Como funciona um centro de recuperação feminino?

Como funciona um centro de recuperação feminino?

Públicado em: 10 de dezembro de 2019

Última Atualização em: 3 de outubro de 2021

O vício é uma doença grave que tem um efeito devastador sobre todos os que sofrem. Para homens e mulheres, os programas em um centro de recuperação oferecem aos viciados e alcoólatras as melhores chances de sucesso na recuperação.

Para as mulheres, os programas dos centros de recuperação são especialmente benéficos, fornecendo um ambiente seguro e acolhedor, no qual eles são capazes de explorar os principais problemas subjacentes aos seus problemas com drogas e álcool.

centro de recuperação feminino

Centro de recuperação feminino: programa de tratamento para mulheres

As mulheres viciadas e alcoólatras têm muitas das mesmas experiências que os homens, mas há certos aspectos da experiência da mulher como viciada ou alcoólatra que são únicos.

Com demasiada frequência, as dependentes do sexo feminino são tratadas com um histórico de abuso físico e / ou sexual, experiências que tornam sua recuperação condicionada a se sentir segura o suficiente para lidar com o trauma.

As mulheres viciadas e alcoólatras também tendem a lutar contra a imagem corporal, os distúrbios alimentares e o vício em sexo e amor, tópicos vulneráveis ​​que não podem ser abordados na presença de homens.

Como um benefício adicional de manter o tratamento exclusivo para as mulheres, os programas dos centros de recuperação que oferecem ambientes exclusivamente femininos eliminam a distração que o sexo oposto pode criar na sobriedade precoce.

O primeiro estágio da recuperação é um período vulnerável, em que as mulheres normalmente experimentam insegurança quanto às mudanças em que seus corpos sofrem quando passam para um estilo de vida saudável.

centro feminino

Centro de recuperação feminino: Como funcionam os grupos terapêuticos?

Para as mulheres o centro de recuperação é baseada na autodescoberta. Parte dessa autodescoberta ocorre dentro dos grupos terapêuticos estruturados que compõem a maior parte da programação diária, as mulheres aprendem sobre si mesmas descobrindo experiências comuns pelas quais passaram e, outras vezes, aprendem sobre si mesmas através do próprio ato de tentar se relacionar efetivamente.

A programação em um centro de recuperação feminino, geralmente é composta por grupos terapêuticos, aconselhamento individual, trabalho em 12 etapas, desenvolvimento de habilidades para a vida e atividades sociais animadoras.

Grupos estruturados cobrem tópicos como prevenção de recaídas, relacionamentos saudáveis, nutrição, imagem corporal e distúrbios alimentares.

sessões diárias de aconselhamento em grupo

Centro de recuperação feminino: Como funcionam as sessões diárias de aconselhamento em grupo?

As sessões diárias de aconselhamento em grupo funcionam como um espaço para as mulheres processarem interações e emoções que surgem naturalmente durante o processo de recuperação.

Particularmente importante para as mulheres com trauma passado, a hipnoterapia em grupo e a terapia experimental oferecem oportunidades para os clientes explorarem aspectos de sua psicologia que talvez não possam acessar voluntariamente.

Muitos dos ex-alunos  passam a se tornar funcionários de suporte, e todos os gerentes de caso e gerentes residentes são mulheres em recuperação de alcoolismo ou dependência. Qualquer mulher que procura um novo começo tem uma casa à sua espera.

Como encontrar um centro de recuperação feminino?

Centros de recuperação para mulheres são um ambiente ambulatorial único. Os programas de tratamento estão disponíveis no horário da manhã ou da noite e tratam apenas mulheres.

As mulheres costumam experimentar um ou mais traumas que o álcool e / ou substâncias ilegais permitem que ela simplesmente se sinta normal e importante procurar uma ajuda especializada.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Links interessantes:

Dependência química feminina
Grupos psicoterapêuticos de mulheres dependentes químicas

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima