Públicado em: 31 de julho de 2019
Última Atualização em: 18 de novembro de 2019
O Álcool é uma bebida popular que está em menus de restaurantes, disponível em eventos esportivos e concertos, e é ainda regularmente presente no ambiente doméstico. Porque é tão facilmente obtida, é também uma das substâncias que é mais frequentemente abusada por adolescentes.
Os anos da adolescência e da faculdade são os anos mais comuns e perigosos para os adolescentes se tornarem viciados em álcool. Os adolescentes podem primeiro ser expostos ao álcool no ensino médio, mesmo que seja ilegal para menores de 21 anos.
A reabilitação de alcoolismo para adolescentes está disponível para os adolescentes que foram expostos ao álcool e se tornaram viciados.
Este artigo abordará vários tópicos que são importantes para pais e adolescentes entenderem. Beber nem sempre é ilegal e é possível beber sem vício, mas é importante entender os sinais de abuso. Os tópicos a serem abordados incluem:
- Como evitar o acesso adolescente a bebidas alcoólicas
- Os sinais de abuso de álcool em adolescentes
- Quando reabilitação e tratamento adicional é necessário
Abuso de Álcool Adolescente: Problemas Sociais
A juventude e álcool é um problema social. É importante que aqueles que trabalham na prevenção ao uso de drogas e álcool em adolescentes trabalhem para difundir as conseqüências do uso de drogas, tais como deficiências cognitivas, os perigos de dirigir sob influência, o desenvolvimento de dependência física e vício, bem como social e legal. problemas.
Adolescentes têm acesso ao álcool de uma variedade de fontes. Se você mantiver vinhos, refrigeradores de vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas em casa, seu filho adolescente poderá facilmente ter acesso às bebidas.
Como pai, é importante estabelecer limites e garantir que esse álcool não seja tomado e abusado por seu filho adolescente. Grupos sociais e influências na escola podem causar pressão dos colegas que influenciarão o desejo do seu filho de beber.
Em algum momento, o adolescente pode tomar uma bebida em uma festa ou evento. Uma bebida não causa necessariamente nenhum dano, mas é importante evitar o consumo repetitivo que pode levar ao vício.
Uma dependência de álcool é perigosa. O desejo de beber e o período de abstinência que pode resultar de não beber podem fazer com que seu filho tenha mais e mais álcool, o que pode causar comportamento embriagado e escolhas erradas. Álcool combinado com a condução pode ser particularmente perigoso para os adolescentes, e muitos adolescentes foram gravemente feridos ou mortos por acidentes de carro embriagados.
O Álcool na Adolescência: Danos Cerebrais
Beber é mais prejudicial para os adolescentes do que para os adultos, porque seus cérebros ainda se desenvolvem ao longo da adolescência e até a idade adulta. Beber durante esse período crítico de crescimento pode levar a danos ao longo da vida na função cerebral , particularmente no que se refere à memória, habilidades motoras (capacidade de se mover) e coordenação.
O álcool afeta negativamente o cérebro de um adolescente mais do que um cérebro adulto, porque o cérebro do adolescente ainda está em desenvolvimento. O álcool pode danificar todos os cérebros , mas para os adolescentes , o dano é mais grave e pode ocorrer com quantidades menores de álcool do que com os adultos.
Solução para o Consumo de Álcool na Adolescência
Adolescentes de todos os tipos abusam de drogas e álcool, não importa o quão bem eles estão indo na escola ou quão saudável é o relacionamento que mantêm com seus pais.
Embora descobrir que um adolescente tenha bebido ou usado drogas pode levar os pais a se preocuparem, ficarem com raiva ou sentirem-se fracassados, é importante superar esses sentimentos em nome da interrupção do problema.
O abuso de drogas e álcool requer ajuda profissional e, sem intervenção, pode levar a sérios problemas, incluindo vício, problemas legais e overdose.
Comunicação e Monitorização
Certifique-se de que seu filho adolescente saiba que você desaprova o uso de drogas e álcool e avise-o. Mas também certifique-se de que seu filho adolescente venha até você se ele começar a usar drogas ou álcool.
Adolescentes muitas vezes escondem coisas de seus pais para evitar punição, então deixe claro para seu filho adolescente que a honestidade não será punida – ela será recompensada com ajuda para quebrar o vício e o ciclo de comportamento destrutivo.
Os pais têm o direito e a responsabilidade de saber tudo sobre a vida de seus filhos adolescentes. Saiba onde seu filho adolescente está, o que ela está fazendo e com quem ela está.
Não basta saber quem são os amigos do adolescente, porque elementos externos (o irmão mais velho de um amigo ou um amigo de um amigo) podem facilmente causar problemas. Não tenha medo de perguntar ao seu filho se lhe ofereceram álcool ou drogas ou se os experimentou. A honestidade pode surpreendê-lo. Se o adolescente disser não, deixe claro que não há problema em dizer se a resposta é “sim”.
Preste atenção à comunicação on-line do adolescente, incluindo mensagens de texto, perfis em sites de redes sociais e contas de mensagens instantâneas.
Intervenção
Se você suspeitar ou souber que seu filho adolescente está usando drogas ou bebidas alcoólicas, talvez você queira encenar uma intervenção – uma reunião surpresa poderosa em que amigos e familiares reconheçam o uso de drogas e peçam ao usuário que procure tratamento.
As intervenções são melhor conduzidas com a ajuda de um especialista, chamado intervencionista. O seu médico poderá ajudá-lo a encontrar um especialista desse tipo. Intervenções geralmente são um último esforço e terminam com a admissão imediata na reabilitação residencial.
Ajuda Médica
Se você suspeitar de uso de drogas ou álcool, mas não acreditar que chegue ao nível de uma intervenção, você pode querer consultar seu médico de família. O médico pode perguntar ao adolescente sobre uso de drogas ou álcool em particular (adolescentes podem ser mais honestos com um médico do que com você). O médico pode recomendar ajuda adicional, como uma avaliação por um especialista.
O abuso de álcool ou drogas muitas vezes é indetectável em adolescentes até causar outros problemas sérios (como um acidente ou prisão). Se o abuso de drogas se transformou em dependência, o especialista que avalia pode recomendar a reabilitação residencial.
Este é um passo difícil por muitas razões, mas os médicos dizem que é o caminho mais seguro para o sucesso. Centros de reabilitação têm treinado especialistas que podem ajudar o adolescente através de desintoxicação, administrar drogas que reduzem o vício, incentivar comportamentos saudáveis e trabalhar em direção ao objetivo final de ajudar o adolescente a se tornar mais forte do que o vício.
Tratamento de Alcoolismo Adolescente:
A reabilitação do alcoolismo adolescente concentra-se em várias coisas. Primeiro, seu filho adolescente passará por um período de desintoxicação. Durante este tempo, os medicamentos podem ser usados para ajudar seu filho a parar de beber.
Alguns medicamentos ajudarão isso, causando efeitos colaterais indesejados quando o álcool é ingerido. Outras vezes, a desintoxicação envolve simplesmente a redução do álcool no corpo até que o adolescente não mostre sinais de abstinência.
A melhor situação para ser pai ou mãe é aquela que não envolve uma criança alcoólatra. Certificar-se de educar seu filho sobre os perigos do álcool, assim como quando for apropriado, é uma maneira de fazer isso. Ganhe a confiança do adolescente com informações imparciais sobre o álcool e o que você espera dele ou dela.
Há uma série de sinais de alcoolismo que você pode procurar se suspeitar que seu filho adolescente tenha um problema. Algumas delas incluem:
- Problemas com os amigos
- Notas de falha
- Mudanças de comportamento
- Mudanças de humor
- Saindo de fininho
- Ficando fora até tarde
- Roubar (especialmente dinheiro ou álcool)
Vídeo no canal do Dr. Luís Guilherme de Oliveira Labinas sobre: Álcool na adolescência
Considerações Finais
À medida que os adolescentes fazem a transição para a idade adulta, eles muitas vezes se sentem tentados pelas atividades adultas. Eles querem seguir o exemplo dos pais, experimentar coisas que seus amigos já fizeram e estabelecer suas próprias identidades. Drogas e álcool freqüentemente se envolvem nessa mistura.
Muitos adolescentes recorrem à maconha , medicamentos prescritos , drogas de clube, álcool ou outras substâncias como meio de lidar com o estresse, relacionando-se com seus pares e rebelando-se contra a autoridade.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br
Há mais de 10 anos atuando no linha de frente em combate a dependência química. Prestamos consultoria gratuita com psicóloga online Franciane Silva CRP 03/11972