Hospital Dia: Guia completo!

hospital dia

Públicado em: 9 de setembro de 2022

Última Atualização em: 9 de setembro de 2022

Você já ouviu falar no regime de Hospital Dia? Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de suporte que tem servido de base para muita gente? Então não deixe de conferir o conteúdo que elaboramos com uma série de perguntas e respostas sobre o tema.

Nosso intuito é lhe oferecer informações relevantes sobre o tema, visando a disseminação de conteúdos que tratem da temática. Porém, lembre-se: em caso de dúvidas, converse com o seu médico, ok? Dito isso, vamos ao conteúdo de hoje!

Qual a função do Hospital Dia?

Quando pensamos no acompanhamento hospitalar, muitas vezes os mais diversos tipos de internação vêm à nossa mente, correto? Porém, no caso do Hospital Dia o paciente não irá ficar internado na instituição, mas sim, passará, diariamente, um regime de horas dentro do hospital. Em alguns casos, o indivíduo pode chegar ao hospital pela manhã, passando o dia na instituição e recebendo todo o suporte necessário para tratar o seu quadro clínico.

Isto é, a pessoa pode ir até o hospital diariamente, receber medicações, fazer as consultas necessárias, receber o suporte profissional, etc. Porém, ela não precisará passar a noite no hospital para que o seu tratamento aconteça de fato.

Assim sendo, podemos dizer que esse tipo de hospital funciona como um atendimento intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial do paciente, a fim de que procedimentos cirúrgicos, clínicos, terapêuticos e diagnósticos possam ser feitos sem que a pessoa precise “pernoitar” no hospital. Mas sim, ela apenas vai à instituição ao longo do dia. Esse período diário pode ter uma duração de até 12 horas.

Cada caso irá necessitar uma quantidade de dias específica, dependendo do tipo de problema que a pessoa possa estar enfrentando. É fundamental seguir as recomendações médicas nesse sentido.

O que é um Hospital Dia em saúde mental?

No caso de um Hospital Dia em saúde mental, ou psiquiátrico, como também é chamado, este funciona de modo semelhante ao que mencionamos acima. No entanto, a diferenciação está no serviço que é oferecido: neste caso os serviços serão de reabilitação e suporte psicossocial para pessoas com transtornos mentais diversos.

Assim, por meio do atendimento diário, o indivíduo poderá ter a oportunidade de receber o apoio de profissionais na hora de desenvolver a sua reinserção e readaptação ao ambiente sociofamiliar.

É o caso de pessoas que sofrem com dependência química, por exemplo, e necessitam de um amparo para resgatar as habilidades sociais, o autocontrole, a saúde mental como um todo, etc. Outros tipos de transtornos também poderão receber esse tipo de amparo.

Como funciona um Hospital Dia?

Diferente do regime que estamos acostumados a ver na prática, em um Hospital Dia a pessoa tem a oportunidade de passar apenas algumas horas na instituição de saúde, sem a necessidade de pernoitar por noites seguidas, por exemplo.

Esse tipo de estrutura costuma elevar o conforto e até mesmo a tranquilidade dos pacientes, afinal, no fim do dia eles poderão voltar para a família e para o conforto do lar. Assim sendo, um Hospital Dia funciona da seguinte maneira:

  • Há salas para procedimentos cirúrgicos, consultas, etc.
  • Há ambientes para o acolhimento dos pacientes.
  • Existem espaços para repouso e descanso, no caso de pacientes que vão até o hospital fazer uma cirurgia simples.
  • Existe a ala com os produtos, insumos e medicamentos.
  • Há profissionais de diversas áreas da saúde.
  • A pessoa pode procurar o hospital para receber o atendimento necessário, ficando, no máximo, 12 horas de um dia na instituição.
  • A pessoa poderá ir para casa depois de um dia de tratamento e acompanhamento.

A infraestrutura do hospital é completa, oferecendo aos pacientes todo o suporte para tratar diversas patologias e quadros diferentes, inclusive relacionados à saúde mental, como no caso do Hospital Dia Psiquiátrico que citamos anteriormente.

Benefícios do Hospital Dia

Agora que você já sabe o que é e como funciona, brevemente, um Hospital Dia, veja agora as vantagens dessa modalidade de atendimento:

1. Diminui o risco de infecção hospitalar

Pelo simples fato de a pessoa ir até o hospital, receber o atendimento necessário e logo voltar para casa, diminuem-se os riscos de haver uma infecção hospitalar. Afinal, quanto menos exposição do paciente ao ambiente hospitalar houver, mais segurança, nesse sentido, será possível usufruir.

2. Aproxima o paciente da família

A pessoa não precisará passar a noite no hospital, e isso pode aliviar a angústia causada pela separação da família. Logo, o indivíduo se sentirá mais acolhido pelos familiares, mantendo-se próximo a eles.

3. Pode reduzir o “medo” de hospital

Infelizmente, muitas pessoas podem ter medo do hospital e medo de ficar internado. No caso do Hospital Dia, esse tipo de angústia pode ser amenizada, devido à possibilidade de passar apenas algumas horas no ambiente hospitalar, sem a necessidade de pernoitar.

4. Oferece um tratamento de qualidade dentro de um período de tempo eficiente

Embora o tempo de permanência no hospital seja menor do que o que acontece em uma internação, a verdade é que é possível usufruir de um tratamento de qualidade da mesma forma. Isto é, a pessoa poderá ter o suporte adequado para a sua saúde mesmo sem passar a noite ali.

5. Elimina a existência de internação desnecessária

Muitas vezes, pacientes podem ser internados para aguardar o tratamento que necessitam. Isto é, ocorre internação desnecessária, podemos dizer. No caso do Hospital Dia, esse tipo de problema pode ser minimizado e a pessoa tem a chance de receber o acompanhamento que precisa sem ter que dispor o seu tempo para passar dias internado.

Conclusão

O Hospital Dia pode ser visto como uma grande oportunidade para tratar uma série de quadros clínicos, incluindo aqueles relacionados com dependência química, por exemplo.

Isso porque o indivíduo poderá passar até 12 horas do seu dia no hospital, recebendo o tratamento que necessita para recuperar a sua saúde e suas habilidades sociais. Sendo assim, esse regime hospitalar costuma elevar a facilidade na hora de buscar um acompanhamento profissional para casos mais simples e que não exigem a internação.

Considere conversar com o seu médico para avaliar essa possibilidade caso seja do seu interesse.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima