Públicado em: 9 de junho de 2020
Última Atualização em: 29 de fevereiro de 2024
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença que ocorre quando o indivíduo faz o uso descontrolado e constante de bebidas alcoólicas – o que afeta a sua vida e de todos aqueles que estão em sua volta, como familiares e amigos.
Entende-se que lidar com o alcoolismo não é fácil. A pessoa que sofre com a dependência alcoólica, não consegue admitir para si mesma e para os outros que possui o vício, uma vez que já perdeu o controle da situação.
O alcoolismo é uma doença dual que compromete a saúde física e mental. Além disso, em seu estágio mais avanço, oferece risco de consequências irreversíveis.
Mas, como ajudar uma pessoa alcoólatra?
Para os familiares e amigos que não sabem mais o que fazer diante da circunstância, selecionamos seis dicas:
1. Busque conhecimento
Busque conhecimento sobre a doença para compreender os motivos que levam o indivíduo a dependência alcoólica, bem como quais são os danos e os tipos de tratamento. Assim, terá um embasamento para iniciar um diálogo construtivo com a pessoa que está enfrentando o problema.
2. Invista no diálogo
Invista no diálogo com a pessoa sobre a situação, estimulando o dependente a falar sobre como se sente, de forma com que ele se sinta acolhido e que pode contar com a sua ajuda. Aproveite para explicar como o álcool está afetando a sua vida e os motivos pelos quais ele precisa buscar ajuda e tratamento – e seus benefícios.
3. Invista em atividades
Motive a pessoa a buscar atividades para o seu bem-estar, como exercícios físicos, esportes, danças, aulas de instrumentos musicais, e dentre outras alternativas que não envolvam o álcool.
4. Evite o estímulo ao álcool
Deixe todo tipo de bebida alcoólica longe de casa e de todos os eventos e encontros sociais, para ajudar a pessoa no processo de recuperação.
5. Procure ajuda profissional
Incentive-o a procurar ajuda de profissionais especializados para iniciar o tratamento adequado, conforme seja o caso. Se for necessária a internação, explique a sua relevância, já que se trata apenas de algo temporário, visando a saúde e o bem-estar.
+Leia também: Clínica de reabilitação para alcoólatras
6. Valorize seu esforço
Valorize o esforço e cada avanço durante o tratamento. Essa é uma forma de apoiar a pessoa, com muita empatia e amor, para que ela não desista e se torne cada vez mais forte na luta contra a dependência alcoólica.
Última atualização do site: 19/10/2020 Última atualização da página: 19/10/2020
Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
Há mais de 10 anos atuando no linha de frente em combate a dependência química. Prestamos consultoria gratuita com psicóloga online Franciane Silva CRP 03/11972