Transtorno mental: O que é, quais os tipos e tratamentos

transtorno mental

Públicado em: 11 de outubro de 2022

Última Atualização em: 11 de outubro de 2022

Pelo fato de não existir apenas um transtorno mental, quando pensamos nesta temática nós devemos lançar um olhar para as diversas possibilidades que existem. Afinal, são muitos os quadros de saúde mental que podem ser diagnosticados, cada qual com suas características, sintomas e prognóstico.

Sendo assim, com o intuito de trazer mais informações sobre esse tema, fizemos este guia com detalhes importantes que poderão lhe ajudar a pensar um pouco mais sobre os transtornos mais comuns. Acompanhe.

O que é um transtorno mental?

O transtorno mental pode ser caracterizado como uma disfunção mental que pode estar associada com alterações no comportamento, humor, percepção, raciocínio, aprendizado, sono, etc. Existem muitos tipos de transtornos mentais e comportamentais que podem ser diagnosticados em uma clínica psiquiátrica.

Quais os tipos de transtorno mental?

Existem muitos tipos diferentes de transtorno mental. Abaixo elencamos alguns deles, para que você conheça um pouco mais sobre eles. Confira:

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar pode ser caracterizado como um quadro no qual o indivíduo apresenta desequilíbrios e alterações imprevisíveis no humor. De forma geral, podemos dizer que há duas fases vividas no transtorno bipolar:

  • Fase mania: Na qual o sujeito se sente extremamente confiante, além de se sentir muito feliz e disposto. Nesta fase, comportamentos impulsivos podem ocorrer.
  • Fase melancólica: Na qual o sujeito apresenta um humor deprimido, fadiga, cansaço, tristeza e outros sinais que se assemelham com a depressão, por exemplo.

Transtornos de ansiedade

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade. De modo geral, eles se caracterizam como um medo desproporcional com relação ao futuro e ao que pode acontecer a seguir. Há uma angústia intensa com relação ao que pode acontecer em determinadas situações.

Dentre os tipos de transtorno de ansiedade, podemos citar:

  • Fobia social: Que, basicamente, consiste em uma ansiedade intensa de locais onde há a presença de muitas pessoas.
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada: Na qual as crises de ansiedade podem estar relacionadas a diferentes tipos de acontecimentos.
  • Síndrome do Pânico: Na qual a pessoa apresenta sinais de ansiedade no corpo e pode temer a morte, a loucura, a perda do autocontrole, etc.

Além desses, existem outros tipos de transtornos de ansiedade que podem acometer a saúde das pessoas.

Transtorno obsessivo-compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo pode ser caracterizado como um transtorno mental no qual o indivíduo cria verdadeiros “rituais” para o seu dia a dia. Além de criá-los, a tendência é que a pessoa sofra profundamente caso não consiga cumprir o ritual.

É o caso de o indivíduo ter que acender e apagar a luz da sua casa por X vezes, todas as vezes que sair do cômodo, ou algo “muito ruim” pode acontecer – esse é um pensamento obsessivo.

Esses pensamentos são intrusivos e difíceis de controlar, impactando e prejudicando a funcionalidade do indivíduo no dia a dia.

Transtornos somáticos

Os transtornos somáticos caracterizam-se como aquelas questões de saúde física que são decorrentes de fatores emocionais.

É o caso da gravidez psicológica, por exemplo, na qual a mulher apresenta os sintomas da gestação, por conta das suas questões emocionais, mas, na realidade, não existe um feto em formação.

Os transtornos somáticos também podem aparecer em forma de enxaqueca emocional, problemas digestivos provenientes da ansiedade, etc.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático resulta da exposição, vivência ou conhecimento de um evento violento que desencadeia uma espécie de “trauma” no sujeito.

A pessoa pode ter pensamentos intrusivos sobre o evento traumático, como pode ter pesadelos recorrentes. Há uma grande dificuldade para se recuperar da situação traumática, além de haver impactos na sociabilidade, vida profissional, etc.

O indivíduo pode sofrer profundamente com as memórias da situação traumática.

Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares também são diversos e não se caracterizam como apenas um tipo de transtorno mental. Isso porque é possível destacar casos como:

  • Bulimia: Que é quando há a indução do vômito depois de comer, por conta da culpa e do medo de engordar.
  • Anorexia: Que é quando o indivíduo acredita estar acima do peso, mesmo não estando, e busca emagrecer cada vez mais.
  • Compulsão alimentar: Que leva ao consumo exagerado e pode ocasionar casos de obesidade e outras comorbidades.

Transtornos depressivos

Existem alguns tipos de transtornos depressivos, embora as pessoas, no senso comum, apenas costumam falar “depressão”.

Esses transtornos impactam o humor do indivíduo, ocasionando uma sensação de desesperança, tristeza, culpa, baixa autoestima, etc.

Podemos encontrar quadros depressivos como a distimia, a depressão maior, transtorno depressivo induzido por substância, transtorno disfórico pré-menstrual, etc.

Quais os tratamentos para transtorno mental?

Os tratamentos para qualquer tipo de transtorno mental costumam ser multidisciplinares. Isso significa que diferentes profissionais da saúde podem atuar frente aos casos de transtorno mental. Saiba mais:

Psicoterapia

A psicoterapia consiste no acompanhamento feito com um psicólogo. Nesse acompanhamento, o sujeito poderá entender melhor o que sente, desenvolver o seu autoconhecimento, buscar formas de lidar com as próprias angústias e dificuldades, etc.

Além disso, há o processo de psicoeducação, no qual o psicólogo pode orientar o paciente sobre o seu quadro clínico, visando oferecer suporte por meio de conhecimentos que podem auxiliar o indivíduo na busca de mais qualidade de vida.

Medicamento

Na consulta com o psiquiatra, o diagnóstico é feito e o médico também pode prescrever medicamentos que visam amenizar e equilibrar os sintomas que o indivíduo apresenta no dia a dia. Tudo isso sempre visando mais saúde e bem-estar.

Internação

Em casos nos quais o transtorno mental pode acarretar em sintomas que colocam a saúde, a vida e a integridade do indivíduo em risco, é possível que a internação psiquiátrica aconteça.

Por exemplo, em casos depressivos nos quais o sujeito tem ideações suicidas, ou cometeu alguma tentativa de suicídio, a internação pode ser importantíssima e relevante. Na clínica, o paciente receberá todo o suporte que precisa, tanto de médicos, quanto de psicólogos e demais profissionais da saúde.

Se você está em busca de uma clínica psiquiátrica de qualidade e perto de você, conte com a ajuda da Interhelp Internação! Estamos à disposição para ajudá-lo a encontrar a melhor alternativa para o seu caso.

Referências

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima