Como identificar que uma recaída está próxima do dependente?

Públicado em: 20 de novembro de 2019

Última Atualização em: 9 de junho de 2020

A recaída faz parte do processo de recuperação. Se você teve uma recaída, há muitas coisas que você pode fazer para voltar ao caminho da sobriedade.

Não importa o quão diligentemente você busque sua recuperação ou o quão comprometido esteja com a sobriedade ao longo da vida, há uma chance de você recair em algum momento.

Segundo o Instituto Nacional de Abuso de Drogas, as taxas de recaída durante a recuperação são de 40 a 60%.

Após uma recaída, muitas pessoas experimentam sentimentos de vergonha ou arrependimento. Além disso, você pode sentir vontade de desistir da luta e desistir de seu vício, em vez de continuar trabalhando duro e superar o desejo fugaz de usar.

Isso é normal, mas pode criar desafios para a criação de uma vida livre de drogas. Em vez disso, use essa recaída como uma ferramenta de aprendizado; esclareça seu plano de prevenção de recaídas e identifique seus gatilhos .

Ao se aprofundar na causa raiz da recaída, você estabelecerá as bases para uma recuperação que garantirá que você se recupere mais forte do que nunca.

Sinais de uma recaída

Dependência química: Sinais de recaída

Infelizmente, a recaída após um período de sobriedade é uma ocorrência comum. Existem sinais de aviso de recaída, aproximadamente metade de todos os adictos em recuperação experimenta um momento temporário de fraqueza, que resulta em pegar drogas ou álcool novamente. Conhecer algumas das bandeiras vermelhas pode ajudar a evitar isso.

Os sinais que podem prever uma recaída futura incluem, mas não estão limitados a:

  • Não fazer da sobriedade sua principal prioridade. Sem um firme compromisso com a sobriedade a longo prazo, é mais provável que você recaia. Para ter sucesso, você deve estar disposto a fazer o trabalho necessário para permanecer sóbrio. Isso inclui participar de reuniões de 12 etapas , ter um patrocinador comprometido e obter terapia ou aconselhamento para possíveis condições de saúde mental que ocorram em conjunto , como depressão e ansiedade.
  • Não tendo um sistema de suporte. Uma pessoa recém-sóbria precisa ter uma sólida rede de suporte imediatamente, pois isso pode fazer a diferença entre recuperação contínua ou recaída. Ter um grupo de apoio de outras pessoas em recuperação é vital. Peça à sua família para mantê-lo responsável, buscar orientação espiritual através da meditação ou religião e participar de atividades em grupo sóbrias .
  • Não querendo sair por si mesmo. Em alguns casos, o usuário entra em tratamento porque está tentando agradar sua família ou amigos, em vez de se comprometer a desistir por conta própria. A menos que alguém realmente queira desistir, o risco de recaída é muito maior.
  • Não estar preparado para a vida após o tratamento. É importante criar um plano de prevenção de recaídas para voltar à vida normal após o tratamento. É crucial entender como certas coisas podem sabotar a sobriedade, como dinâmica familiar disfuncional, amizades tóxicas , isolamento social e rotinas diárias não saudáveis. A identificação clara de gatilhos no início pode ajudar a proteger sua sobriedade recém-descoberta.

Lembrar-se de ter um grupo de apoio de familiares e amigos pode ajudar a manter o foco na cura. Eles podem fornecer uma base estável e incentivar a disciplina ou compaixão necessária neste momento.

como sair da curva da recaída

Curva da recaída

O primeiro passo é determinar se você precisa voltar para a reabilitação. Se foi um incidente isolado e você está comprometido em examinar ou ajustar seu plano de cuidados de recuperação, pode não ser necessário voltar a um hospital. Isso oferece ao paciente as mãos em tratamento e supervisão contínua.

No entanto, se você voltar a um padrão contínuo de abuso de substâncias, pode ser necessário voltar a um programa de tratamento rigoroso.

Se você estiver falando sobre o uso de substâncias, sair com pessoas que o incentivam a beber ou voltar ao abuso de substâncias para lidar com isso, isso é um sinal de um problema maior que precisa de tratamento imediato.

A partir do momento em que você entra em tratamento após uma recaída, o foco deve estar na transição de volta à vida normal .

Você pode achar que sua melhor opção para evitar a recaída é entrar em um ambiente sóbrio por alguns meses, onde a responsabilidade e a disciplina ajudam durante os primeiros meses vulneráveis ​​após o tratamento.

Além disso, seria vantajoso estar preparado com um plano ambulatorial para continuar a terapia depois que você sair .

Obtenha a ajuda necessária

ajuda necessária contra a recaída

Se você já passou pelo tratamento e está lutando com o potencial ou a realidade da recaída, há ajuda disponível. Você deve se inscrever em um programa de tratamento que melhor se adapte às suas necessidades e que possa ajudá-lo a alcançar a sobriedade sustentada.

Existem várias opções adequadas às suas necessidades e ao seu orçamento. Não permita que a recaída o mantenha em silêncio ou em um ciclo de abuso de substâncias.

Entre em contato com um especialista em dependências dedicado para encontrar o programa de tratamento certo para você.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima