Como lidar com marido dependente químico?

Como lidar com marido dependente químico?

Públicado em: 23 de outubro de 2019

Última Atualização em: 24 de outubro de 2021

O vício pode ser uma das situações mais difíceis que um casal enfrenta. Viver com um cônjuge viciado pode ser tão difícil que muitos casamentos terminam em separação ou divórcio se a pessoa que luta contra o vício não recebe tratamento.

Divórcio ou separação entre casais que lutam com problemas de dependência podem ser comuns, mas não é inevitável.

Não importa como seu parceiro chegou onde está hoje. O que importa é reconhecer o problema, entender e implementar o que você deve ou não fazer para ajudar seu cônjuge viciado.

Marido Dependente Químico

Algumas pessoas podem não enfrentar situações assustadoras. Para eles, pode ser melhor permanecer no casamento e tentar ajudar um cônjuge com dependência de drogas.

Segue algumas dicas as etapas para ajudar seu marido viciado:

Peça ajuda

Entre em contato com familiares, amigos e outras pessoas em quem confia. O seu médico de família pode ser uma boa pessoa para começar a encontrar recursos de aconselhamento e recuperação de dependências localmente. Mas não sofra em silêncio.

Você precisa de ajuda para tratar seu cônjuge e lidar com a agitação física e mental diária de viver com alguém que luta contra o vício.

Demonstre apoio

Se seu cônjuge indicar interesse em participar de um programa de recuperação, mostre seu apoio. Participe de uma reunião aberta de 12 etapas com seu cônjuge.

Incentive seu cônjuge a participar de reuniões de recuperação, ler a literatura de recuperação e fazer o que for necessário para alcançar a sobriedade.

Cuide-se

Ser casado com alguém que luta contra o vício pode ser cansativo. Suas próprias necessidades emocionais podem não ser atendidas. É importante cuidar bem de si mesmo.

Verifique se você possui um sistema de suporte para suas próprias necessidades, como um terapeuta para o qual você pode recorrer.

Aprenda sobre o vício

Muitos cônjuges lutam para não se sentir amados ou indesejados porque seus parceiros dependem de drogas ou álcool.

Quando você aprender mais sobre o vício, descobrirá que os desejos são poderosos fatores físicos e psicológicos que impulsionam o comportamento viciante.

Alterações cerebrais também levam a mudanças de comportamento. Não é sobre você. É sobre a biologia e psicologia do vício. Quanto mais você aprender sobre isso, mais solidário poderá ser.

Cultive a paciência

Você pode estar ansioso para que seu parceiro mude, mas a mudança geralmente ocorre gradualmente. Vai levar tempo para o seu parceiro perceber que seu comportamento está prejudicando seu casamento.

Pode levar tempo para a recuperação funcionar ou para os parceiros encontrarem um caminho de recuperação que funcione para eles. Durante esse período, você pode se sentir assustada ou impaciente.

Por que seu marido não pode simplesmente desistir e voltar ao modo como era? Você precisará cultivar muita paciência, tanto para seu parceiro quanto para si mesmo, enquanto ajuda seu marido viciado.

Como lidar com marido dependente químico?

Além dessas dicas, há também uma lista de tarefas desnecessárias ao lidar com um marido dependente químico.

Para ajudar seu marido viciado, não:

Minta para o seu marido:

Mentir para cobrir a ressaca ou a farra do seu parceiro não ajudará a recuperá-lo mais rapidamente. Deixe seu cônjuge explicar e assumir a responsabilidade.

Oculte o vício

Ocultar frascos de comprimidos, garrafas de licor ou encobrir o vício de seu cônjuge apenas os ajuda a continuar no mesmo caminho . Não cubra seus rastros.

Evite o problema

Muitos parceiros fecham os olhos ao vício de seus cônjuges por medo. Eles podem ter medo de enfrentar as consequências ou até medo de que as coisas mudem.

A antiga expressão “o diabo que você conhece é melhor do que aquele que você não conhece” orienta muitas pessoas a ficarem em situações ruins, em vez de procurar ajuda. Não ignore os problemas do seu parceiro. Se o seu cônjuge tiver dores no peito, você insiste que ele vá ao pronto-socorro.

Se o seu cônjuge estiver lutando contra o vício, você também precisará agir e ajudá-lo a encontrar um programa de recuperação. Ignorá-lo não o fará desaparecer.

Use drogas ou bebidas para mantê-los em companhia

O uso juntamente com seu cônjuge para a empresa não os ajuda a deixar de usar drogas ou álcool e pode apenas incentivar seu mau comportamento. Pior, você também pode acabar viciado.

Culpe ou julgue

Quando você aprender os fatos sobre o vício, entenderá que o vício é uma doença. Culpar e julgar seu cônjuge por suas ações não ajuda. Isso apenas os faz se afastar de você. As chances são boas de que eles querem parar de tomar drogas ou beber, mas simplesmente não sabem como. A culpa nunca resolve nada.

Afaste-se

Mesmo que você precise se mudar temporariamente, mantenha contato com ele. Desviar-se ou bloqueá-los da sua vida deve ser o último recurso reservado para pessoas que se tornam violentas ou abusivas.

Culpe a si mesmo: nunca é sua culpa que seu parceiro lute contra o vício. Genética, fatores sociais e, sim, fatores familiares podem influenciar o vício. Mas a melhor escolha para beber ou usar drogas foi com seu cônjuge.

Depois de um tempo, a capacidade de escolher se perde à medida que o vício se instala. Seu cônjuge escolheu tomar o primeiro drinque ou se interessar por drogas. Você não é o culpado pelo comportamento deles.

Espere que as coisas voltem ao que eram

Mesmo depois que seu cônjuge entrar em recuperação, sua vida e seu relacionamento nunca voltarão ao que eram antes. Isso acontece independentemente da doença grave que um casal enfrenta, seja câncer, ataque cardíaco ou dependência.

Aceite que seu relacionamento esteja em um novo patamar e aprenda o que isso significa, pois ambos embarcam no programa de recuperação de seu cônjuge.

Como ajudar seu marido a encontrar a paz

Se seu parceiro concordar em entrar no tratamento, eis o que você pode esperar:

  • Dependendo do tipo de dependência que o seu parceiro enfrenta, ele pode precisar entrar em um centro de recuperação para dependentes químicos  durante a desintoxicação, as pessoas são monitoradas para garantir que sua saúde permaneça segura enquanto seu corpo se livra do álcool e drogas.
  • Seu parceiro pode permanecer em uma instalação de tratamento em que participará de aconselhamento em grupo ou individual, reuniões de recuperação e outros programas para promover a recuperação.
  • Você trabalhará em conjunto para criar um plano de recuperação. Um plano lista as etapas que seu parceiro precisa tomar para se manter saudável e livre de drogas ou álcool. Você encontrará maneiras de apoiar, incentivar e ajudar seu parceiro a ficar limpo e sóbrio.
  • tempo juntos para equilibrar o tempo gasto na recuperação.

Por fim, pense na recuperação como um projeto familiar. Encontrar um centro de recuperação que inclua membros da família como parte do plano de recuperação também é importante.

Faça o que fizer, se você planeja permanecer no relacionamento, saiba que será um trabalho árduo. Mas que casamento não é um trabalho árduo?

Qualquer coisa que vale a pena fazer vale a pena fazer bem, e qualquer coisa que vale a pena exige esforço. Casamento não é diferente. Mesmo nos casamentos mais saudáveis, as coisas podem dar errado.

Não deixe de entrar em contato com um especialista, lembrando que as informações concebidas neste blog têm caráter  informativo.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

3.9/5 - (9 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima