Tratamento para alcoólatras: Guia completo

Tratamento para Alcoólatras

Públicado em: 7 de novembro de 2020

Última Atualização em: 20 de novembro de 2021

O tratamento para alcoólatras é indicado para ajudar na recuperação do vício. Deseja saber como funciona e onde encontrar? Confira aqui neste artigo quais os pontos mais importantes sobre o assunto e como chegar até uma clínica profissional e de confiança.

Principais unidades, demanda e solicitações que atuamos para o tratamento de alcoólatras:

  • Tratamento para alcoólatras no Rio de Janeiro – RJ
  • Tratamento o para alcoólatras Salvador – Bahia
  • Tratamento para alcoólatras em São Paulo – SP
  • Tratamento para alcoólatras Belo Horizonte – MG
  • Tratamento para alcoólatras SUS

+Leia também: Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Tratamento para alcoólatras

Problemas relacionados ao álcool – resultantes de muita frequência e não ter controle sobre a vontade de dizer não – estão entre os problemas de saúde pública mais comum no mundo.

Muitas pessoas lutam para controlar o consumo de álcool em algum momento de suas vidas. Aproximadamente 17 milhões de pessoas a partir de 18 anos de idade ou mais, têm transtorno relacionados ao uso de álcool e 1 em cada 10 crianças mora em uma casa onde um dos pais tem problemas com álcool. Tendo com pai alcoólatra um dos casos mais comuns.

O tratamento para alcoólatras deve ser realizado quando já houve muitas tentativas em parar de consumir a substância, mas sem sucesso, quando não há mais controle o hábito de beber se tona muito frequente ou diário.

+Leia também: Como escolher uma clínica para alcoólatras no interior de SP?

O tratamento para alcoólatras funciona?

A boa notícia é que, por mais sério que o problema possa parecer, a maioria das pessoas com transtorno do uso de álcool pode se beneficiar de algum tipo de tratamento.

Estudos mostram que cerca de um terço das pessoas que são tratadas para problemas de uso de álcool, não apresentam mais os sintomas um ano depois. Muitos outros cortaram radicalmente o consumo de álcool e relataram maior resistência ao desejo de beber.

Quais as opções de tratamento para alcoólatras?

Quando questionadas sobre como os problemas de álcool são tratados, as pessoas costumam pensar em programas de reabilitação de 12 ou 28 dias, mas outras opções podem ser difíceis de mencionar.

Na realidade, há uma variedade de métodos de tratamento disponíveis hoje, graças aos avanços significativos na área nos últimos 60 anos.

Em última análise, não existe uma solução única para todos, e o que funciona para um indivíduo pode não servir para outro. Simplesmente compreender as diferentes opções pode ser um primeiro passo importante.

Como funciona os tratamentos comportamentais para alcoólatras?

Os tratamentos comportamentais visam modificar os comportamentos de uso do álcool por meio de aconselhamento. São conduzidos por profissionais de saúde e contam com o respaldo de estudos que mostram que podem ser benéficos.

Medicação

Atualmente, existem três medicamentos aprovados para ajudar as pessoas a parar ou reduzir o consumo de álcool e prevenir recaídas. Eles são prescritos por médicos de atenção primária ou outros profissionais de saúde e podem ser aplicados sozinhos ou em combinação com aconselhamento.

Leia também: Como ajudar um pai alcoólatra?

Quais são os grupos de apoio mútuo para tratamento de alcoólatras?

Alcoólicos Anônimos (AA) e outros programas de doze passos oferecem o apoio de pessoas que tiveram experiências semelhantes àquelas que estão parando de fumar ou reduzindo o consumo de álcool.

Mais informações: https://www.aaonline.com.br/

Combinado com o tratamento liderado por profissionais de saúde, os grupos de apoio podem representar uma valiosa camada adicional de apoio.

Devido ao anonimato que caracteriza os grupos de apoio mútuo, é difícil para os pesquisadores determinar suas taxas de sucesso em relação aos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde, mas há muitos relatos de pessoas recuperadas.

No entanto, antes de tudo, para qualquer pessoa que esteja considerando o tratamento, falar com um clínico geral é um primeiro passo importante – pode ser uma boa fonte de recomendação de tratamento e medicação. Um médico de atenção primária também será capaz de:

  • Avaliar se o padrão de consumo de álcool de um paciente é arriscado
  • Ajude a desenvolver um plano de tratamento
  • Avalie a saúde geral
  • Determinar se seria apropriado usar drogas para tratar o alcoolismo
    …Entre outros.

Nota: 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências do álcool no mundo, segundo dados da OMS
Agência especializada em saúde mencionada: OMS

Como funciona um tratamento gratuito para alcoólatras?

O vício no álcool precisa ser tratado por meio de um acompanhamento multidisciplinar que viabilize mais saúde e qualidade de vida para o indivíduo.

Porém, nem todas as pessoas têm condições para arcar com os custos de uma internação em um estabelecimento de reabilitação. Para esses casos, apostar em uma clínica de tratamento para alcoólatras gratuito é a melhor saída.

