Públicado em: 22 de outubro de 2020
Última Atualização em: 22 de outubro de 2020
Para saber o que acontece com quem cheira pó é preciso compreender como essa substância atua no organismo e quais são os efeitos de curto, médio e longo prazo.
Além disso, é preciso reconhecer os sintomas para, a partir disso, buscar auxílio caso detecte que alguém de sua família possa estar usando.
Pensando nestas considerações, fizemos este artigo informativo sobre este assunto. Acompanhe a seguir.
O que acontece com quem cheira pó?
Muitos efeitos psíquicos e físicos podem ser observados em pessoas que consomem cocaína e cheiram o pó. Eles podem aparecer imediatamente, ou então, serem notáveis em médio e longo prazo. Abaixo vamos explanar de maneira mais organizada o que pode acontecer com quem cheira pó:
- Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.
- Efeito curto prazo (logo após passar o efeito da droga no organismo): Tristeza e sintomas de depressão podem aparecer. O indivíduo pode ainda se sentir furioso, além de demonstrar um comportamento agressivo e certa paranoia.
- Efeito de longo prazo: O que acontece com quem cheira pó, em longo prazo, pode ser bem devastador. Isso pois a necessidade de consumo pode se elevar com o passar do tempo, tornando o usuário propenso a surtos psicóticos, e até mesmo com alucinações todos os dias.
Além destes efeitos, a saúde do coração também pode ser impactada, assim como é possível haver paradas respiratórias e derrames cerebrais.
Com o passar do tempo, o organismo como um todo pode sofrer com os efeitos de cheirar pó, sendo alguns deles:
- Danos permanentes nos vasos sanguíneos;
- Problemas nos rins, pulmões e fígado;
- Delírio, depressão e mudanças de humor;
- Alucinação, confusão mental e desorientação;
- Destruição dos tecidos do nariz.
Quais são os sintomas de quem cheira pó?
Em um primeiro momento pode ser possível reconhecer o consumo da droga a partir dos sinais abaixo:
- Falta de apetite e de sono, sem causa aparente;
- Apatia e sinais de depressão (quando não estiver sob efeito da droga);
- Comportamento agressivo;
- Boca seca e nariz irritado;
- Olhar perdido, alucinações e irritabilidade extrema;
- No caso do uso por injeção, verificar se há marca de agulha no corpo;
- Mudanças repentinas de comportamento;
- Súbitas mudanças de humor.
Vale lembrarmos que a intensidade dos sintomas e a recorrência podem sofrer alterações de pessoa para pessoa, tendo em vista que cada organismo é único. Além de que a quantidade consumida também pode variar estes resultados.
Onde encontrar ajuda?
A dependência química é uma triste realidade na vida de muita gente. Entretanto, nos dias atuais podemos encontrar clínicas de reabilitação que são preparadas para tratar este tipo de problema.
Assim, estas clínicas contam com uma estrutura completa que promove o auxílio adequado para o sujeito que precisa passar pelo árduo processo de desintoxicação, desencadeando mais qualidade de vida e menos impactos nocivos.
Sendo assim, a Interhelp Internação está à disposição para lhe auxiliar na sua busca pela ajuda adequada ao seu caso. Entre em contato conosco para que possamos lhe orientar da melhor forma.
Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/
Última atualização do site: 22/10/2020 Última atualização da página: 22/10/2020
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
FALE CONOSCO: 0800 500 9945
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.