Públicado em: 9 de setembro de 2020
Última Atualização em: 9 de setembro de 2020
Encontrar uma boa clínica de repouso está intimamente relacionado com compreender como um estabelecimento deste segmento deve atuar.
Assim, será possível avaliar as possibilidades partindo de pressupostos mais sólidos e concisos. No decorrer deste artigo, você se aprofundará mais neste assunto. Acompanhe.
Como funciona uma clínica de repouso?
Uma clínica de repouso de qualidade deve estar sustentada por três pilares que conversam entre si: equipe de profissionais da saúde; questões práticas, como estrutura; e cuidadores treinados e qualificados.
Entendendo a importância desses três elos, fica mais simples escolher uma instituição que seja efetiva e que traga bons resultados. Abaixo destacaremos mais informações.
Equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar é essencial para o mantimento da saúde física e mental do paciente que está em uma clínica de repouso. Para tanto, poderemos encontrar os seguintes profissionais trabalhando de modo interdisciplinar:
- Médico: Responsável por acompanhar a saúde física do paciente, prescrevendo medicamentos, quando necessário;
- Psicólogo: Trabalhará a saúde mental, tanto do sujeito em questão, quanto da família;
- Nutricionista: Criará uma alimentação adequada para o paciente, considerando suas necessidades especiais e patologias (caso haja);
- Educador físico: Trabalhará a saúde física e o bem estar, a partir de exercícios que se alinham às potencialidades e possibilidades do sujeito em questão;
- Fisioterapeuta: Este profissional poderá trabalhar a saúde física, visando o bem estar e a motricidade do paciente;
- Terapeuta ocupacional: Responsável pelo mantimento e desenvolvimento de habilidades sociais;
- Enfermeira: Manipulação de medicamentos, cuidados diversos com a saúde, etc.
Entretanto, esta lista de profissionais é uma estimativa de equipe qualificada, que pode sofrer alterações de instituição para instituição.
Questões práticas em uma clínica para repouso
Além de avaliar o currículo e as avaliações dadas sobre os profissionais da clínica de repouso, outros pontos precisam ser avaliados. Dentre eles, podemos destacar:
- Como é feita a manutenção do vínculo familiar: Como funcionam as visitas? Quais os horários? Entre outros fatores neste sentido.
- Veja a forma como atendimento acontece: Ele precisa ser baseado na premissa de que cada paciente é único e, como tal, necessita de um acompanhamento personalizado por completo.
- Presença de atividades comunitárias: Se há, e quais são.
- Instalações físicas: Analise toda a estrutura física do local, como quartos, áreas comuns, higienização de banheiros, climatização, etc.
- Profissionais qualificados: Como já mencionado, a equipe precisa ser qualificada e preparada.
Sobre os cuidadores em uma clínica para repouso
Além dos profissionais que mencionamos anteriormente, lembre-se de considerar o trabalho dos cuidadores em si. Estes profissionais estarão mais próximos dos pacientes, no dia a dia.
Aqui, haverá os cuidados com alimentação, higiene, acompanhamento de horários para medicamentos, entre outros fatores.
Conhecer quem são os cuidadores, tirar dúvidas com os mesmos e acompanhar os procedimentos seguidos por eles também traz mais segurança na hora de escolher uma clínica de repouso.
Onde encontrar uma clínica de repouso?
Para encontrar uma clínica de repouso que se enquadre nas suas expectativas, conte com a Interhelp Internação!
Nossa equipe de especialistas irá lhe ajudar a encontrar a melhor instituição de saúde para o seu caso. E assim, você terá a tranquilidade de estar investindo em uma possibilidade de qualidade, credibilidade e confiança. Acesse a página inicial do nosso blog ou entre em contato com a gente para saber mais!
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
FALE CONOSCO: 0800 500 9945
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.