Transtornos por uso de substâncias: Conheça quais são e qual o tratamento

transtornos por uso de substâncias

Públicado em: 15 de março de 2022

Última Atualização em: 29 de março de 2022

Infelizmente, os transtornos por uso de substâncias costumam ser muito recorrentes, devido ao fato de que o uso de entorpecentes pode desencadear uma série de efeitos na saúde cerebral do indivíduo.

Sendo assim, ter conhecimento sobre esses transtornos e entender como funciona o tratamento são formas de impulsionar a disseminação de informação sobre o tema. Afinal, quanto mais conhecimento, mais conscientização!

Pensando nisso, preparamos este guia com perguntas e respostas para você. Acompanhe e confira.

O que são transtornos por uso de substâncias?

Os transtornos decorrentes do uso de substâncias, como o próprio nome nos dá a entender, caracterizam-se como transtornos que estão relacionados ao uso de drogas. 

É o caso de indivíduos que reconhecem os efeitos nocivos da droga, mas ainda assim consomem o entorpecente por conta da dependência química naquela substâncias e por conta da síndrome de abstinência, por exemplo.

Esses transtornos podem desencadear, ainda, efeitos nocivos e irreversíveis para a saúde cerebral e mental. Ou seja, podem levar o indivíduo a desenvolver transtornos mentais em muitas circunstâncias.

transtornos por uso de substâncias
Transtornos por uso de substâncias.

Qual a relação entre drogas e transtornos mentais?

O abuso de substâncias entorpecentes pode desencadear uma série de efeitos nocivos para a saúde cerebral. Cada tipo de droga pode, ainda, desencadear um efeito distinto, que se diferenciará de acordo com:

  • A recorrência do consumo.
  • A quantidade de droga consumida.
  • O tipo de droga consumida.

A nível de exemplo, podemos mencionar a cocaína como uma verdadeira porta de entrada para transtornos depressivos, bem como a maconha pode desencadear quadros intensos de ansiedade.

Outras drogas psicoativas podem desencadear delírio, alucinação, psicose, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros transtornos mentais, desde os mais sutis, até os mais intensos.

Vale ressaltar, ainda, que a relação da droga com algumas questões mentais pode ter o caminho inverso. Ou seja, uma pessoa depressiva ou ansiosa pode buscar, nas drogas, a “solução” para as dores psíquicas que sente.

Sendo assim, os transtornos mentais e o uso de entorpecentes estão intimamente relacionados, em grande parte dos casos.

Quais os principais transtornos por uso de substâncias?

Quando pensamos em transtornos por uso de substâncias, podemos citar os seguintes:

  • Álcool
  • Medicamentos ansiolíticos e sedativos
  • Cafeína
  • Cannabis
  • Alucinógenos
  • Inalantes/Solventes
  • Opioides
  • Estimulantes
  • Tabaco

Cada entorpecente acima pode desencadear a dependência química, a síndrome de abstinência, entre outras questões de saúde. Além disso, podem ser a porta de entrada para transtornos mentais, como citamos no tópico a seguir.

Quais os principais transtornos decorrentes do uso de substâncias?

São diversos os transtornos decorrentes do uso de substâncias que podem aparecer à medida que o indivíduo consome o entorpecente. Entretanto, segundo pesquisas realizadas em 2011, os principais transtornos decorrentes do uso de substâncias são:

  • Depressão (17,4%);
  • Ansiedade (17,4%);
  • Transtorno bipolar (15%).

O estudo foi feito com 149 usuários de drogas, no Paraguai. No entanto, outros transtornos mentais podem ser desencadeados a partir do consumo abusivo de drogas, como por exemplo, transtornos de déficit de atenção; psicose; esquizofrenia; entre tantos outros.

transtornos por uso de substâncias
Transtornos por uso de substâncias.

Quais são os efeitos das drogas no cérebro?

As drogas agem diretamente nas funções cerebrais, podendo levar o indivíduo tanto a comportamentos eufóricos e enérgicos, como pode também desencadear efeitos mais sedativos, de relaxamento e diminuição da percepção do ambiente.

Isso ocorre porque as drogas alteram o funcionamento dos nossos neurotransmissores. E assim, faz com que o corpo sinta energia, prazer, sonolência, aptidão ou não, entre outros efeitos que diferente de acordo com o tipo de droga.

Atualmente, existem drogas estimulantes, depressoras e perturbadoras. Isto é, há drogas que dão “energia” e autoconfiança; outras que diminuem os reflexos; e aquelas que provocam alucinações, delírios, distúrbios da percepção, entre outros efeitos.

Qual o pior problema neurológico que a droga pode causar?

Infelizmente, o uso abusivo de substâncias pode desencadear uma série de consequências irreversíveis e muito nocivas para a saúde mental e cerebral. Dentre esses problemas, podemos citar os acidentes vasculares cerebrais, isquemias, cefaléias, convulsões, entre outros.

Como as drogas destroem os neurônios?

Depende do tipo de entorpecente que está sendo consumido. Alguns podem desencadear a morte de neurônios em desenvolvimento, enquanto outros podem provocar danos irreversíveis na estrutura do neurônio, danificando a comunicação entre as células cerebrais.

Cada substância química pode desencadear um efeito diferente na saúde de cada neurônio. De qualquer modo, o consumo de drogas é altamente prejudicial para a saúde cerebral.

São características dos transtornos decorrentes do uso de substâncias

São diversas as características que podemos reconhecer da consequência do uso de substâncias psicoativas. Isso porque em alguns casos o indivíduo poderá ter alucinação, delírio, sentimento de perseguição, enquanto em outro momento poderá sofrer prejuízos na aprendizagem, na atenção, na percepção do ambiente, etc.

Isto é, não existe um único tipo de transtorno mental decorrente do consumo de drogas. Tudo depende da substância que está sendo ingerida. Do mesmo modo, a própria dependência química pode ser vista como uma consequência e um transtorno proveniente do consumo abusivo de drogas.

O que são transtornos aditivos?

Os transtornos aditivos, no entanto, são entendidos como transtornos por uso de substâncias como maconha, cocaína, opióides, álcool, entre outros. Transtornos aditivos também estão relacionados com o vício em jogos eletrônicos, de carta, de azar, etc.

Basicamente, relacionam-se com a dependência química e com os efeitos nocivos que cada substância química é capaz de desencadear no organismo do seu humano.

Qual o tratamento para transtornos por do uso de substâncias?

O tratamento depende de cada caso e de cada substância consumida. Afinal, cada entorpecente pode desencadear sintomas e efeitos diferentes no organismo, resultando em uma necessidade distinta dos demais.

De todo modo, a busca por tratamento em clínicas de reabilitação se faz necessária para atravessar esse momento difícil. Isso porque é na clínica de reabilitação que o indivíduo receberá o suporte multidisciplinar para atravessar o processo de desintoxicação.

Além disso, terá todo o apoio psicológico para restabelecer o gerenciamento das emoções e a sociabilidade. Outro fator importante que é tratado em uma clínica especializada, são os efeitos e consequências do consumo, como é o caso de alguns transtornos mentais decorrentes do uso de drogas.

Conclusão

Os transtornos por uso de substâncias são uma realidade emergente e que requer atenção. Tratam-se de questões de saúde cerebral e mental, que sofrem impactos negativos devido ao consumo abusivo de entorpecentes. Requer intervenção médica especializada e acompanhamento terapêutico.

Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário e não se esqueça de buscar ajuda em uma clínica especializada no assunto. Inclusive, nós podemos lhe ajudar nesse sentido. Basta entrar em contato!

Referências

Transtornos mentais e comportamentais por uso de substâncias psicoativas em hospital psiquiátrico. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762017000200002&lng=pt&nrm=i> Acesso em 15 mar 2022.

O Uso Abusico de Drogas e Suas consequências no Sistema Neurológico. Disponível em: <https://www.redepsi.com.br/2011/07/01/o-uso-abusico-de-drogas-e-suas-consequ-ncias-no-sistema-neurol-gico/> Acesso em 15 mar. 2022.

Transtornos por uso de substâncias. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-por-uso-de-subst%C3%A2ncias/transtornos-por-uso-de-subst%C3%A2ncias> Acesso em 15 mar. 2022.

Revisado por Camila Bonatti: Psicóloga (CRP12/17354)

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima