Públicado em: 9 de fevereiro de 2023
Última Atualização em: 9 de fevereiro de 2023
O Pó de Anjo é uma substância que vem sendo utilizada com o propósito de promover sensações no indivíduo que o desconectem da realidade e proporcionem prazer ou bem-estar. Trata-se de um psicoativo que pode ser extremamente prejudicial à saúde, uma vez que pode levar o indivíduo a óbito. Por isso, compreender o que é, quais os sintomas de consumo, riscos e tratamento da dependência de Pó de Anjo é um caminho para uma conscientização mais assertiva.
Neste texto, reunimos todas essas informações para que você possa compreender melhor o assunto. Acompanhe!
Veja também: Transtorno afetivo bipolar: Sintomas, causas e tratamento
O que é o Pó de Anjo?
O Pó de Anjo pode ser descrito como uma substância química utilizada de forma recreativa, capaz de causar diversos efeitos colaterais na saúde do indivíduo.
Ela pode ter como base dois tipos de substâncias diferentes: a fenciclidina e a cetamina. Ambas são drogas que têm uma ação semelhante a da anestesia, sendo usadas como forma de desconectar o indivíduo da realidade e promover sensação de prazer.
Essas substâncias podem ser consumidas em forma de líquido ou pó. Sendo assim, podem ser cheiradas, fumadas, tomadas via oral ou mesmo injetadas por via intravenosa ou intramuscular.
No caso da fenciclidina, usuários costumam acrescentá-la no preparo de outros tipos de fumo, como maconha, por exemplo. Mas há quem misture com salsinha, folhas de menta, entre outros vegetais.
Sintomas de consumo de Pó de Anjo
O usuário de Pó de Anjo pode apresentar sintomas bastante característicos desse consumo. A família pode ficar atenta para o caso de necessitar de ajuda médica devido ao consumo exagerado do sujeito. Veja quais são os sintomas mais comuns:
- Euforia
- Tontura
- Surtos de ansiedade
- Percepção distorcida do corpo
- Temperatura corporal elevada
- Aumento da frequência cardíaca
- Delírios e alucinações
- Tremores no corpo
- Hipertensão
- Convulsões
- Coma
A intensidade dos sintomas acima citados pode variar de pessoa para pessoa, sempre de acordo com a quantidade de substância que for ingerida pelo indivíduo.
Veja mais: Binge drinking: O que ninguém te conta
Quais os riscos de consumir Pó de Anjo?
Infelizmente, o consumo de Pó de Anjo pode ser extremamente perigoso e, em altas doses, pode chegar a ser fatal (overdose). Veja algumas das consequências que esse tipo de substância pode provocar no usuário:
- Comportamento hipersexual, que pode levar a pessoa a atitudes que coloquem a sua saúde e bem-estar em risco.
- Risco de aumento de pressão arterial, levando a problemas cardíacos graves.
- Convulsões intensas e perigosas.
- Delírios e alucinações que podem fazer com que a pessoa tome atitudes que vão contra a sua própria integridade física.
- Dissociação psicofísica.
- Uma autoconfiança excessiva, que pode fomentar os comportamentos de risco.
- Aumento da tolerância com o passar do tempo, o que pode fazer com que o sujeito sempre aumente a dose do que consome e, assim, pode ingerir uma quantidade que leve à morte.
- Dependência química das substâncias.
Os efeitos na saúde do coração, da mente e do corpo no geral podem ser bastante expressivos. Por isso, o consumo de Pó de Anjo é extremamente perigoso. Caso você perceba que está dependente dessas substâncias, não hesite na hora de buscar auxílio médico!
Veja mais: 10 Sintomas da overdose mais comuns
Tratamento para dependentes de Pó de Anjo
O tratamento para dependentes do Pó de Anjo é multidisciplinar, uma vez que são diversos fatores que precisam ser controlados, avaliados e tratados na hora de lidar com esse tipo de caso. A seguir, descrevemos alguns pontos que podem ser colocados em prática pelos profissionais da saúde:
Internação em casos graves
Em casos graves, como de overdose, o paciente pode precisar de internação hospitalar para receber o tratamento mais adequado. Dessa maneira, o médico poderá avaliar a situação e garantir que o paciente seja observado e receba medicamentos e intervenções que minimizem os efeitos catastróficos do consumo da droga.
Isso porque os efeitos colaterais do consumo podem ser bastante severos, necessitando dessa intervenção médica para controlar a pressão arterial, por exemplo.
Já em casos nos quais há a dependência instaurada, a internação em clínicas de reabilitação também pode ser um caminho promissor. Vale conversar com o médico responsável para avaliar a necessidade dessa internação. Assim, o paciente terá atendimento de uma equipe multidisciplinar, diariamente, para lidar com o caso.
Veja mais: Clínica de recuperação: Onde encontrar e muito mais – Atendimento Gratuito com Psicóloga Online
Tratamento psiquiátrico
O tratamento psiquiátrico é extremamente importante em muitos casos. Afinal, medicamentos poderão ser administrados para minimizar os efeitos da abstinência durante o processo de desintoxicação, por exemplo.
O médico avaliará caso a caso, sempre prescrevendo o que for mais adequado para o perfil daquele indivíduo, visando a sua recuperação e saúde.
Psicoterapia
A psicoterapia também tem um papel importante no tratamento da dependência de Pó de Anjo. Isso porque, muitas vezes, o consumo de drogas ocorre por conta de pressões sociais, problemas emocionais, contextos de violência, entre outros fatores.
Assim sendo, receber uma escuta qualificada e que dê suporte emocional é extremamente importante para que o indivíduo venha a desenvolver a sua resiliência frente ao que está ocorrendo em sua vida.
Essa psicoterapia pode ser oferecida tanto quando o indivíduo estiver internado quanto em atendimentos comuns, no consultório do psicólogo.
Conclusão
Infelizmente, o Pó de Anjo pode ser extremamente perigoso para a saúde do indivíduo. As chances de evoluir para casos mais graves são grandes, uma vez que à medida que o consumo ocorre o indivíduo pode desenvolver intolerância a quantidade ingerida, aumentando as doses a ponto de atingir a overdose.
Além disso, o Pó de Anjo também pode provocar dependência química, exigindo tratamento qualificado para impedir que o quadro evolua cada vez mais.
Se você conhece alguém que consome Pó de Anjo, ou você mesmo tem feito o consumo, não hesite na hora de buscar ajuda profissional. Manter os cuidados com a saúde, nesses casos, é extremamente importante. Lembre-se disso!
Referências
Manual MSD. Cetamina e fenciclidina (PCP). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/assuntos-especiais/drogas-recreativas-e-entorpecentes/cetamina-e-fenciclidina-pcp. Acesso em 09 fev. 2023.
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.