Mas como encontrar um tratamento gratuito? Como tratar um alcoólatra se não tenho suporte financeiro para isso? Nesse caso, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática: 

  • Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas: Buscar ajuda no CAPS AD pode ser um bom caminho. Essas unidades de saúde são focadas no atendimento de dependentes químicos que necessitam de um tratamento, porém, infelizmente não possuem suporte financeiro para tal. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Caso você não encontre um CAPS AD em sua cidade, pode procurar o CAPS normal, ou então, buscar auxílio em alguma unidade de saúde básica. 
  • Grupos de Alcoólicos Anônimos: Possivelmente você encontre um grupo de AA na sua cidade. Esses grupos visam trazer um suporte a mais para o indivíduo que precisa atravessar os problemas que a dependência promove. Além disso, o grupo é sigiloso e totalmente gratuito. Procure pelo AA na sua cidade acessando o site oficial do programa. 
  • Universidades e faculdades: Algumas instituições de ensino superior também oferecem suporte psicológico e profissional para casos de dependência alcoólica. Entre em contato com as universidades da sua cidade para saber mais sobre essa possibilidade.
  • Clínicas particulares que oferecem o atendimento social: Algumas clínicas particulares também podem promover o atendimento gratuito ou feito mediante um pagamento simbólico. Isso permite que pessoas com menor poder aquisitivo possam iniciar o tratamento contra a dependência química de uma forma mais fácil e acessível.

Como ajudar um alcoólatra a parar de beber?

Não existe uma receita pronta que seja capaz de viabilizar uma única maneira de ajudar um alcoólatra. No entanto, existem medidas que, sim, quando colocadas em prática trazem resultados promissores, em algumas situações. Veja quais são essas medidas:

  1. Demonstrar amor e compreensão é fundamental. Não adianta querer fazer com que o indivíduo simplesmente pare de beber, o proibindo. Não é assim que funciona. Mas sim, tente conversar, de maneira sincera e franca, demonstrando a sua preocupação. Mostre estar disposto a ajudar no que for necessário para atravessar essa situação.
  2. Apresente a ele a possibilidade de buscar o auxílio em uma clínica de reabilitação. Apresente uma clínica para ele, mostrando como funciona o tratamento. Tente desmistificar o conhecimento ruim que ele possa vir a ter sobre esse tipo de instituição de saúde.
  3. Seja compreensivo e não consuma bebida alcoólica na presença da pessoa. Além disso, ajude-o a entender os maiores gatilhos para o consumo da bebida e ajude-o a evitá-los. Assim as recaídas podem ser minimizadas.
  4. Incentive os cuidados com a saúde mental. Foque em oferecer suporte na hora de o indivíduo buscar por hábitos saudáveis e um estilo de vida mais adequado para a sua saúde. 
  5. Jamais chantageie o indivíduo. Mas sim, tente sempre permanecer ao lado dele, “chamando a atenção” quando necessário, mas sem um viés punitivo ou chantagista. Cuidado com a pressão psicológica que você pode criar! Pois ela pode piorar ainda mais a situação. Lembre-se de que o indivíduo precisa confiar em você.

Quanto custa um tratamento para alcoólatra?

Atualmente, existe uma infinidade de possibilidades de clínicas de internação para alcoólatras. Isso nos dá pistas de que existem diversas condições de pagamento e valores diferentes. 

Por isso, você pode encontrar clínicas mais básicas, a partir de R$600,00 mensais, ou clínicas mais completas, nas quais os pagamentos podem somar aproximadamente R$12.000,00. 

Obviamente, nesse segundo caso a tendência é que o estabelecimento seja de luxo, e isso não necessariamente precisa ser considerado na hora da internação. O importante, na verdade, é garantir o conforto e os cuidados com a saúde do sujeito, sempre respeitando o espaço dele e oferecendo um suporte adequado.

Qual médico trata uma pessoa alcoólatra?

O médico responsável por tratar uma pessoa com vício no álcool é o médico psiquiatra. É este quem irá fazer o acompanhamento do indivíduo, poderá prescrever medicamentos e auxiliará em cada etapa da desintoxicação e recuperação.

Mas, em paralelo a isso, é possível ainda contar com a ajuda de outros profissionais da saúde, como no caso do psicólogo. Este, portanto, estará mais a par dos cuidados com a saúde mental do indivíduo dependente, viabilizando assim mais qualidade de vida e equilíbrio emocional. 

Vale ressaltar que outros profissionais também podem fazer parte do time que trata uma pessoa que é dependente química. É o caso do educador físico, da nutricionista, enfermeiro, entre outras possibilidades. 

Nas clínicas de internação para dependentes químicos é possível encontrar diversos profissionais da saúde que atuam em conjunto, visando a recuperação do paciente. Porém, o responsável pelos medicamentos e pelo processo de tratamento é o médico psiquiatra.

O que fazer para ajudar uma pessoa alcoólatra?

Como mencionamos anteriormente, a melhor forma de ajudar é dando suporte para a pessoa. Demonstre estar ao lado dela, e ouça as suas angústias.

Apresente a possibilidade de buscar auxílio em uma clínica de reabilitação, pois isso pode fazê-la encontrar forças para lidar com o seu problema. 

Lembre-se de que o apoio da família é fundamental nesse momento. E quanto mais você buscar informações sobre o alcoolismo, mais munido de conhecimento estará para lidar com isso. Boa sorte!

Onde encontrar um tratamento para alcoólatras perto de mim?

A Interhelp Internação é uma empresa que atua no tratamento, recuperação e resgate de pacientes viciados em álcool e substâncias químicas, a qual oferece seus serviços desde 2004.

No centro de tratamento, seu familiar tem acesso a um tratamento de qualidade, de acordo com a lei, e que conta com uma equipe de profissionais especializados neste tipo de tratamento, atendendo as necessidades específicas de cada paciente.

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Referências

How to Help Someone with an Alcohol Addiction. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/most-important-things-you-can-do-help-alcoholic> Acesso em 18 nov. 2021.

Alcohol support. Disponível em: <https://www.nhs.uk/live-well/alcohol-support/> Acesso em 18 nov. 2021.

Helping Someone with a Drinking Problem. Disponível em: <https://www.helpguide.org/articles/addictions/helping-someone-with-a-drinking-problem.htm> Acesso em 18 nov. 2021.

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima