Públicado em: 16 de março de 2023
Última Atualização em: 16 de março de 2023
O diagnóstico de demência por corpos de Lewy pode gerar dúvidas e até mesmo angústia no paciente e na família. Por isso, buscamos reunir uma série de informações, retiradas do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais e de artigos científicos que tratam da temática.
Assim, você pode ter uma visão mais clara desse quadro clínico, compreendendo-o mais a fundo. Apenas lembre-se de conversar com o seu médico no caso de dúvidas, ok?
Acompanhe o texto e saiba mais!
Veja mais: Tipos de demência: Conheça os principais!
O que é a demência por corpos de Lewy?
A demência por corpos de Lewy pode ser descrita como um quadro degenerativo que afeta as células do cérebro, comprometendo uma série de regiões responsáveis pela cognição, aprendizagem, memória, pensamento e movimento.
Os corpos de Lewy são pequenos pontos de acúmulo de proteínas, que se alojam no tecido cerebral e acabam matando os neurônios do indivíduo.
Trata-se de um quadro clínico que costuma aparecer à medida que a idade avança, apresentando uma série de sintomas relacionados à cognição, ao comportamento e às funcionalidades do indivíduo, como falar, caminhar, etc.
É considerado um dos quadros de demência mais comuns, estando atrás, apenas, dos casos de Alzheimer.
Apesar de não haver cura, por se tratar de um quadro degenerativo crônico, a demência por corpos de Lewy possui tratamentos diversos. Esses tratamentos visam minimizar a evolução da doença, ao mesmo tempo em que fortalecem a autonomia do sujeito, por meio da terapia ocupacional e fisioterapia, por exemplo. Mais adiante, daremos outros detalhes quanto a isso.
Sintomas da demência por corpos de Lewy
Os sintomas da demência por corpos de Lewy podem ser semelhantes ao de casos de Mal de Parkinson. Mas, à medida que a doença avança, é possível detectar a diferenciação entre as duas. Por isso, manter o acompanhamento médico é muito importante. Conheça alguns dos principais sintomas:
- Tremores e rigidez muscular: Os tremores são semelhantes aos que aparecem nos casos de Parkinson. Certos músculos se movimentam de forma involuntária, sem que a pessoa possa controlar os movimentos.
- Alucinações: Um indivíduo com demência pode começar a enxergar coisas que não existem, devido aos efeitos que a doença causa no tecido cerebral.
- Confusão mental: A confusão mental e até mesmo a desorientação também são sintomas da doença. A pessoa pode, inclusive, apresentar momentos em que está completamento desconexo com a realidade, totalmente confuso, e outros momentos mais tranquilos.
- Impacto nas funções cognitivas: Nosso cérebro possui uma série de funções cognitivas, como memória, concentração, comunicação, entre outras. No caso da demência por corpos de Lewy, a pessoa pode começar a perder essas capacidades mentais, apresentando dificuldades para se lembrar de algo e até mesmo desorientação por não conseguir focar.
- Alterações no sono: Que podem ser manifestadas de diferentes formas, como movimentos involuntários e intensos enquanto dorme, ou falas durante o sono.
Os sintomas de demência por corpos de Lewy podem começar de forma mais sutil, impactando as funções cognitivas do sujeito. No entanto, à medida que a doença se desenvolve, os sintomas podem ficar mais aparentes, sendo detectados inclusive na mobilidade da pessoa.
Veja mais: O que é o Mal de Alzheimer? Como funciona o tratamento?
Causas da demência por corpos de Lewy
Como mencionamos anteriormente, a doença é causada pelo acúmulo de proteínas no tecido cerebral. Esse acúmulo forma pequenas esferas de proteínas, que acabam por matar os neurônios saudáveis. Essas esferas são as chamadas “corpos de Lewy”.
Tratamento para demência por corpos de Lewy
Apesar de não haver cura para esse quadro clínico, a ciência já avançou a ponto de apresentar uma série de possibilidades de tratamentos que aumentam a qualidade de vida do paciente e permitem que ele viva mais e bem, mesmo dentro de suas limitações.
A seguir, descrevemos alguns tratamentos que podem ser incluídos no atendimento de uma pessoa diagnosticada com demência por corpos de Lewy:
- Terapia ocupacional: Essa terapia consiste no treinamento de habilidades importantes para o mantimento da autonomia e independência. Ou seja, a pessoa é estimulada a se vestir, tomar banho sozinha, entre outras atividades importantes.
- Medicamentos: O médico poderá prescrever medicamentos que melhorem a motricidade e também hajam protegendo a memória do paciente. Além disso, medicamentos antidepressivos também pode ser descritos para ajudar a regular o sono e os sintomas depressivos.
- Fisioterapia: A fisioterapia auxilia o paciente na sua motricidade, focando ainda na flexibilidade dos músculos e no mantimento da força.
Cada caso deve ser avaliado de forma singular, para, assim, ser possível oferecer um suporte qualificado para o indivíduo.
Veja mais: Como prevenir o Alzheimer? Veja algumas dicas práticas
A internação é necessária?
Dependendo do nível de evolução da doença, a internação pode ser necessária e prescrita pelo médico. É o caso de pacientes que não têm como receber suporte em casa, 24 horas, por exemplo.
Na clínica de internação, o paciente terá acesso a uma série de atividades que visam desenvolver a autonomia e a saúde do sujeito. Ao mesmo tempo, receberão tratamentos medicamentosos que retardem a evolução e os efeitos da doença.
Conversar com o médico sobre a possibilidade da internação pode ser interessante.
Conclusão
A demência por corpos de Lewy não possui cura, mas, ainda assim, possui tratamento. O tratamento pode ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida, vivendo mais e melhor, mesmo com as suas limitações. Por isso, caso os sintomas sejam detectados, o ideal é buscar ajuda médica o quanto antes. Desse modo, será possível colocar em prática ações importantes para a manutenção da saúde do paciente.
Em alguns casos, até mesmo a internação pode ser prescrita pelo médico. O ideal é conversar com o profissional da saúde para investigar o que pode ser mais interessante para o paciente.
Referências
COUTO, Maria João Capitão. Demência com Corpos de Lewy: aplicabilidade dos critérios de diagnóstico. 2013. Tese de Doutorado. Universidade da Beira Interior.
MANUAL MSD. Demência por corpos de Lewy e demência da doença de Parkinson. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/delirium-e-dem%C3%AAncia/dem%C3%AAncia-por-corpos-de-lewy-e-dem%C3%AAncia-da-doen%C3%A7a-de-parkinson. Acesso em 16 mar. 2023.
TAVARES, Almir; AZEREDO, Camilo. Demência com corpos de Lewy: uma revisão para o psiquiatra. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 30, p. 29-34, 2003.
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.