Anabolizantes: Quais os riscos dos anabolizantes? Vicia? Qual o tratamento?

anabolizantes

Públicado em: 11 de março de 2022

Última Atualização em: 29 de março de 2022

O uso de anabolizantes pode promover uma série de malefícios para a saúde física e mental, especialmente quando o consumo é indiscriminado e sem nenhum tipo de controle.

Porém, nem todo mundo conhece os riscos dessa prática, e ainda caem no erro de consumir esse tipo de substância química.

Pensando nisso, elaboramos este guia como meio de conscientizar as pessoas sobre os riscos e efeitos que os anabolizantes podem desencadear no organismo. Acompanhe e saiba mais!

É perigoso usar anabolizantes?

Sim! O uso indiscriminado de anabolizantes pode ser muito prejudicial à saúde. Por isso, inclusive, que existem tantos alertas quanto ao consumo dessa substância.

No entanto, as imposições da sociedade, com relação aos padrões de beleza, podem ainda pesar sobre as pessoas, levando-as a esses tipos de consumos maléficos para a saúde.

Quais os principais riscos de esteroides anabolizantes?

anabolizantes

Os esteroides anabolizantes podem provocar uma série de efeitos na saúde física e mental do indivíduo. Isso porque há muitas mudanças hormonais no organismo, que desencadeiam efeitos colaterais intensos. Veja alguns desses riscos:

  • O indivíduo pode se tornar uma pessoa mais agressiva do que o normal.
  • AIDS e Hepatite podem ser contraídas por meio do compartilhamento de seringas usadas para a aplicação dos anabolizantes.
  • Batimentos cardíacos podem ficar descompassados, devido ao fato de que os anabolizantes desencadeiam a expansão das fibras musculares.
  • Há uma maior retenção líquida que atrapalha a circulação e faz com que a pressão sanguínea se eleve.
  • Riscos de Cirrose e câncer também são altos, uma vez que essas substâncias podem levar à falência do fígado.
  • Riscos cardiovasculares também são notáveis, uma vez que o colesterol pode ficar mais elevado.
  • Os rins também sofrem para filtrar o sangue e o volume de substâncias tóxicas presentes no organismo.

Quais os malefícios de usar anabolizantes?

Além dos riscos acima, que são potencialmente fatais, existem outros problemas emergentes que o consumo indiscriminado dos esteroides e anabolizantes pode ocasionar. Estas situações estão mais envolvidas com a “bagunça hormonal” que as substâncias provocam. Veja:

  • As mamas das mulheres pode diminuir, enquanto dos homens tende a aumentar.
  • O homem pode sofrer de impotência sexual e baixa libido.
  • A mulher pode ter um aumento do clitóris, a ponto de se assemelhar com o órgão sexual masculino.
  • Aumento expressivo na produção de pelos.
  • As cordas vocais são afetadas, o que faz com que as mulheres fiquem com a voz muito mais grossa e grave.
  • A pele pode sofrer com o aumento de irritação e inflamações provocadas pelo desenvolvimento de espinhas.
  • O excesso de testosterona pode ser a porta de entrada para a calvície.

Por que se preocupar com os anabolizantes e esteroides?

Justamente porque, em um primeiro momento, as pessoas pensam que eles são inofensivos e que podem ajudar a atingir o padrão de beleza exigido pela sociedade.

Mas, a verdade é que essas substâncias causam uma série de efeitos nocivos para a saúde. Inclusive, pode levar à morte, especialmente em casos como cirrose e câncer, quando não há o tratamento adequado.

Por isso, o consumo não deve acontecer e, caso o indivíduo se veja emocionalmente dependente, deve-se buscar ajuda.

Como desintoxicar o organismo de anabolizante?

É necessário buscar ajuda profissional em clínicas especializadas no assunto, uma vez que a intoxicação por anabolizante é grave e muito arriscada.

anabolizantes

Vale destacar, ainda, que o anabolizante pode demorar cerca de 3 meses para sair do organismo por completo. E isso não significa que a saúde esteja em dia e que não há mais nenhum risco.

Infelizmente, o uso indiscriminado pode deixar rastros mesmo depois da desintoxicação, como no caso de nódulo hepático, tumor, câncer, diabetes, problemas renais e demais efeitos colaterais graves provocados durante o uso dos esteroides.

Por isso, buscar ajuda é indispensável. Independentemente se você usou pouco ou muito.

Tem como usar anabolizantes de forma segura?

O Conselho Federal de Medicina proibi o consumo de anabolizantes para fins estéticos. Isso porque, nessa circunstância, não existe segurança no consumo indiscriminado.

CUIDADO com as exigências dos padrões de beleza: lembre-se de que eles são irreais!

Anabolizante causa dependência?

Infelizmente, sim. O consumo de anabolizante pode desencadear a dependência química e psicológica, inclusive. Afinal, o sujeito busca um padrão irreal, mesmo sabendo dos riscos, por querer o inatingível.

Além disso, o nosso corpo deixa de produzir os hormônios que são ingeridos de forma sintética. O que significa que quando é interrompido o consumo de anabolizante, o corpo não está preparado para suprir os hormônios faltantes, causando desequilíbrios que levam tempo para se restabelecer.

Outro dado importante é que os anabolizantes podem ser uma “porta de entrada”, ou seja, o indivíduo pode consumir outras drogas, além dos esteroides em si.

Como tratar a dependência em anabolizante?

É preciso buscar ajuda especializada para lidar com as questões de dependência psicológica e química. Por isso, busque uma clínica de recuperação para saber mais sobre os tratamentos adequados ao seu caso.

Não deixe para tomar essa decisão quando o pior estiver acontecendo. Embora você possa ter consumido pouco anabolizante, o risco de efeitos colaterais existe! Por isso, busque ajuda especializada e evite que o problema se agrave, a ponto de ser irreversível.

Além disso, se você ainda estiver usando anabolizante, corte o consumo o quanto antes. Assim você diminui as chances de ter problemas cada vez mais sérios.

Conclusão sobre anabolizantes

Os anabolizantes são vendidos como meio de acelerar o processo de crescimento e rigidez muscular. No entanto, associa-se a algo apenas relacionado aos padrões de beleza que, porventura, são irreais.

O consumo indiscriminado dessa droga é perigoso e, em alguns casos, pode levar à morte. Além de deixar efeitos irreversíveis no corpo do usuário.

Por isso, conscientize as pessoas em sua volta sobre esses riscos e não consuma esse tipo de substância. Preze pela sua vida e pela vida de quem está ao seu lado!

Referências

Abuso e Dependência de Anabolizantes. Disponível em: <https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/abuso_e_dependencia_de_anabolizantes.pdf> Acesso em 01 mar. 2022.

O que são anabolizantes e quais seus efeitos na saúde? Disponível em: <https://saude.abril.com.br/fitness/o-que-sao-anabolizantes-e-quais-seus-efeitos-na-saude/> Acesso em 11 de mar. 2022.

Perigos do uso de anabolizantes. Disponível em:<https://www.hospitalsaodomingos.com.br/noticia/anabolizantes> Acesso em 11 de mar. 2022.

Revisado por Camila Bonatti: Psicóloga (CRP12/17354)

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.