Síndromes psicológicas: o que são, causas e tratamentos

síndromes psicológicas

Públicado em: 3 de outubro de 2022

Última Atualização em: 3 de outubro de 2022

As síndromes psicológicas, apesar de serem comuns, podem confundir as pessoas que se deparam com elas. Afinal, elas são uma doença? Um transtorno? Quais são as síndromes psicológicas? E as causas desses problemas?

São tantas dúvidas, não é mesmo? Por isso, reunimos uma série de informações importantes sobre essa temática, visando lhe auxiliar. Confira e saiba mais!

O que são síndromes psicológicas?

As síndromes psicológicas podem ser caracterizadas como um conjunto de sintomas e sinais observáveis que não têm relação com uma causa definida. Neste caso, são sinais e sintomas psicológicos que não podem ser descritos por uma única causa, seja ela psíquica ou fisiológica.

Por isso, não podemos dizer que uma síndrome é uma doença específica. Afinal, doença é algo que impacta nas funções do organismo, provocando alterações detectáveis por meio de exames, por exemplo. Já as síndromes não possuem uma causa detectável, e podem se assemelhar a várias doenças, o que exige um tratamento, muitas vezes, multidisciplinar e com foco nos cuidados com a saúde mental do indivíduo.

Veja também: Dor psicológica: O que é, tipos e como tratar

Quais são as síndromes psicológicas? Conheça algumas delas!

Trouxemos algumas caracterizações de síndromes psicológicas para que você possa conhecer um pouco mais sobre elas. Assim, torna-se viável ter uma visão mais clara do que são essas síndromes, quebrando preconceitos e paradigmas envolvidos com a saúde mental. Veja:

1. Síndrome da cabana

A síndrome da cabana pode ser compreendido como um medo e uma ansiedade de sair de casa. Essa síndrome foi muito diagnosticada no período de pandemia, já que muitos indivíduos começaram a ter medo, angústia e até mesmo crises de pânico quando se deparavam com a necessidade de sair de casa para fazer qualquer coisa. Aqui, as pessoas podiam sentir medo de se contaminar, morrer, contaminar alguém que ama, etc.

Além da pandemia, a síndrome da cabana também aparece em indivíduos que desenvolvem um medo irracional do que pode acontecer fora de casa. É o medo excessivo de ser atropelado, assaltado, assassinado, entre outros aspectos.

2. Síndrome de burnout

A síndrome de burnout, por sua vez, tem relação com um conjunto de sintomas relacionados à atividade laboral do indivíduo. É o caso de a pessoa sentir ansiedade excessiva, estresse intenso, sensação de esgotamento mental e cansaço excessivo com relação ao trabalho. A pessoa pode se sentir exausta, a concentração pode ser afetada, e há a sensação de nunca conseguir cumprir com todas as demandas necessárias.

3. Síndrome do impostor

A síndrome de impostor consiste em um grupo de sintomas relacionados com o medo de ser visto como uma “fraude” no trabalho. É o caso do indivíduo que recebe um aumento ou uma promoção, mas se acha indigno de tal benefício e crê que, a qualquer momento, as pessoas o enxergarão como uma fraude, uma pessoa incapaz de estar em determinado cargo.

Por mais que a pessoa estude e se qualifique, ela sempre acredita que não é boa o suficiente e que não faz sentido que os outros apostem no seu sucesso.

4. Síndrome de pernas inquietas

Essa síndrome é caracterizada como um conjunto de sensações na perna que fazem com que o indivíduo sinta a necessidade de movimentá-las. O desconforto costuma atrapalhar o sono, já que a pessoa pode sentir algo andando nas pernas, como se fosse um inseto, bem como coceira, formigamento, sensação de calor ou ardência, etc.

Como consequência, o indivíduo fica constantemente movimentando as pernas para tentar apaziguar as sensações e desconfortos, o que resulta num impacto na qualidade do sono e no bem-estar geral do sujeito.

Veja também: Somatização: o que é, causas e tratamentos possíveis

5. Síndrome de burnout materno

Assim como acontece no trabalho, o burnout materno também pode ser visto como uma sensação de estafa mental e esgotamento físico. Mas, neste caso, essas sensações estão relacionadas ao papel de mãe.

A mulher, com uma rotina sobrecarregada de atividades, pode se sentir completamente esgotada. Isso impacta sua vida pessoal, profissional, relacionamento conjugal, etc. Afinal, ela se vê diante de novas demandas intermináveis, sobrecarregando o cérebro e as emoções a ponto de desenvolver uma síndrome.

O que causa os problemas psicológicos e síndromes psicológicas?

Na realidade, como vimos no começo deste artigo, as síndromes consistem em quadros de sintomas que não possuem uma causa detectável. Por isso, não podemos dizer quais são as causas dos problemas relacionados a essas síndromes. Afinal, trata-se de um conjunto de acontecimentos e situações que podem resultar nos sinais e sintomas.

Dito de outro modo, as causas das síndromes psicológicas podem ser multifatoriais e estão envolvidas com uma série de contextos e singularidades vividas pelo sujeito.

Por isso, é muito importante investigar cada caso de uma forma profunda, a fim de prescrever o tratamento que for mais alinhado para o sujeito em questão.

Qual é a diferença entre síndrome e transtorno?

A diferença consiste no fato de que uma síndrome é um conjunto de sintomas e sinais observáveis que não possuem uma única causa detectável para o problema. Dito de outro modo, é difícil detectar o que pode ter sido o estopim da condição ou patologia.  Outro ponto importante é que as síndromes podem representar sintomas passageiros ou não.

Já o transtorno pode ser caracterizado como condições de desordem de saúde mental que afetam a vida do indivíduo e podem ter relação com causas fisiológicas, emocionais, ambientais e genéticas, por exemplo. Desse modo, os transtornos também podem não ter uma única causa, mas possuem sintomas que o caracterizam como uma condição de desordem mental.

Conclusão

As síndromes psicológicas podem ter muitas causas envolvidas com o desenvolvimento do problema, o que torna difícil e até mesmo impossível na hora de detectar o estopim da situação.

Além disso, são caracterizadas como um conjunto de sintomas que podem ocasionar uma condição ou patologia na vida do indivíduo. Elas exigem acompanhamento psicológico para elevar a qualidade de vida do paciente, visando mais bem-estar e saúde mental.

Veja também: Doenças psíquicas: Tipos, sintomas, causas e tratamentos

Referências

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 – 5ª Edição. Disponível em: <https://dislex.co.pt/images/pdfs/DSM_V.pdf> Acesso em 03 set. 2022.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima