Alcoólatra: 40 informações importantes

Alcoólatra

Públicado em: 30 de outubro de 2021

Última Atualização em: 14 de novembro de 2021

Qual a melhor definição de um alcoólatra? Mas afinal, o que é alcoólatra e o que é uma pessoa alcoólatra? Basicamente, podemos dizer que um alcoólatra é um sujeito que consome álcool de maneira descontrolada por conta da sua dependência química. 

Um indivíduo dependente não consegue controlar o consumo de forma simples, sem tratamento ou suporte emocional para isso.

1- Quais são os 10 sintomas do alcoólatra? 

  1. Bebe constantemente.
  2. Possui alta tolerância à bebida, ou seja, precisa de doses altas para ficar bêbado.
  3. Bebe mesmo sozinho ou fora de momentos específicos.
  4. Demonstra agressividade quando confrontado.
  5. Abre mão de outros hobbies apenas para beber.
  6. Sempre cria uma desculpa para beber.
  7. Afasta-se da família.
  8. Apresenta mudanças de conduta e comportamento.
  9. Tem dificuldade para parar de beber, mesmo quando deseja.
  10. Desejo constante de beber.
alcoolismo
alcoolismo

2- Quanto tempo um alcoólatra consegue viver?

Mas afinal, qual a expectativa de vida de um alcoólatra? Bem, segundo estudos, um alcoólatra pode viver 20 anos a menos do que a população que não apresenta dependência química nessa substância.

Além disso, a qualidade de vida durante os anos vividos também tende a diminuir. Por isso a conscientização é fundamental.

3- Quais são os tipos de alcoólatras?

Podemos dizer que existem três tipos de alcoólatras: leve, moderado e grave. O primeiro pode apresentar consciência do seu caso, mas os impactos da bebida ainda são consideravelmente leves. 

Nos casos moderados o sujeito já sofre nos seus relacionamentos, rotina e trabalho. Nos casos graves há a presença de convulsões, doenças provocadas pelo álcool, perda da família e do emprego, etc.

Vale ressaltar que o caso leve pode vir a ser moderado ou grave mais tarde, assim como o moderado pode evoluir para o grave, caso não seja posto em prática o tratamento adequado.

4- Quais são as principais características do alcoólatra?

Um alcoólatra pode apresentar algumas características, como:

  • Sociais: Problemas com a família e no trabalho. A atividade social fica restrita a locais que contenham bebida alcoólica.
  • Físicas: Possui crises com tremores, sudorese, vômitos e náuseas, convulsões, cãibras, etc. Apresenta tontura quando está sem o álcool, necessitando de uma dose que alivie o mal-estar.
  • Comportamentais: Se torna agressiva, se irrita facilmente, mostra comportamentos compulsivos e impulsivos. 

5- Mas quando a pessoa é considerada alcoólatra? Quando a pessoa é considerada alcoólatra?

A partir do momento em que ela passa a consumir o álcool de maneira indiscriminada e sem conseguir controlar a necessidade. Ela passa a sofrer na ausência do álcool, necessitando de um consumo constante para se sentir bem. 

Saiba mais:
6 Sinais para identificar se você tornou-se um alcoólatra

6- O que é um alcoólatra crônico?

É um dependente químico do álcool, que o ingere de forma compulsiva e impulsiva. Além disso, sofre intensamente quando não pode consumir a bebida, e esse sofrimento é tanto físico, quanto psicológico.

7- Qual médico trata alcoólatra?

O médico responsável por prescrever potenciais medicamentos e traçar um plano de ação para o tratamento do alcoolismo é o psiquiatra. Entretanto, este não deve atuar sozinho, mas sim, em conjunto com outros profissionais da saúde física e mental, como enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, etc.

8- Alcoólatra segundo o CID

A classificação do alcoolismo, no CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), é a seguinte: 

  • CID 10 – F10.2: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool – síndrome de dependência.

9- Quais são as perguntas que um psicólogo faz para um alcoólatra?

O psicólogo fará perguntas investigativas, mas além disso permitirá que o sujeito fale sobre a sua vida de uma forma geral, e não apenas centrada no consumo do álcool. Cada caso sempre requererá perguntas diferentes, por isso não podemos listar uma atuação engessada do profissional da saúde.

10- Como conviver com uma pessoa alcoólatra?

É necessário exercitar a paciência neste contexto. Não fique confrontando a pessoa ou fazendo chantagens emocionais, mas sim, demonstre querer ouvi-la e dar a ela o suporte necessário nos momentos mais difíceis. 

Além disso, procure dialogar com a pessoa quando ela estiver sóbria, e tente conscientizá-la sobre a situação. Aproxime-se aos poucos e vá sempre comentando o quanto você se importa com ela e deseja vê-la bem.

Se sentir necessidade, busque auxílio de algum profissional da saúde. 

11- Como ajudar um alcoólatra que não quer ajuda?

A princípio deve-se trabalhar com a conscientização, quando o indivíduo estiver sóbrio. Conversar sobre estar preocupado e demonstrar querer ajudar são importantes ações. 

Além disso, mostre dados, conteúdos como este aqui e outras informações sobre o alcoolismo. Sempre escute o que o outro tem a dizer e não faça chantagens ou confrontos. Porém, caso nada apresente resultados positivos, cogite a internação involuntária.

Conteúdo relacionado:

Como ajudar uma pessoa alcoólatra

12- Existe algum remédio para alcoólatra parar de beber?

Existem diversos remédios que podem ser usados no tratamento da dependência do álcool. A naltrexona, por exemplo, pode inibir o prazer de beber, diminuindo o consumo do álcool. Porém, é importante buscar um medicamento através de um médico, e nunca praticar a automedicação.

13- O que é um alcoólatra anônimo?

Os Alcoólatras Anônimos são uma comunidade voluntária de homens e mulheres que se reúnem semanalmente em busca de um suporte emocional e grupal para lutar contra a dependência química do álcool.

14- Dia do alcoólatra: Existe algum dia dedicado ao combate ao alcoolismo? Por quê? 

Sim. Dia 18 de fevereiro é considerado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data é muito importante para que seja trabalhada, com mais afinco, a conscientização do problema. Embora o alcoolismo deva ser combatido o ano todo, ter uma data específica para enaltecer essa luta é aumentar a visibilidade do caso.

15- Como funciona uma internação involuntária alcoólatra?

Na internação involuntária a família entra em contato com a clínica de reabilitação e pode solicitar o atendimento médico para que este profissional solicite a internação involuntária do dependente químico.

16- Como funciona uma internação compulsória alcoólatra gratuita?

A internação compulsória deve ser solicitada por um juiz, de acordo com o laudo de um médico, para que o indivíduo dependente venha a ser internado em uma clínica de reabilitação gratuita. O ideal é buscar auxílio na clínica escolhida, antes de qualquer coisa.

Mas o que é internação compulsória alcoólatra? Nesse caso, a ação de internação compulsória alcoólatra nada mais é do que a solicitação da internação com intervenção da justiça.

17- Como funciona uma internação de um alcoólatra?

A internação alcoólatra pode acontecer de maneira voluntária, involuntária ou compulsória. Assim, para pôr em prática como internar uma pessoa alcoólatra é necessário escolher a clínica de reabilitação; entrar em contato; solicitar o atendimento médico e seguir todas as recomendações da instituição.

Agora, se você quer saber como internar um alcoólatra contra a vontade dele, saiba que a justiça, por meio da internação compulsória e até mesmo involuntária pode lhe ajudar neste sentido. Para isso, novamente reiteramos a importância de buscar o suporte em uma clínica, antes de qualquer coisa.

As pessoas também perguntam:

Clínica de reabilitação para alcoólatras

Como escolher uma clínica para alcoólatras no interior de SP?

18- Quanto custa para internar um alcoólatra?

Tudo dependerá da clínica escolhida. Há casos em que você deverá desembolsar R$700,00 mensais, ou, em situações nas quais contratam-se clínicas de luxo, a partir de R$12.000,00 mensais.

19- Como funciona o cérebro de um alcoólatra?

Os efeitos do álcool no cérebro podem reduzir a concentração, desinibir o sujeito, diminuir a sua capacidade de julgamento, impactar a sua memória, provocar ansiedade e estresse, etc. 

Quanto à dependência, o cérebro sente a necessidade de que o álcool seja consumido para se manter “bem”. Por isso é tão difícil controlar o desejo de beber.

20- Como lidar com um alcoólatra na família (realmente afeta todos)?

Infelizmente, pode afetar a todos sim. Afinal, trata-se de uma pessoa querida que está sofrendo. Além disso, o dependente pode provocar prejuízos psicológicos e emocionais para a família, em decorrência da necessidade de sempre estar bebendo, comprando bebida ou abrindo mão da família para beber.

Nesses casos, no entanto, a família precisa demonstrar preocupação e amor para com o sujeito dependente. Tentar conscientizar, escutar e não confrontar são caminhos valiosos. Oferecer tratamentos qualificados também pode ser um excelente caminho.

21- O que significa um desencarne de um alcoólatra?

Segundo o espiritismo, o desencarne de um alcoólatra é o processo pelo qual o espírito do dependente deve passar na hora em que o corpo físico falecer.

22- Qual a diferença e forma correta de um alcoolista ou alcoólatra?

Ambas estão corretas e remetem ao dependente químico. Entretanto, “alcoolista” tende a ter uma carga pejorativa menor que “alcoólatra”.

23- Qual o significado de alcoólatra?

Alcoólatra é aquela pessoa que não consegue controlar o consumo de bebida, sempre necessitando de álcool nas mais diversas situações. 

24- Identifiquei que sou alcoólatra o que fazer?

Converse com alguém de sua confiança, primeiramente. Depois, busque ajuda em uma clínica de reabilitação perto de você. A Interhelp Internação pode lhe ajudar nesse processo.

25- Por que podem aparecer manchas na pele de um alcoólatra?

Isso ocorre porque o álcool pode dilatar os vasos sanguíneos, deixando a pele mais avermelhada. Além disso, ele afeta a absorção de alguns tipos de vitaminas, causando erupções cutâneas e inflamações.

26- Como ajudar um alcoólatra depressivo?

  1. Converse com o sujeito e tente compreender as questões emocionais envolvidas com o processo.
  2. Demonstre estar escutando ativamente.
  3. Demonstre a sua preocupação e desejo de cuidar.
  4. Busque ajuda profissional para lidar com essa questão.
  5. Incentive o indivíduo a buscar auxílio médico e psicológico.

27- Qual o comportamento de um alcoólatra? 

Um alcoólatra normalmente apresenta comportamentos agressivos quando confrontado, além de ser impulsivo quando o assunto é bebida. Quanto às interações sociais, prefere sempre locais onde possa consumir bebida alcoólica, independente do horário do dia.

28- Quais problemas podem ocorrer no fígado de um alcoólatra?

O consumo exacerbado de álcool pode causar diversos problemas no fígado do alcoólatra, como por exemplo:

  • Cirrose;
  • Excesso de gordura no fígado;
  • Hepatite alcoólica.

Saiba mais:

O perigo da hepatite alcóolica 

29- O que é um alcoólatra funcional?

Um alcoólatra funcional pode ser considerado um sujeito que apesar da dependência química existir, ainda consegue manter as suas obrigações em dia.

Entretanto, é preciso compreender que essa condição apresenta questões específicas, portanto, veja quais são seus estágios:

  1. Abuso ocasional e excessivo: De maneira ocasional, o sujeito consome grandes quantidades de álcool para fugir da realidade.
  2. Aumento do consumo como dispositivo de enfrentamento: Vê o álcool como a única maneira de enfrentar as tensões da vida, passando a consumi-lo cada vez mais.
  3. Os efeitos do problema começam a aparecer: O sujeito tenta controlar o consumo e não consegue. Seus relacionamentos e obrigações já começam a ser impactados, ou seja, o “funcional” deixa de existir.
  4. Mudanças comportamentais e físicas se tornam evidentes: Mostrando que o indivíduo está dependente do álcool.

30- Existe algum teste para saber se sou alcoólatra? Como funciona?

Não existe nenhum teste pronto capaz de diagnosticar, dessa forma. O ideal é sempre buscar a ajuda de um profissional da saúde.

Assim, para entender “como saber se sou alcoólatra” fique atento aos sinais e, em caso de dúvidas, procure o auxílio médico. Retome o tópico de sintomas aqui deste post para saber mais.

31- Como identificar um alcoólatra?

Afinal, como identificar um dependente químico? Qual a personalidade do alcoólatra? Como saber se a pessoa é alcoólatra? São tantas perguntas, não é mesmo?

O ideal é lançar um olhar atento aos sintomas. É por meio deles que podemos ter pistas se uma pessoa é alcoólatra ou não. 

Alguns dos sintomas mais comuns são: tolerância à bebida; consumo em diversos contextos, até mesmo que não faça sentido; agressividade e mal-estar na ausência da bebida; etc.

Saiba mais:
Como identificar um alcoólatra?

32- Como lidar com pessoas alcoólatras?

Saber como lidar com alcoólatra não é fácil. Ainda mais quando temos que saber como lidar com um pai alcoólatra. Mas o fato é que precisamos buscar suporte profissional para lidar com nossas próprias angústias, além de escutar, amparar e conscientizar a pessoa querida que é dependente.

Lembre-se de que você não precisa atravessar isso sozinho: um profissional da saúde pode lhe ajudar.

33- Meu marido é alcoólatra, o que fazer?

Se você é esposa de alcoólatra, saiba que você não está sozinha. Existem muitas mulheres nessa condição. Se você quer saber como lidar com um marido alcoólatra, então considere os apontamentos abaixo:

  • Não confronte ou chantageie o marido.
  • Tente conscientizá-lo de sua situação quando ele estiver sóbrio.
  • Considere buscar ajuda em uma clínica para assim solicitar a internação do seu marido.
  • Mostre preocupação e amor.
  • Não se anule em prol do seu marido: embora você queira ajudá-lo, não deve aceitar ficar em segundo plano na sua vida. 
  • No caso de abandono de marido alcoólatra, considere buscar suporte psicológico com um profissional e converse com este para diminuir a sua angústia.

34- Quem bebe todo final de semana é alcoólatra?

Quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra? E quando é só no fim de semana? Embora o consumo possa ainda não ser considerado dependência, ele apresenta um grande risco de vir a ser.

Por isso, mesmo quem consome bebida só no fim de semana pode apresentar chances de desenvolver a dependência do álcool.

35- Como saber qual o melhor tratamento para alcoólatra?

O melhor tratamento para alcoólatra é aquele que recebe o suporte de uma equipe multidisciplinar, que trabalhe a saúde física e mental do sujeito. Assim, se você quer saber como tratar um alcoólatra, considere que é necessário levar em conta os seguintes fatores:

  • Sociabilidade e interações sociais;
  • Trabalho e emprego.
  • Saúde mental.
  • Saúde física.

E para atingir resultados promissores nesses fatores, a família e os profissionais da saúde devem estar a par do processo.

Mas, quando devo buscar ajuda em uma clínica alcoólatra? Na realidade, não existe momento certo. O ideal é buscar ajuda quando você sentir que está perdendo o controle e que o vício está instaurado em sua vida.

36- Como é o tratamento do alcoólatra em uma clínica de reabilitação para alcoólatras?

O tratamento alcoólatra em uma clínica de reabilitação foca em três passos: desintoxicação; conscientização e ressocialização. 

Assim, a clínica de alcoólatra trabalha as questões de saúde, desintoxicando o organismo; depois perpassa pela conscientização dos gatilhos emocionais e outros cuidados com a saúde física e mental; e por fim auxilia no resgate das habilidades sociais do sujeito.

37- Frases de alcoólatra: 5 frases de superação para um alcoólatra 

  1. Lembre-se de que a paz está dentro de você, e não do lado de fora.
  2. Não existe bebida capaz de preencher questões que devemos encarar.
  3. Somos mais fortes do que um desejo, basta acreditar.
  4. Você é capaz de superar os seus maiores medos e inseguranças, acredite em você.
  5. Buscar ajuda e aceitar a dependência química para, então, tratá-la, é uma prova de amor à vida.

38- Mensagem de apoio para alcoólatra

“Você não está sozinho. Aceite a mão amiga. Todos estão com você nesse processo, apenas permita-se dar um passo rumo à sua recuperação. Sabemos que você é forte!”

39- Mensagem para alcoólatra

“Dentro de você existe uma força que, se nos permitir, vamos encontrar juntos. Conte com a gente para atravessar essa situação e vamos juntos viver um futuro melhor!”

40- Mensagem para marido alcoólatra

“Você é o meu marido, o meu amor, e tudo o que eu mais quero é te proporcionar as melhores coisas da vida. Por isso, conte comigo nessa batalha, estamos juntos sempre e para sempre! Eu amo você!”C

Leia também:
Como fazer meu marido parar de beber?

Referências

  1. Estudo: alcoolismo encurta expectativa de vida em 20 anos. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/estudo-alcoolismo-encurta-expectativa-de-vida-em-20-anos,ded5b875fff6a310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html> Acesso em 25 out. 2021.
  2. Alcoolismo: 10 perguntas e respostas sobre essa doença crônica. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,alcoolismo-10-perguntas-e-respostas-sobre-essa-doenca-cronica,70002726513> Acesso em 25 out. 2021.
  3. Alcoolismo. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/alcoolismo-artigo/> Acesso em 25 out. 2021.
  4. CID-10. Disponível em: <https://www.medicinanet.com.br/cid10/5207/f102_transtornos_mentais_e_comportamentais_devidos_ao_uso_de_alcool__sindrome_de_dependencia.htm> Acesso em 25 out. 2021.
  5. Saiba como abordar o alcoolismo em uma consulta. Disponível em: <https://pebmed.com.br/saiba-como-abordar-o-alcoolismo-em-uma-consulta/> Acesso em 25 out. 2021.
  6. Como Ajudar Pessoas que Enfrentam o Alcoolismo. Disponível em: <https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/alcoolismo-psicologo/> Acesso em 25 out. 2021.
  7. 4 remédios para parar de beber. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/remedio-para-parar-de-beber> Acesso em 25 out. 2021.
  8. DERMATITE ATÓPICA E BEBIDAS ALCOÓLICAS. Disponível em: <https://cdd.org.br/noticia/doenca-de-pele/dermatite-atopica-e-bebidas-alcoolicas/> Acesso em 25 out. 2021.
  9. Os 4 estágios do alcoolismo para o alcoólatra funcional: um caminho para a dependência. Disponível em: <https://crescerdf.com.br/os-4-estagios-do-alcoolismo-para-o-alcoolatra-funcional-um-caminho-para-a-dependencia/> Acesso em 25 out. 2021.

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Conteúdo relacionado:

Como parar de beber definitivamente?

Tratamento para alcoólatras

Efeitos de drogas e álcool durante a gravidez

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.