Rebite droga: O que é, Efeitos, Consequências e Tratamento

rebite droga

Públicado em: 3 de março de 2022

Última Atualização em: 29 de março de 2022

Certamente, em algum momento, você já deve ter ouvido falar em rebite droga, ou, droga de caminhoneiro. Há ainda quem chame apenas de “bolinha”. Porém, em todos os casos, menciona-se o mesmo tipo de entorpecente, muito usado para manter o estado de vigília e, inclusive, inibir o apetite.

Essa droga pode ser extremamente prejudicial para o organismo, além de ser algo que promove impactos na segurança dos caminhoneiros e de todos que compartilham as vias do trânsito.

Por isso, neste texto nós unimos uma série de informações importantes sobre o tema e desmistificamos tudo sobre o assunto.

Acompanhe e saiba mais!

O que é o rebite de caminhoneiro?

O rebite droga, também conhecido como Nobesio, nada mais é do que uma droga usada para manter o estado de vigília por mais tempo.

Ou seja, o entorpecente é consumido com o intuito de “espantar” os sinais de sono, mantendo o caminhoneiro acordado para que possa seguir o seu caminho e concluir a sua demanda de entrega o quanto antes.

Trata-se de uma substância que pode desencadear efeitos nocivos à saúde e, assim, prejudicar o bem-estar e a vida do indivíduo.

Qual é a composição do rebite?

O rebite droga nada mais é do que um entorpecente derivado da anfetamina. Em algumas circunstâncias, pode contar cocaína em sua composição.

Como fica uma pessoa que toma rebite?

A atuação do rebite costuma ser relativamente rápida. A droga age diretamente no Sistema Nervoso, alterando a atuação dos neurotransmissores e, consequentemente, diminui os sinais de sono e aumenta o estado de alerta.

A pessoa pode se sentir mais “energizada” e acordada ao consumir o rebite.

Por ser um entorpecente consumido indiscriminadamente, pode provocar uma série de problemas de saúde e questões psicológicas, como por exemplo:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Desnutrição;
  • Problemas cardíacos;
  • Ataque do coração;
  • Distúrbios psiquiátricos, como esquizofrenia;
  • Hipertensão arterial grave;
  • Perda de peso;
  • Entre outros.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, a estimativa era que, antes da adoção de medidas de fiscalização, um terço dos caminhoneiros dirigisse sob efeito de drogas.

Embora em um primeiro momento o entorpecente pareça “inofensivo”, causando bem-estar e estado de alerta, à medida que o tempo passa a melancolia aparece, fazendo com que o indivíduo passe a ter desejo de consumir a droga.

rebite droga
Rebite droga.

Assim, pouco a pouco a dependência química começa a ser instaurada, ocasionando agravamento de questões de saúde mental e física.

Além disso, há ainda a possibilidade de desencadear um “apagão mental”, que é quando o corpo parece “apagar” e, em decorrência disso, os acidentes de trânsito podem acontecer.

Por que os caminhoneiros usam rebite?

Simplesmente porque querem manter o estado de vigília por mais tempo. Ou seja, não querem dormir para poder finalizar as suas entregas dentro de prazos abusivos.

Quanto tempo dura o efeito do rebite no organismo?

As sensações que o rebite droga proporciona ao organismo pode perdurar durante 12 horas. Passado esse período, a melancolia e os efeitos colaterais aparecem com mais intensidade, levando o indivíduo a desejar o consumo novamente.

Como funcionam os rebites?

Os rebites têm o “poder” de alterar o funcionamento dos neurotransmissores. Isso faz com que as funções do cérebro sejam “alteradas”.

Desse modo, o indivíduo não sente cansaço, sono ou fome, mas sim, fica super enérgico e alerta. Assim, acaba por ficar dirigindo por mais tempo, embora o corpo sofra com esse tipo de situação.

O que acontece depois de tomar ‘Rebite’?

Passado alguns instantes, o indivíduo pode começar a sentir uma elevação na sua energia mental e física. Como se tivesse consumido um energético muito potente.

Além disso, é possível que o sujeito experimente uma sensação de bem-estar, além de ter uma redução no apetite. Essas sensações criam a falsa ideia de que o corpo está super ativo e pronto para mais uma prolongada rotina de trabalho.

Porém, a realidade é que isso não passa de sensações superficiais. Na realidade, o corpo está cansado, faminto e sem energia, mas ilusoriamente acredita que não. Afinal, os neurotransmissores responsáveis pela percepção da hora de descansar e se alimentar estão afetados, e assim, não conseguem passar a mensagem “certa” para o corpo.

À medida que o tempo passa, o efeito começa a se dissipar. Nesta etapa o indivíduo se sente melancólico, com sensações de mal-estar e cansaço. Logo, acaba por consumir mais droga, aumentando a dose conforme a tolerância e a dependência aparecem.

rebite droga
Rebite droga.

Rebite vicia? Rebite causa dependência?

Sim! É importante considerar que o rebite droga pode viciar sim. E essa dependência química pode ser extremamente prejudicial. Afinal, quanto mais o entorpecente é consumido, maiores são as chances de se desenvolver efeitos colaterais graves.

Tratamento para dependência de rebite

O tratamento para a dependência química do rebite deve acontecer em uma clínica especializada no assunto. Assim se torna possível passar pelo processo de desintoxicação:

  • Desintoxicando: Que é quando o médico prescreve medicamentos e tratamentos para lidar com o desejo de consumir a droga, além de tratar os efeitos provocados pela abstinência.
  • Conscientizando: Por meio de palestras e da psicoeducação é possível saber mais sobre os gatilhos de consumo, consequências, potenciais sinais de recaída, etc.
  • Ressocializando: Até mesmo a terapia ocupacional entra em cena, a fim de auxiliar o indivíduo a restaurar o equilíbrio de sua vida.

Tudo isso com um suporte interdisciplinar. Assim, o indivíduo consegue atravessar a sua dependência com mais qualidade de vida e pode restabelecer o seu equilíbrio físico e emocional.

Conclusão

Apesar de haver muita negligência por parte de alguns caminhoneiros, hoje já se tem mais acesso às informações sobre o rebite droga. Lembre-se de que esse entorpecente causa uma série de malefícios à saúde e, por isso, o consumo não deve acontecer.

Além disso, os riscos no trânsito também podem ser altíssimos. Não coloque a sua vida em risco em prol de poucas horas “adiantadas”. Pois nessa tentativa de adiantar as horas, é possível adiantar a morte.

Em caso de dependência química, não hesite na hora de buscar ajuda profissional. Aqui na Interhelp o nosso time de especialistas está à disposição para ajudar você. Conte com a gente!

Referências

Efeitos da droga ‘Rebite’ no corpo. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/droga-do-caminhoneiro/> Acesso em 03 mar. 2022.

Por que o rebite é uma roubada para a sua saúde – Estradão. Disponível em: <https://estradao.estadao.com.br/post-patrocinado/por-que-o-rebite-e-uma-roubada/> Acesso em 03 mar. 2022.

Revisado por Camila Bonatti: Psicóloga (CRP12/17354)

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.