Quanto tempo a maconha fica no sangue e como desintoxicar?

Quanto tempo a maconha fica no sangue e como desintoxicar

Públicado em: 8 de setembro de 2022

Última Atualização em: 8 de setembro de 2022

Quanto tempo a maconha fica no sangue e como desintoxicar? Quais fatores influenciam na desintoxicação do organismo? Quanto tempo a maconha pode ser detectada em determinados testes?

Essas e outras dúvidas costumam ser muito recorrentes para algumas pessoas. Por isso, buscamos reunir uma série de informações relevantes sobre o tema para que você possa se informar sobre o assunto.

Porém, lembre-se de que este é um conteúdo informativo que não substitui a consulta com um profissional da saúde, ok? Dito isso, vamos ao conteúdo!

Quanto tempo a maconha fica no organismo e como tirar do corpo?

Na realidade, não existe um tempo específico para a maconha se manter no organismo do indivíduo. Isso porque tudo dependerá da quantidade ingerida, procedência da droga, frequência de consumo, tolerância do organismo, uso concomitante com outras substâncias, etc.

No entanto, estima-se que um consumo moderado pode fazer com que a droga fique cerca de 30 dias presente no organismo. Isto é, durante esse período ela poderá ser detectada por uma série de exames. Obviamente, se a pessoa voltar a consumir antes dos 30 dias, a contagem recomeça do zero.

No caso dos cabelos, a droga pode ser detectada até 180 dias depois do último consumo. Sendo que o teste de queratina, portanto, é o teste mais utilizado para averiguar o consumo de maconha no longo prazo.

Mas afinal, como tirá-la do corpo? A verdade é que não existe fórmula mágica para remover a maconha do organismo. Porém, investir em hábitos saudáveis, praticar exercícios, cuidar da alimentação e se hidratar são fatores que podem auxiliar o organismo no momento da desintoxicação.

Em um teste de urina dá para identificar o uso de maconha?

Sim. Em um teste de urina é possível identificar a presença da maconha no organismo do indivíduo. Sendo assim, esse teste costuma ser solicitado em exames toxicológicos de algumas profissões, por exemplo. Estima-se que a maconha pode ser detectada na urina por até 30 dias.

Quanto tempo a maconha fica no sangue?

O tempo de permanência na corrente sanguínea também varia de acordo com a quantidade consumida pelo indivíduo. Isso quer dizer que pessoas que nunca consomem maconha, mas a experimentam uma vez, podem não ter a substância no sangue 24 horas depois. Enquanto indivíduos que consomem o entorpecente frequentemente podem tê-lo no sangue por cerca de 5 dias.

Sendo assim, não podemos apontar uma quantidade de dias específica, pois tudo depende da saúde, da desintoxicação do próprio organismo e dos hábitos do sujeito.

Quanto tempo leva para o organismo ficar limpo das drogas?

Como vimos até aqui, o nosso organismo trabalha na limpeza e desintoxicação de uma forma variável. Isto é, nosso corpo reagirá de acordo com a substância e a quantidade ingerida. Outros fatores como idade, condições de saúde, hábitos, frequência de consumo, uso de outros entorpecentes e demais fatores ambientais também podem impactar nesse tempo que o organismo leva para ficar limpo das drogas.

O ideal é que você converse com um médico para poder saber quanto tempo seu corpo levará para se “limpar” das substâncias.

O que fazer para tirar o efeito da maconha do corpo?

Infelizmente, não existe fórmula mágica para retirar o efeito da maconha do corpo de um segundo ao outro. Porém, especialistas apontam que o repouso, a hidratação e a alimentação podem ajudar nesse momento. Sendo assim, considere a possibilidade de se deitar e descansar, além de beber bastante líquido e se alimentar de uma forma saudável.

Permita que o seu organismo “trabalhe” em prol da desintoxicação, sem sobrecarregá-lo com a automedicação, por exemplo. Em casos de consumo exagerado de maconha, a ponto de se sentir passando mal, o mais aconselhável é que você procure ajuda médica.

Como funciona o teste da maconha de saliva?

O teste de saliva é usado em casos nos quais busca-se detectar o consumo recente de maconha. Afinal, quando a pessoa fuma a maconha, substâncias podem permanecer presentes na boca, ou seja, na saliva do indivíduo. Assim, um teste feito logo após o consumo pode detectar a presença de substâncias que denunciam o consumo do entorpecente.

Como funciona a presença de maconha no teste de queratina?

O teste de queratina é utilizado para detectar o consumo de maconha que possa ter acontecido há mais de 180 dias. Para fazer o teste, profissionais recolhem alguns fios de cabelo do indivíduo, visando fazer toda a análise da queratina dos fios. Se a pessoa consumiu maconha nos últimos meses, as chances de se detectar pelos cabelos é elevada.

Vale ressaltar que as substâncias que comprovam a presença da maconha no organismo estão presentes na parte interna do fio de cabelo – esta que será analisada. Isso significa que usar shampoo antirresíduo ou outros tipos de produtos “pesados” para os cabelos não irá eliminar os sinais de consumo.

Quanto tempo duram os efeitos da maconha?

Como vimos no decorrer deste texto, a maconha pode ser detectada no organismo até 180 dias depois do último consumo. Para isso, o exame dos fios de cabelo será necessário.

No entanto, quando pensamos nos efeitos da maconha em si, estima-se que este dure de 5 a 12 horas. Porém, como viemos reiterando ao longo de todo esse conteúdo, é imprescindível que se leve em conta a quantidade que foi ingerida, bem como a procedência do entorpecente. Isso porque, muitas vezes, a maconha pode estar misturada com outras substâncias, que impactam no tempo de efeito.

Da mesma forma, a quantidade consumida também pode provocar efeitos mais prolongados ou mais curtos.

Conclusão

A presença da maconha no organismo pode ser detectada por uma série de exames, como por exemplo, de saliva, urina, sangue e queratina.

No exame de saliva se detecta a maconha recém consumida; no exame de urina, detecta-se o consumo feito nos últimos 7 dias; no exame de sangue é possível detectar o consumo da última semana e no exame de queratina é possível verificar a presença de maconha até 180 dias depois do último consumo.

Não existe método mágico para remover a substância do organismo. Porém, a inclusão de hábitos saudáveis na rotina pode ser promissor para a desintoxicação do organismo. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

Referências

Avaliação dos exames toxicológicos referentes a atividade de motoristas profissionais conforme Lei nº 13. 103. Disponível em: <neste link> Acesso em 08 set. 2022.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima