O perigo da Cocaína Preta: Os riscos e efeitos nocivos dessa droga ilícita

cocaína preta

Públicado em: 27 de março de 2023

Última Atualização em: 27 de março de 2023

cocaína preta, também chamada de “oxi”, é uma substância química ilícita consumida de forma “recreativa”, mas que tende a trazer uma série de consequências severas para a saúde do indivíduo.

Neste texto, reunimos informações sobre esse entorpecente, a fim de ajudá-lo a compreender melhor esse assunto. Saiba mais lendo este conteúdo até o fim.

Veja mais: Política antidrogas: Saiba mais sobre esse assunto!

O que é a cocaína preta?

A cocaína preta, também chamada e conhecida como oxi, é uma substância proveniente de restos de cocaína e outras misturas químicas, que produz um produto diferente da cocaína em si, e ainda mais perigoso para o corpo e para a mente.

Trata-se de uma droga ilícita altamente perigosa, além de ser causadora de dependência química e até mesmo falecimento dos usuários.

Além disso, a cocaína preta também é considerada mais “barata” do que a cocaína amplamente conhecida, o que a torna mais “acessível” e, assim, eleva-se os riscos e efeitos que ela pode provocar.

Qual a composição da cocaína preta?

Existem muitas substâncias que podem ser misturadas para formar a cocaína preta. Em alguns casos, usa-se combustível, como gasolina, e acetona, cal e outros químicos extremamente agressivos para o organismo. Essas substâncias são misturadas com uma pasta-base de cocaína, tornando a mistura ainda mais potente.

Por conta desses e de outros motivos, que essa droga é considerada proibida. Afinal, ela causa prejuízos severos à saúde, o que prejudica as pessoas e a sociedade como um todo.

Veja mais: Zolpidem: entenda como funciona o medicamento utilizado no tratamento da insônia

Quais os riscos e consequências da cocaína preta?

Assim como ocorre no consumo de outros tipos de substâncias ilícitas, a cocaína preta pode trazer uma série de prejuízos para a saúde física e mental do indivíduo. Conheça alguns deles:

1. Dependência química

A dependência química é um dos riscos e das consequências de se consumir cocaína preta, o oxi. O indivíduo pode começar a ter tolerância à quantidade ingerida, tendo que aumentar cada vez mais a dose.

Além disso, é muito difícil ficar sem consumir a droga, devido às crises de abstinência, o que leva o sujeito a sempre querer consumir mais.

Tudo isso vai instaurando a dependência química, que deve ser tratada com acompanhamento médico o quanto antes.

2. Comportamentos violentos

Os comportamentos violentos também podem aparecer em usuários de cocaína preta, por uma série de motivos.

A violência pode surgir como forma de ter acesso à droga, ou seja, por meio de roubos e furtos, por exemplo.

Além disso, a pessoa sob o efeito da droga pode ter uma postura mais irritadiça e agressiva, resultando em brigas e até mesmo assassinatos em casos mais graves.

Afinal, é importante sempre considerarmos que as drogas psicoativas alteram o funcionamento do cérebro, o que faz com que a pessoa também acabe alterando a sua forma de ser e de se comportar por conta disso.

Veja mais: Anabolizantes: Quais os riscos dos anabolizantes? Vicia? Qual o tratamento?

3. Problemas de saúde física

Problemas de saúde, como por exemplo, doenças pulmonares, enfermidades no fígado, entre outras doenças que afetam diferentes órgãos, também podem ser uma das consequências do consumo de cocaína preta.

Os riscos de ataques cardíacos e derrames também fazem parte da lista de problemas de saúde que podem ser causados pelo oxi. Por isso, a droga é considerada extremamente perigosa e os indivíduos não devem experimentá-la.

4. Problemas de saúde mental

Assim como a droga pode afetar o corpo, ela também pode afetar o funcionamento do cérebro. Pessoas que consomem drogas ilícitas podem desenvolver uma série de problemas neurológicos, incluindo transtornos mentais, alucinações, delírios, entre outros.

5. Morte

Em casos mais graves, a droga também pode levar o indivíduo à morte, por conta das suas substâncias químicas que são extremamente tóxicas para o organismo.

O óbito pode ocorrer tanto em casos de overdose, como também no médio prazo, devido aos danos que a droga é capaz de causar no organismo do sujeito.

Veja mais: O colapso da alma: a angústia da dependência química

Tratamento para quem consome cocaína preta (oxi)

Se você conhece alguém que está passando por problemas relacionados ao consumo de drogas, é possível buscar ajuda de profissionais para oferecer ao indivíduo o apoio e o tratamento necessários.

Do mesmo modo, se você busca apoio para si mesmo, a Interhelp Internação também pode ajudá-lo. Dentro do tratamento, considera-se as singularidades do paciente, para oferecê-lo o melhor apoio possível, considerando fatores como:

1. Desintoxicação

A desintoxicação é o ponto de partida colocado em prática em um processo de tratamento de reabilitação.

O médico auxiliará o indivíduo durante todas as etapas de “limpeza” do organismo, digamos assim. Dessa maneira, poderá oferecer medicamentos que ajudem a reduzir os efeitos da abstinência, promovendo o mínimo de impacto negativo possível.

2. Psicoterapia

A psicoterapia é outro ponto que também é considerado no tratamento multidisciplinar em casos de dependência química.

Por meio do acompanhamento psicológico, o indivíduo pode lidar melhor com os gatilhos do consumo, bem como pode aprender a gerenciar as suas emoções para enfrentar essa fase turbulenta de sua vida.

O tratamento é sempre alinhado às necessidades do paciente, de forma única.

Veja mais: O que é psicoterapia? Entenda aqui!

3. Tratamento multidisciplinar

O tratamento nos casos de dependência de cocaína preta, ou de outro tipo de entorpecente, é multidisciplinar. Afinal, é preciso restabelecer a saúde física e mental do sujeito, considerando suas habilidades sociais, sua nutrição, seu bem-estar, etc.

Por isso, além dos pontos que listamos acima, o tratamento pode incluir, em muitos casos, o acompanhamento de profissionais como:

  • Nutricionista.
  • Médico.
  • Psicólogo.
  • Psiquiatra.
  • Terapeuta ocupacional.
  • Educador físico.
  • Fisioterapeuta.
  • Entre outros.

Por conta disso, buscar uma clínica de reabilitação pode ser válido, uma vez que lá é possível encontrar uma equipe multidisciplinar especialista no assunto.

Conclusão

Segundo estudos, a cocaína preta pode ser considerada ainda mais perigosa do que a “cocaína normal”, devido às substâncias que são acrescentadas no preparo.

Pode causar dependência, o que exige acompanhamento profissional para restaurar a saúde do paciente.

Caso você precise de ajuda, entre em contato com a nossa equipe, a fim de que possamos orientá-lo e apoiá-lo da melhor forma possível!

Referências

BERNINI, Rafael Berrelho; VAITSMAN, Delmo Santiago. O Desafio das Drogas e a Contextualização do Ensino de Química. Revista Souza Marques, v. 12, n. 27, p. 33-45, 2012.

LUCENA CARDOSO, Maria do Socorro et al. Estudo das alterações pulmonares em usuários de drogas ilícitas inaláveis. 2012.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima