Públicado em: 15 de abril de 2020
Última Atualização em: 4 de novembro de 2020
Como fazer seu marido parar de beber? Se você tem um marido que não pode ou não para de beber, ele provavelmente tem um transtorno por uso de álcool.
Como cônjuge de alguém que luta com a bebida, você enfrenta muitos efeitos negativos, desde abuso a seus próprios problemas de saúde mental. É importante tomar medidas para ajudar seu cônjuge e se proteger.
Identifique e pare de permitir comportamentos que permitam que ele continue bebendo, aprenda mais sobre transtorno por uso de álcool, tenha uma conversa calma, mas séria com seu cônjuge e, se necessário, faça uma intervenção orientada profissionalmente e forneça opções para tratamento de dependência que ele pode iniciar imediatamente.
Quais são as consequências de viver com um alcoólatra?
O distúrbio do uso de álcool é uma doença grave que pode variar de leve a grave. Se alguém que bebe muito tenta, mas não consegue parar ou desacelerar, isso pode indicar que ele tem essa condição e pode até ser moderada ou grave.
Parceiros de pessoas que lutam com o vício em álcool estão em uma posição difícil. Eles também sofrem frequentemente e têm o ônus de tentar ajudar e enfrentar a decisão do que fazer se a ajuda deles não for suficiente
Cônjuges de alcoólatras correm maior risco de serem vítimas de abuso doméstico ou emocional e verbal. Eles são mais propensos a desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e pensamentos suicidas.
Parceiros de alcoólatras também podem se afastar socialmente, evitando amigos e familiares por vergonha. Eles podem achar que sua própria saúde se deteriora à medida que passam mais tempo e atenção no cônjuge.
A longo prazo, morar com alguém que não pode controlar o consumo de bebida pode causar danos às crianças da família, divórcio e desmembramento da família, trauma e problemas financeiros.
Como fazer meu marido parar de beber?
Evite ativar o uso de álcool. Os cônjuges com um marido alcoólatra geralmente se culpam e, embora nunca sejam a causa do problema da bebida, eles podem estar permitindo isso.
Permitir significa fazer ou não fazer coisas que tornem mais fácil para uma pessoa beber ou continuar com qualquer tipo de comportamento problemático.
Isso não é causa de um problema com a bebida, mas ajuda a perpetuá-lo. Se você tem um marido que não para de beber, verifique suas próprias ações e comportamentos e verifique se não o está permitindo.
Alguns exemplos de comportamento de habilitação incluem:
- Ignorando o problema
- Cobrir e dar desculpas para ele quando beber atrapalha atividades ou responsabilidades
- Cuidar de suas responsabilidades quando não puder por causa de bebida ou ressaca
- Não acompanhar as consequências declaradas de beber e sempre dar a ele outra chance
- Juntando-se à bebida
- Suavizar ou garantir que ele não sofra as consequências negativas de beber
- Permitindo-lhe evitar planos agendados para aconselhamento ou participação em um grupo de apoio
Quando uma intervenção pode ajudar?
Uma intervenção é uma reunião de várias pessoas que cuidam da pessoa com um problema com a bebida. É um confronto gentil e amoroso para ajudá-lo a ver por que seus comportamentos precisam mudar.
As intervenções podem ser arriscadas, por isso é melhor usá-lo como último recurso e fazê-lo com a orientação de um profissional de dependência química .
Uma intervenção deve ser planejada com antecedência, para que todos saibam o que dizer, você tenha opções de tratamento disponíveis e você tenha decidido sobre consequências específicas no caso de ele não aceitar tratamento ou ajuda.
Quando os profissionais de saúde mental e de dependência diagnosticam distúrbios leves, moderados ou graves do uso de álcool , procuram dois ou mais destes sintomas:
- Consistentemente bebendo mais do que o pretendido
- Querendo beber menos, mas não poder parar ou reduzir
- Passar uma quantidade significativa de tempo bebendo
- Almejando álcool
- Não cumprir responsabilidades por beber
- Continuar a beber, mesmo que cause problemas de relacionamento
- Evitar atividades para passar mais tempo bebendo
- Continuar bebendo mesmo em situações perigosas, como quando ele precisa dirigir para algum lugar depois de beber
- Beber mesmo que cause problemas de saúde
- Experimentando tolerância e precisando beber mais para ficar bêbado
- Tendo retirada quando não está bebendo
Se você puder fornecer evidências de que seu cônjuge apresenta alguns desses comportamentos, pode ser útil argumentar que ele precisa de ajuda profissional para interromper ou desacelerar a bebida.
Cuide-se
Como tudo isso está acontecendo, é importante não perder de vista suas próprias necessidades ou as de seus filhos, se você tiver alguma. Manter eles e você mesmo seguros e saudáveis deve ser uma prioridade.
Se os comportamentos de seu marido chegarem ao ponto em que você ou seus filhos não estejam seguros, afaste-se da situação. Fique com um membro da família de confiança por um período de tempo enquanto tenta resolver o problema.
Mesmo se você estiver seguro e não precisar sair, não deixe de se cuidar, obtendo apoio social de alguém em quem possa confiar. Compartilhar seu fardo pode ser um grande alívio.
Você também pode participar de um grupo de apoio aos entes queridos dos alcoólatras ou até consultar um terapeuta ou conselheiro para seus próprios problemas de saúde mental que surgem ou são exacerbados pela situação. Alguns grupos de apoio para alcoólatras:
Um programa de tratamento para distúrbios do uso de álcool pode ser benéfico, fornecendo aconselhamento e terapias, assistência médica e estratégias e planejamento para fazer mudanças reais e duradouras que possam ajudar a manter sua família unida.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
FALE CONOSCO: 0800 500 9945
Há mais de 10 anos atuando no linha de frente em combate a dependência química. Prestamos consultoria gratuita com psicóloga online Franciane Silva CRP 03/11972