Psicologia Online: Os Benefícios da terapia à distância

psicologia online

Públicado em: 29 de março de 2023

Última Atualização em: 29 de março de 2023

psicologia online consiste em uma modalidade de atendimento psicológico que visa prestar serviços de atendimento psicoterapêutico, supervisão de psicólogos, aplicação de testes de recrutamento e seleção, entre outros, por vídeo chamada, mensagem de texto ou outra forma de comunicação online.

Trata-se de uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos, especialmente após os casos de Covid-19, que levaram os indivíduos ao isolamento social.

Ela pode promover uma série de benefícios para aqueles que resolvem aderir a esse tipo de tratamento. Para saber mais sobre esses benefícios, acompanhe este texto e conheça-os!

Veja mais: Ideação suicida: entenda o que é e como buscar ajuda

Quais os benefícios da psicologia online – à distância?

São muitos os benefícios que a psicologia online pode promover para os seus pacientes, desde que haja um comprometimento de ambas as partes.

Isto é, o tratamento só surtirá efeito quando o paciente leva em consideração as etapas da terapia, enquanto o psicólogo investe em sua qualificação e conhecimentos técnicos.

Assim, torna-se possível colocar em prática estratégias que possibilitem o desenvolvimento de um caminho promissor, capaz de levar o paciente a atingir determinados benefícios com o tratamento.

Além disso, a psicologia online também oferece vantagens que não são possíveis nos casos de terapia presencial, como por exemplo:

1. Acesso de qualquer lugar

A possibilidade de acessar a plataforma de videochamada permite que o paciente possa dar continuidade à sua terapia de qualquer lugar.

Isso significa que mesmo quando ele precisar viajar, ainda assim poderá reservar um tempo, em seu hotel, para participar de uma sessão.

Essa premissa também vale para outras situações, como, por exemplo, quando o paciente precisa ficar internado.

Veja também: O colapso da alma: a angústia da dependência química

2. Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é outro ponto que pode ser considerado como um dos benefícios da psicologia online.

Pois imagine a seguinte situação: Seu psicólogo só tem o horário das 13 horas livre para atender você. Porém, não há ônibus próximo a esse horário que permita que você chegue a tempo a sessão.

Nesses casos, se o atendimento ocorrer online, esse tipo de problema de deslocamento será sanado. Além disso, você poderá agendar horários mais alternativos, de acordo com a sua agenda e a de seu psicólogo.

3. Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Algumas pessoas podem sofrer com mobilidade reduzida, como no caso de idosos, o que impede que elas possam ir até o consultório psicológico sozinhas. Às vezes, pode ser que elas também não consigam a disponibilidade de seus acompanhantes irem com elas, tendo que tomar a decisão de faltar a uma sessão.

Em contrapartida, no atendimento online isso pode ser evitado, afinal, a pessoa poderá participar da sessão de qualquer lugar – inclusive da cama do seu quarto.

4. Conforto para alguns pacientes

Alguns pacientes podem se sentir mais confortáveis de tocar em determinados assuntos quando estão em suas casas, atrás da tela do computador.

Em contrapartida, eles podem se sentir mais intimidados de conversar sobre algo íntimo frente a frente, na presença física do psicólogo.

Já por meio da vídeo chamada esse tipo de constrangimento tende a ser reduzido, o que ajuda na hora de colocar em palavras aqueles pensamentos e questionamentos que fazem parte da rotina do indivíduo.

5. Facilidade para encontrar profissionais

Outro ponto interessante da psicologia online é que torna-se possível encontrar profissionais que sejam especialistas no assunto que você deseja tratar.

Isto é, ao invés de agendar sessões com “qualquer psicólogo” da sua cidade, você pode procurar por profissionais que são formados em áreas específicas, como no caso de atendimentos de quadros de depressão, por exemplo.

Veja também: Depressão Endógena: Vença o Seu Desafio para um Novo Começo!

6. Custo-benefício

O custo-benefício é outro ponto interessante que vale ser mencionado.

Pois pare e pense: se você não precisa investir no deslocamento e nem dedicar esse tempo de transporte para ir à terapia, uma economia já ocorrerá, não é mesmo?

Além disso, as sessões podem ser mais baratas, devido à redução de custos que o próprio profissional da saúde pode conseguir atingir. Afinal, ele não necessariamente precisará alugar um consultório para poder atender os seus pacientes, mas, sim, poderá preparar um espaço isolado em sua própria casa, a fim de seguir com os atendimentos.

No fim, todo mundo consegue economizar recursos dessa maneira.

7. Pode ser um incentivo para a busca por ajuda

Dependendo das questões pessoais do indivíduo, ele pode acabar se sentindo constrangido de procurar por atendimento psicológico presencial.

Isto é, a pessoa pode perceber que está atravessando um momento difícil de sua vida, mas não tem coragem de tomar a decisão de procurar um psicólogo presencial por medo do que as outras pessoas possam pensar, por exemplo.

Nessas situações, buscar ajuda online pode ser um caminho mais discreto. Assim, a pessoa pode se sentir mais incentivada e encorajada de ir adiante no seu objetivo de cuidar da saúde mental.

De todo modo, é importante sempre destacarmos que fazer terapia não é algo vergonhoso e cuidar da saúde mental é muito mais um ato de amor por si mesmo do que qualquer outra coisa.

Você tem o direito de buscar ajuda, caso se sinta convocado a isso, ok?

Onde encontrar atendimento de psicologia online?

Aqui na Interhelp Internação oferecemos consultoria gratuita com a nossa psicóloga Francine. Você pode entrar em contato conosco para que seja possível agendar uma conversa e assim pensar em possibilidades de tratamento e caminhos a seres seguidos em conjunto.

Conclusão

A psicoterapia online pode ser encarada como uma opção mais acessível para quem mora longe, tem problemas de mobilidade ou questões de saúde que impeçam a terapia presencial.

Além disso, ela pode ser mais barata, quando comparada ao tratamento presencial.

Por isso, tende a ser uma opção cada vez mais buscada por pessoas de todas as idades e classes sociais.

Se você busca esse tipo de atendimento, saiba que é possível atingir resultados promissores da mesma forma como ocorre no atendimento presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima