Públicado em: 25 de julho de 2022
Última Atualização em: 29 de julho de 2022
A desintoxicação de drogas visa auxiliar indivíduos que apresentam dependência a determinadas substâncias químicas. Esse auxílio oferece também um suporte para as crises de abstinência durante a transição que a pessoa vive ao tomar a decisão de parar de consumir determinado entorpecente. Durante a internação, o apoio dos profissionais pode fazer toda a diferença na desintoxicação e conscientização do sujeito.
Neste texto, descrevemos essas e outras informações pertinentes sobre esse processo, para auxiliar você em uma maior compreensão sobre o tema. Acompanhe e saiba mais!
- Lembrando que as informações aqui contidas jamais extinguem a necessidade de conversar com um médico especialista, ok?
O que é a desintoxicação de drogas?
A desintoxicação de drogas consiste em um processo gradual de “limpeza do organismo”, que visa eliminar as toxinas presentes nos entorpecentes e tem como objetivo oferecer mais saúde ao sujeito.. Assim, a pessoa poderá interromper o consumo da substância e, a partir disso, passar pelo processo no qual o organismo começa a eliminar os resíduos da droga, “desintoxicando-se” e “limpando-se”, podemos dizer.
De forma simples, podemos dizer que essa desintoxicação consiste em um processo pelo qual o indivíduo com alguma dependência química pode interromper o consumo do entorpecente até conseguir extingui-lo o máximo possível de sua vida. É o caso de uma pessoa “viciada” em álcool interromper esse consumo.
Esse processo visa, como o próprio nome nos dá a entender, desintoxicar o organismo do sujeito. Isto é, eliminar as potenciais toxinas presentes devido ao consumo de álcool, drogas ou substâncias que alterem determinadas funções no organismo.
É aconselhável que esse procedimento seja acompanhado por um médico, especialmente em situações mais graves, pois o indivíduo pode se deparar com as crises de abstinência, por exemplo.
Com o acompanhamento médico será possível administrar medicamentos que possam inibir o desejo de consumir determinadas substâncias nocivas, além de haver o suporte em momentos de crises e recaídas, por exemplo. Afinal, os efeitos colaterais da interrupção do consumo podem ser difíceis de superar, mas não impossíveis, e com a ajuda profissional esse processo pode vir a ser menos doloroso.
Além disso, esse acompanhamento profissional é o que permitirá que o sujeito também receba informações e conscientize-se com relação à situação que é vivida, mantendo a motivação em busca do seu tratamento e recuperação.
Como funciona a desintoxicação de drogas?
O médico irá avaliar a situação do dependente químico para prescrever o tratamento e a intervenção mais adequada para o caso do sujeito em questão. Isso porque cada situação é única e requer um tratamento alinhado aos comprometimentos que a pessoa possa estar vivendo.
Assim, embora a interrupção abrupta do consumo possa ser dolorosa e não tão interessante sem acompanhamento médico, o profissional é que irá alinhar, junto com o paciente, o processo de desintoxicação e tratamento que considere essa interrupção.
Qual a importância da desintoxicação de drogas?
A importância da desintoxicação de drogas se envolve com questões relacionadas à saúde, qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Isso porque a dependência química pode causar uma série de prejuízos nas mais diversas áreas da vida da pessoa, como por exemplo:
- Prejuízos na saúde física e mental;
- Impactos na sociabilidade;
- Problemas emocionais;
- Problemas para lidar com os efeitos de abstinência;
- Doenças que podem se desenvolver devido ao consumo de entorpecentes;
- Questões judiciais por consumir e/ou transportar drogas;
- Problemas profissionais devido às drogas;
- Entre outros fatores.
Além disso, o consumo indiscriminado de determinadas substâncias pode levar ao que chamamos de overdose. Essa overdose consiste em uma dose muito acima do que o organismo é capaz de processar e suportar, levando o indivíduo à morte após o consumo acima do suportável.
Ao mesmo tempo, é importante ter a consciência de que não é apenas a overdose que pode levar à morte. O consumo de drogas, no longo prazo, também pode ser o estopim de doenças pulmonares, cerebrais, cardiovasculares, no fígado e em outros órgãos que, com o passar do tempo, podem fazer com que o indivíduo acabe evoluindo à óbito.
Onde encontrar tratamento para a desintoxicação de drogas?
Hoje em dia, é possível encontrar tratamento para desintoxicação de drogas em clínicas de reabilitação e especializadas neste tipo de tratamento.
Nessas clínicas é possível encontrar uma equipe multidisciplinar, que visa auxiliar o indivíduo no seu processo de reabilitação, do início ao fim. Nesse processo, há o acompanhamento psiquiátrico e psicológico, além de a pessoa receber o amparo de terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros, etc. O sujeito também pode receber a administração de determinados medicamentos que auxiliem nesse processo de recuperação.
Os ambientes são todos equipados e preparados para receber o indivíduo e dar a ele o melhor suporte possível durante o processo de desintoxicação.
Vale ressaltar, ainda, que há casos nos quais o sujeito pode ficar internado ou não. Isto é, ele pode ir até à clínica ao longo do dia, mas pernoitar na sua própria casa. Em outros casos, a internação pode ser necessária para que a efetividade do tratamento seja mais provável. Cada caso é sempre único e deve ser avaliado como tal.
De todo modo, conversar com o médico é o primeiro passo para iniciar o processo de desintoxicação. Neste caso, você pode entrar em contato com a equipe da Interhelp Internação! Nossos especialistas estão à disposição para lhe orientar na hora de buscar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Conclusão
A desintoxicação de drogas é um processo que visa reabilitar o sujeito que possa ter alguma dependência química. O processo é gradual, e merece a atenção e o acompanhamento de um médico especialista para que as chances de sucesso sejam maiores. Trata-se de um procedimento que tem como objetivo proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida para o sujeito, sempre considerando as suas singularidades.
Se você procura por auxílio nesse sentido, não deixe de entrar em contato com o nosso time! Queremos lhe ajudar a encontrar a clínica ideal, perto de você, para que esse passo em prol da reabilitação seja dado. Conte com a gente!
Referências
Desintoxicar e reinserir : perspectivas no tratamento dos usuários de drogas. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71941> Acesso em 29 jul. 2022.
Psicóloga (CRP12/17354), pós-graduada em Psicologia Puerperal. Em paralelo a isso, cursa Letras – Português. Atua como psicoeducadora e redatora na Interhelp Internação. Psicanalista em formação, é apaixonada por tudo que envolve saúde mental, desenvolvimento humano, linguagem e bem-estar.