe multidisciplinar e as dinâmicas dos tratamentos.

Para esse fim, você pode considerar o acompanhamento de quem entende do assunto e pode lhe ajudar a encontrar a opção mais alinhada ao que o seu ente querido necessita.

O paciente pode receber visitas em uma casa de recuperação?

Sim, desde que respeitando os horários específicos para tal. Essa visita e acompanhamento é fundamental para a recuperação psíquica do sujeito.

A casa de recuperação para dependentes químicos é um espaço preparado para receber o sujeito e promover o suporte também para os familiares. É um ambiente pensado para que seja possível atravessar a desintoxicação; a conscientização e estabelecer a reinserção social.

Quanto tempo leva a recuperação de um dependente químico em uma casa de recuperação?

Saber qual o tempo de internação em uma casa de repouso pode nos dar pistas de quanto tempo o sujeito passará internado. Porém, como se trata de um tratamento subjetivo, é possível que haja uma variação entre 30 e 90 dias.

As intervenções acontecem de acordo com as subjetividades do indivíduo, ao mesmo tempo em que essa estadia na casa de recuperação pode se basear na internação voluntária (quando o paciente decide se internar); involuntária (quando um familiar requer a internação); e compulsória (quando há uma ordem judicial que impõe a internação).

Casa de recuperação gratuita ou particular: qual a melhor opção?

Tudo dependerá da dinâmica da casa de recuperação. Por isso é importante conhecer de perto a equipe, o tratamento e as instalações da clínica.

Vale destacar que a dependência química será tratada na clínica, mas infelizmente não apresenta cura. Porém, com o tratamento adequado é possível estabelecer um equilíbrio para o sujeito.

Como funciona a casa de recuperação para menores?

Todo o tratamento se baseia no Estatuto da Criança e do Adolescente, visando auxiliar o indivíduo em sua recuperação e assim estabelecer um melhor gerenciamento emocional, aumentando a qualidade de vida e gradativamente diminuindo os efeitos da dependência (como a abstinência, por exemplo).

Mas a dependência química tem cura?

Não, mas existem tratamentos que visam manter um equilíbrio maior na vida do sujeito, diminuindo consideravelmente as chances de recaídas, por exemplo.

Quais são as fases do tratamento em uma casa de recuperação?

As fases de um tratamento em uma casa de recuperação podem ser divididas em:

  • Desintoxicação: Onde há a administração de medicamentos para que, de maneira gradativa, a necessidade de consumir a droga diminua.
  • Conscientização: Na fase da conscientização o sujeito irá compreender mais sobre suas vontades, desejos e vulnerabilidades, preparando-se para a reinserção.
  • Reinserção social: Aqui o sujeito resgata suas habilidades sociais e, através da psicoterapia e da terapia ocupacional, restabelece equilíbrios em sua vida para lidar com o retorno à sociedade.

O que é uma gestão de cuidado em uma casa de recuperação?

Os gerentes de cuidados trabalham com você para avaliar a ampla gama de necessidades que as pessoas que sofrem de dependência podem ter.
Os gerentes de cuidados prestam apoio no tratamento, ajudam a desenvolver habilidades de vida independente e servem como ponto de contato entre você e os outros em seu sistema de apoio médico e social.

O que são os serviços de aconselhamento individual em um casa de recuperação?

Os serviços de aconselhamento individual, familiar e em grupo são prestados por conselheiros de toxicodependência licenciados para clientes adultos e adolescentes com perturbações do uso de substâncias realizando até mesmo a remoção de emergência 

O tratamento contínuo é projetado para facilitar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e ferramentas essenciais para a recuperação de qualidade e a longo prazo.

As modalidades incluem tratamento ambulatorial intensivo e ambulatorial tradicional. Ter pessoas assim é libertador e reconfortante quando os dias difíceis chegam.

Como funciona o programa personalizado em um casa de recuperação?

O programa personalizado orienta você pelo processo passo a passo em direção à sua recuperação. É importante perceber que você não estará sozinho enquanto passa pelo processo em direção à recuperação sustentada.

Além do suporte médico, fornecerá uma rede de suporte robusta que ajudará a reforçar sua confiança à medida que você avança em direção ao seu objetivo importante e alcançável de recuperação.

Quais são os tipos de internação?

Existem no Brasil regulamentado em lei 3 modalidades a voluntaria, involuntária e a compulsória;

Internação involuntária: É quando uma pessoa é internada no hospital em que estão em julgamento ou duvidam de sua própria capacidade de tomada de decisão. Mas ela não consente,  o mesmo tem a orientação para internação mas ele recusa.

Internação voluntária: O portador do transtorno, procura o tratamento por conta própria e com base na indicação do médico para internação, caso o portador aceite é encaminhado para internamento em clínica ou unidade terapêutica e concluindo o tratamento recebe alta com a orientação da equipe médica ou tratamento , como também tem total liberdade para solicitar a alta durante a internação.

Internação compulsória: É determinada pela justiça para que o individuo possa ser internado por uma ordem e aceita pelo estabelecimento de saúde que recebeu a ordem, é um meio de proteção do individuo que tem a necessidade de um tratamento psiquiátrico e não aceita, colocando ele e a sociedade em risco.

Internação é imposta por um juiz com base na Lei nº 10.216, de 2001

Como a família pode ajudar no processo de recuperação?

Acreditamos que a comunidade é parte integrante do processo de recuperação e nos esforçamos para respeitar e acomodar a herança cultural, as crenças religiosas e os valores de cada família.

Além de fornecer suporte médico, fornecemos uma rede de suporte robusta para reforçar sua confiança à medida que você prossegue em direção ao objetivo importante e alcançável da recuperação.

Com a ajuda adequada, acreditamos que sua recuperação está a poucos passos de distância. É por isso que nos dedicamos a tornar uma comunidade mais segura e saudável. Vamos trabalhar juntos para fornecer às nossas gerações futuras uma comunidade livre de drogas

Quais são as formas de vícios?

Você ou um ente querido pode não estar ciente de que eles estão sofrendo de um sério problema de dependência.

Quer se trate de dependência química ou dependência de álcool e drogas, não é impossível. Compreender e aceitar que o tratamento está disponível é o primeiro passo no caminho para a recuperação.

Você pode ter um problema com a bebida se:

  • Você se sente culpado ou envergonhado por ter bebido
  • Você tem amigos ou familiares que estão preocupados com a sua bebida
  • Você tenta esconder ou mentir sobre seus hábitos de bebida
  • Você sente que precisa beber para relaxar
  • Você frequentemente desmaia ou esquece o que você fez enquanto bebia
  • Você regularmente se encontra bebendo mais do que planejou

Você pode ter um problema com drogas se:

  • Você falha em suas tentativas de parar de usar a droga
  • Você sente que tem que manter um suprimento da droga
  • Você não pode pagar a droga, mas gastar dinheiro nela de qualquer maneira
  • Você sente que precisa usar a droga regularmente
  • Você sai do seu caminho para obter a droga
  • Você sente que precisa da droga para lidar com problemas
  • Você concentra mais tempo e energia em obter e usar a droga

 

Tire algum tempo e determine o que funciona melhor para você quando se trata de administrar sua depressão. Acesse nosso site e recebe uma orientação.

Como escolher uma casa de recuperação ideal?

Através de conselheiros experientes se encontram com você e seus entes queridos para realizar uma avaliação abrangente para determinar se o tratamento é necessário e qual tratamento é mais adequado para alcançar uma recuperação completa

Considerações Finais

Oferecemos uma variedade de programas de tratamento de dependência que podem atender a sua situação específica. A reabilitação do abuso de substâncias pode ajudar a colocar você ou um ente querido de volta no caminho certo.

Em uma casa de reabilitação de drogas você pode escolher entre programas de tratamento de dependência de álcool , tratamento de dependência dupla , tratamento de dependência ambulatorial , programas de dependência de drogas e muito mais.

Como também programas projetados especificamente em torno da idade do participante, incluindo programas para adultos e programas para jovens adultos em locais selecionados. A Interhelp Internação consta com uma clínica de recuperação evangélica. Localizada em São Paulo!

casa de recuperação espaço para direção e sala internos
casa de recuperação espaço para direção e sala internos

 

casa de recuperação espaço para exercícios e jogos
casa de recuperação espaço para exercícios e jogos

 

casa de recuperação espaço para atividades e laser
casa de recuperação espaço para atividades e laser

 

casa de recuperação ambiente externo
casa de recuperação ambiente externo

 

Infográfico casa de recuperação para dependentes químicos
Infográfico casa de recuperação para dependentes químicos

 

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945